Em Foco

A Metodologia do Reino de Deus 22/11/2021

Série VII – A METODOLOGIA DO REINO DE DEUS
Parte II
Texto-base: II Tm 3:16-17
Recapitulando, a metodologia do Reino de Deus possui: FÓRMULA, CONTEÚDO E
INTENSIDADE. A Fórmula se dá pelo esvaziamento, hoje vamos trabalhar o segundo ponto
fundamental, o CONTEÚDO.
O Reino de Deus possui seu conteúdo apregoado nas Sagradas Escrituras, a mesma é a
única regra de fé e prática dos cristãos autênticos. O Reino de Deus está sendo edificado,
construído por toda a cristandade, este Reino como qualquer outro possui as suas diretrizes, leis,
e princípios que o regem.
Leland Ryken declarou: “A Escritura é o padrão de autoridade para examinar a verdade
religiosa. É a pedra de toque que experimentou todas as doutrinas, o juiz e determinador de todas
as perguntas e controvérsias em religião, a regra na qual devemos crer”. A Bíblia é sem sombra de
dúvidas a revelação divina para toda a humanidade, nela estão contidos os aspectos fundamentais
do Reino implantado pelo nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Sua origem não é terrena, mas
celestial; sua origem está em Deus e não no homem. Por isto que o texto do apóstolo Paulo relatado
acima declara o valor, a importância da Palavra de Deus para a vida do ser humano. O apóstolo
Pedro ainda reforça: “porque nunca qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto,
homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo”; II Pe 1.21.
John Owen, um dos grandes teólogos da Inglaterra no século XVII, disse: “Toda a autoridade
da Escritura depende apenas da sua origem divina. A Escritura recebe toda a autoridade do seu
autor. Se Deus é autor da Escritura, ela não pode mentir, deve ser isenta de erro e infalível. Jesus
diz em João 10.35: ‘(…) A Escritura não pode falhar”.
A Bíblia concede alinhamento vertical e horizontal à Igreja. O alinhamento vertical revela o
princípio de autoridade espiritual sobre nossas vidas, ou seja, Jesus; o Senhor da Igreja, o qual é
digno de Honra, Glória e Louvores nos céus e na terra. A partir deste legado o membro do Corpo
de Cristo é moldado pelo Espírito Santo para reconhecer e orar pelas autoridades instituídas por
Deus na Sociedade Humana e também na vida e missão da Comunidade de fé e serviço. O
alinhamento vertical nos faz seguirmos a seguinte prescrição: “De modo que aquele que resiste à
autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si condenação”; Rm 13.2.
A Escritura alinha o ser humano horizontalmente, polindo, tirando de nós todo orgulho,
presunção, inveja e assim seremos observadores do que diz o texto de Paulo aos Romanos: “Amaivos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros”; Rm
12.10.
Sem a presença e o conhecimento da Palavra não teremos Igreja e muito menos a
construção do Reino de Deus nesta sociedade dominada pelos sinais da morte. Por isso John
Wesley utilizava a expressão: “Homo unius libri” (Homens de um só livro), o qual é o paralelo da
expressão de Martinho Lutero: “Sola scriptura” (Só a Escritura).
John Wesley no seu zelo pela Palavra dá um conselho importante para todos/as aqueles/as
que buscam a plenitude do Reino de Deus: “(…) A saúde é o meio do crescimento, quer natural,
quer espiritual. Se o mal de nossa natureza decaída não for mortificado diariamente, destruirá o
homem todo, tal qual um tumor nocivo no corpo. Mas se pelo Espírito mortificardes os feitos do
corpo certamente vivereis”.
A força e o bem-estar do cristão dependem daquilo que sua alma se alimenta, como a saúde
do corpo humana depende da nossa alimentação diária. Se nos alimentamos de acordo com a
nossa natureza crescermos; se não definhamos e morremos. A alma é a natureza de Deus, e só o
que está de acordo com a santidade pode fazer-lhe bem. O pecado de toda espécie mata a alma
de fome e faz definhar. Não tentemos inverter a ordem de Deus na sua nova criação.
CONCLUSÃO:
É fácil abandonar a vontade de Deus e seguir a nossa vontade; mas isso só leva a magreza
da alma. Que Deus possa continuar nos estimulando para o crescimento da sua palavra. Pois: “o
Meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento(…)”; Os 4.6ª
PARA COMPARTILHAR:
1- Com que você tem alimentado sua alma, com o que vem de Deus ou com as coisas desse mundo?
2- Você é alguém de um só livro? Como é o seu relacionamento com a Bíblia?
3- O que você pode fazer para crescer espiritualmente?

 

(VOCÊ PODE IMPRIMIR O ARQUIVO CLICANDO AQUI)