Em Foco

Devocional 01/05

SALMOS: O CORAÇÃO DAS ESCRITURAS – Salmos 4

INTROSPECÇÃO

No Café com Cristo, nosso momento devocional de todas as manhãs, estamos tratando a respeito do Livro de Salmos. O Salmo IV continua tratando como estava a vida de Davi: adversários, angústia de alma e clamor por solução no Deus de sua Salvação. O “Mestre de Canto” é mencionado pela primeira vez e volta aparecer no título de 53 salmos. Ele era o “Ministro de Louvor” e o responsável por guardar os salmos sagrados do tabernáculo e do templo (I Cr 6:31,32; 15:16-22). O termo hebraico neginoth significa “acompanhado por instrumento de corda” e se refere à harpa e à lira (I Cr 23:5; 25:1,3,6). Como é maravilhoso ver que Davi podia transformar sua aflição em cântico para a Glória de Deus!

  1. Olhe para o Senhor (Sl 4:1) – O imperativo “ouve” é um clamor ardente e “aflito” que aponta para a resposta do Senhor. Davi sempre recorda vários livramentos concedidos por Deus, de modo que aguarda pela misericórdia Divina mais uma vez.
  2. Confronte o inimigo (Sl 4:2-3) – O termo “homens” simboliza os homens corrompidos por seu filho Absalão e que, com ele, fizeram o povo se desviar do caminho da submissão ao Senhor e a seu ungido. A multidão entusiasmada seguia a vaidade e teria um resultado lastimável por trilhar o caminho da rebelião e desonra. A luta contra o rei simboliza uma rebelião contra o Deus que o ungiu.
  3. Encoraje seus amigos (Sl 4:4-5) – Nesses versículos, Davi se dirige aos seus seguidores, sendo que alguns deles se encontram tão sobrepujados por suas emoções que estão prestes a perder o controle. Davi concede a eles cinco instruções: Não pequeis; Consultai o coração; Sossegai; Oferecei sacrifícios de Justiça; e, confiai no Senhor. Davi não era apenas político e um grande líder militar. Ele também sabia pastorear o povo no caminho da fidelidade ao Senhor.
  4. Louve ao Senhor (Sl 4:6-8) – Davi sempre foi um homem que se alegrou no Senhor. Sendo assim, a segurança está na Presença de Deus. O termo hebraico para “paz” (Shalom) significa muito mais do que ausência de conflitos. Dá a dimensão de adequação, confiança, segurança e plenitude de vida.

Em suma, creio que neste tempo de pandemia e tanta adversidade, precisamos encontrar abrigo no Senhor, pois “O amado do Senhor habitará seguro com ele; todo o dia o Senhor o protegerá, e ele descansará nos seus braços” (Dt 33:12).

Uma Igreja GRANDE para IMPACTAR & em Células para AMAR, CUIDAR E SE IMPORTAR”. Junte-se a nós! Somos Igreja JUNTOS! Vem ser IGREJA com a Gente, a IGREJA está ON!

Em Cristo,

Pr. Wesley Nascimento