Em Foco

Anotações da Semana (Weekly Enote) 16/12/2021

Juiz de Fora, 16 de Dezembro de 2021
Querida Família Centralina,
Graça e Paz!

Lucas 1: 48-53
Maria começou a cantar de alegria. Ela clamou: “Minha alma engrandece ao Senhor!” Mas muitos param na linha de abertura e não conseguem perceber o quanto este cântico é revolucionário. Lembre-se, Maria era uma camponesa de treze anos, que residia em uma cidade de pessoas que estavam nos degraus mais baixos da escalada socioeconômica. Deus faz o improvável, pois Herodes e seus partidários, os da classe alta que administravam o país. No entanto, Deus escolheu Maria para dar à luz ao Rei Messiânico.
Segundo Mateus 1:20: Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. José, era descendente de Davi, porém Maria era de Nazaré. Ela não era ninguém. Mas ele entendeu que esse era o caminho de Deus. Ele escolheu como mãe de seu filho uma humilde camponesa de uma família da classe trabalhadora. Você pode sentir seu espanto absoluto? sua alegria?

O salmo de Maria começou a assumir um tom revolucionário quando ela cantou: “Ele espalhou os soberbos no pensamento de seus corações. Ele derrubou os poderosos de seus tronos e ergueu os humildes (Lucas 1:51-52).” Ao ler essas palavras, penso: “Sim, é assim que Deus trabalha. ‘Ele humilha os orgulhosos, mas dá graça aos humildes.’ ”Os orgulhosos mereciam. Eu imediatamente penso nos tiranos no Oriente Médio que foram derrubados no que foi apelidado de Revolução do Facebook na primavera de 2011”.
Os próximos dois versos da canção de Maria sempre me deixam perturbado: “Ele encheu os famintos com coisas boas e mandou os ricos embora vazios”. Uma coisa é falar de Deus humilhando os orgulhosos, mas mandando os ricos embora vazios? Isso começa a parecer desconfortável. Hoje, muitos analisariam esta linha para sugerir uma redistribuição de riquezas e poderiam acusar Maria da “palavra com S”: “socialismo” .
As palavras de Maria devem nos incomodar, elas apontam para uma preocupação que Deus tem pelos necessitados, assim sendo os mais ricos precisam de ser solidários, pois receberam mais no âmbito material. Essas palavras são um lembrete de algo que Jesus disse mais tarde: “A quem muito foi dado, muito será exigido” (Lucas 12:48). As palavras de Jesus são inspiradas no chamado de Abraão, entendendo que foi abençoado com um propósito: “abençoado para ser uma bênção” (Gênesis 12:2).
Na medida em que ganhamos nosso dinheiro injustamente, ou o acumulamos sem estar dispostos a compartilhá-lo, temos motivos para estar ansiosos com o dia em que prestaremos contas de nossas vidas. Mas nós temos escolha. Podemos escolher “fazer justiça, amar a bondade e andar humildemente com [nosso] Deus”. Temos a obrigação e o chamado de ser usados por Deus para “encher os famintos de coisas boas”. Quando fazemos essas coisas, não precisamos temer o ser mandado embora vazios.
Quando penso na música de Maria, lembro-me de uma jovem chamada Gracie. Aos onze anos, ela ouviu um pastor metodista norte americano pregando no Kansas sobre as pessoas no sul da África e o sonho da igreja de construir tanques de peixes em vilas rurais da África para que os famintos pudessem ser alimentados. Seu coração foi tocado. Gracie estava tendo aulas de canto e, aos onze anos, já escrevia canções. Ela perguntou a seus pais se ela poderia gravar um CD e vendê-lo para seus amigos e familiares para arrecadar dinheiro para a construção de tanques de peixes. Deus abençoou seus esforços e Gracie teve a oportunidade de cantar em várias igrejas e eventos. No momento em que gravava as músicas, Gracie tinha treze anos, mais ou menos a idade que Maria tinha quando foi encontrar-se com Isabel (Lucas 1:39-45), e até agora Gracie arrecadou 20 mil dólares para construir dois tanques de peixes na África e para sustentar um orfanato com doze meninos no Haiti.
As canções de Gracie, e o que ela fez com o lucro das vendas de seus CDs, são uma imagem de como a canção de Maria deve ser vivida. Como Deus pode estar chamando você para usar seus dons para mandar embora os famintos cheios?
Uma Igreja Grande para Impactar e em Células para Amar, Cuidar e se Importar. Junte-se a nós! Somos Igreja JUNTOS! Vem ser IGREJA com a Gente, a IGREJA está ON!

Em Cristo,

Pr. Wesley Nascimento

Convide um amigo/a para acompanhá-lo/a nas Celebrações on-line ou presencial deste final de semana. Diga-lhes para visitar nosso Canal no YouTube e se inscrever: https://www.youtube.com/Metodistacjf

ATIVIDADES DA IGREJA METODISTA CENTRAL EM JUIZ DE FORA-MG

ATIVIDADES DE NOSSO FINAL DE SEMANA

Sábado – Culto da Rede de Jovens – 19h (Celebração de Fechamento do ciclo 2021).

CELEBRAÇÕES – | 9h Domingo – Culto Matutino | 17h Culto Vespertino |
18h30 Celebração da Família Especial: Cantata de Nata – Louvor sem Fim
Venha Celebrar o Natal conosco!

Segunda-Feira| 18h – Live de Oração e Intercessão – Tema: É Tempo de Busca! Junte-se a nós! 100% online – Venha orar pela nossa cidade, estado e nação!
Quinta-Feira | 19h30 – Quinta Profética – Momentos de Ministração de Salvação, Cura, Libertação e Provisão. O Sangue de Jesus garante a Vitória!

ACOMPANHAMENTO PASTORAL DOS MINISTÉRIO LOCAIS

Artigo 60 – I c) supervisionar o funcionamento da organização local e coordenar o trabalho desenvolvido pelos ministérios.

Artigo 64 – Parágrafo Único – O funcionamento dos Ministérios locais, coordenados pelo Pastor ou Pastora Titular, é determinado em Regimento e normas aprovadas pelo Concílio Local, segundo as diretrizes dos órgãos superiores.

1. Ministério Pastoral
2. Ministério de Discipulado
3. Ministério de Apoio Administrativo e Tesouraria
4. Ministério de Louvor
5. Ministério de Oração e Intercessão
6. Ministério de Recepção
7. Ministério da Família
8. Coreografia e Danças
9. Amas

Pr. Wesley Nascimento

1.1. Ministério da Terceira Idade
1.2. Sociedade Metodista de Mulheres
1.3. Ministério do Santuário
1.4. Ministério da Memória
1.5. Coral
1.6. Sociabilidade
Pra Rosemary Barbosa

2.1. Rede de Jovens
2.2. Escola Dominical
2.3. Ministério Infantil
2.5. Ministério de Ação Social

Pra Joseane Barbosa

3.1. Rede Wave
3.2. Ministério de Comunicação e Tecnologia
3.3. Ministério de Teatro
3.4. Acompanhamento do Som
3.5. Ponto Missionário em Itajuba, MG

Pr. Silas Coutinho

4.1. Ministério de Missões e Evangelização
4.2. Ministério Junto aos Refugiados
4.3. Ministério de Visitação
4.4. Ministério de Visitação

Pr. Marcos Ferreira

Pr. Carlos Serafim – Congregação em Borboleta
Pr. Silterson Knop – Congregação no Grama
Pr. Mauricio – Congregação do Linhares
Missionário Marcelo Barros – Ponto Missionário no Bairro Santa Rita e Sombra e Água Fresca

Juiz de Fora, 18 de junho de 2021
Pr. Wesley Soares do Nascimento
Pastor Titular

Programações Especiais

· 19 de Dezembro – Cantata de Natal às 18h30
· 31 de Dezembro às 21h Vigília da Virada.
· 12 Dias de Oração e Jejum para um 2012 da Provisão de Deus (Dia 1 a 12 de Janeiro 2022)
1. Pr. Carlos Serafim
2. Pr. Leleco Muriaé
3. Pr. Wesley Nascimento
4. Pr. Giuliano Moraes
5. Pr. Giuliano Moraes
6. Missionário Luis Shueng
7.Missionário Luis Shueng
8.Missionário Luis Shueng
9. Pr. Carlinhos – Missão Exodus
10. Pr. Carlinhos – Missão Exodus
11. Jonathas Batista da Silva
12. Bispo Paulo de Tarso de Oliveira Lockmann

1. Nossa hashtag (#) da semana é: #ÉNatal!
2. Momento Devocional – Todos os dias das 7h às 8h30 Café com Cristo – momentos de Fé, Esperança, Amor e Avivamento.
3. Retornamos com nossas células, neste período on-line e presencial, procure seu líder de célula e fique informado. Todas as terças feiras – CELULÃO PAINEL. Saiba: “A unção que você honra, nela você prospera”. Sendo Grande para IMPACTAR & em Células para se importar. Junte-se a nós! Somos Igreja JUNTOS!

4. Escola Dominical feita para mim e para você! Domingo, às 10h30 (presencial e on-line). Acenda essa Ideia!

MOTIVOS PARA VOCÊ PARTICIPAR DE UMA CÉLULA
Célula é Transfusão de Vida!
1. Você entenderá melhor a Bíblia, o qual é a Palavra de Deus;
2. Você começará realmente a se sentir como parte da Família de Deus;
3. A oração terá mais sentido e significado em seu cotidiano;
4. Você estará melhor preparado para lidar com o stress e as pressões;
5. Você desenvolverá um modo natural para compartilhar Cristo com seus parentes, amigos e colegas de trabalho;
6. Você desenvolverá habilidades de liderança que você nunca soube que tinha;
7. Você aprofundará seu entendimento sobre adoração;
8. Você desenvolverá atos de piedade e de misericórdia;
9. Você será um colaborador na Construção do Reino de Deus em sua cidade, estado e nação;
10. Você será um Cristão do Novo Testamento.
Junte-se a nós! Somos Igreja JUNTOS!

“Sabeis igualmente, que jamais deixei de vos pregar nada que fosse proveitoso, mas vos ensinei tudo em público e de casa em casa” (Atos 20:20).

SOMOS IGREJA JUNTOS EM CASA & NO TEMPLO – Lembre-se de que isso é temporário! Nossa igreja continua a servir nossa congregação e comunidade. Continue fazendo parte do ministério – a Igreja tem necessidade do apoio que você dá a Juiz de Fora e a todo o mundo por intermédio da oração, contribuição e solidariedade, apesar da pandemia. Por favor, continue com o seu apoio financeiro ao trabalho da igreja. As contribuições voluntárias (Dízimos e Ofertas) poderão ser realizadas por intermédio de transferência bancária ou na secretaria de nossa Igreja.

BANCO ITAÚ – Agência 4451, Conta Corrente: 11070-6
BANCO DO BRASIL – Agência 5888-2, Conta Corrente: 217466-9
Associação da Igreja Metodista – CNPJ: 03.832.239/0014-30

IGREJA METODISTA CENTRAL EM JUIZ DE FORA – Rua Marechal Deodoro, 700, Centro, Juiz de Fora, MG – CEP: 36.015-460

O Prédio, o edifício, o templo podem estar com as portas cerradas, porém a IGREJA de Cristo continua viva e atuante: “(…) e sobre está pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18)
No amor de Cristo,

Equipe Pastoral:
Pr. Wesley Soares do Nascimento (Pastor Titular)
Pastora Rosemary Barbosa
Pastora Joseane Batista Goese
Pastor Marcos José Gonçalves Pereira
Pastor Silas Coutinho
Pastor Carlos Eduardo Porfirio Serafim
Pastor Mauricio Antônio de Araújo Gomes
Pastor Silterson de Freitas Knop