Em Foco

Devocional de Sexta 13/08/21

Introspecção:

 

Temos um antigo provérbio bíblico expresso no livro de Eclesiastes, com validade incontestável para nossos dias. Um dos motivos pelos quais as pessoas não têm alcançado tudo o que Deus tem preparado para suas vidas é o fato de ficarem sempre aguardando que as circunstâncias estejam favoráveis para que possam tomar suas decisões e agir. O principal fator que devemos levar em conta numa tomada de decisão deve ser o interior. É claro que em toda decisão que tomamos devemos levar em conta uma série de fatores externos. Mas, quem quer obter sucesso no que faz, deve valorizar muito mais a convicção interior do que as circunstâncias externas.

As circunstâncias estão fora do nosso controle, como o vento e as nuvens. Mas, não coloque seu foco naquilo que você não controla. Mantenha os seus olhos naquilo que você pode e deve fazer.

Ao que foge do nosso controle, tenha certeza que está e sempre estará no controle de Deus. Não vamos perder a oportunidade de semear, ceifar, mesmo quando as coisas não estiverem da forma como tínhamos pensado. Isso nos levará a realizações e conquistas. Temos que sair da inércia, avançar e acreditar em novos desafios, que devem se basear muito mais na intuição, na certeza, fé, esperança, no sentimento de que o Senhor está conosco, então não temos o que temer. Temos a certeza de que tudo vai dar certo. Só quem age, faz. Só quem arrisca consegue. Só quem muda obtém resultados diferentes. Muitos servos/as de Deus estão operando muito abaixo de suas reais capacidades porque estão esperando que o Senhor faça tudo para eles, até mesmo a parte que cabe unicamente a cada um/a de realizar. Este texto vem como um “basta”. Sim!

Basta de ficar olhando sem nada executar, basta de esperar que as circunstâncias mudem para poder agir. Basta de postergar o tempo falando que não é hora de ceifar. É chegada a hora de tomarmos decisões e empreendermos ações, mesmo quando as circunstâncias estiverem aparentemente desfavoráveis. Mesmo quando o vento soprar no sentido contrário das suas expectativas, e mesmo que o tempo a seus olhos não esteja plenamente propício para fazer o que precisa ser feito. O Senhor está dizendo: “Eu ainda estou contando com você para essa grande colheita”. Deus nos fez seres ativos e criativos, e tem nos dado vigor. O que Ele espera é que coloquemos tudo que temos recebido de Sua parte, para que haja uma grande colheita. É tempo de investir em prol do Reino de Deus sobre a face da terra, se queremos de fato participar da grande colheita. Portanto, chega de esperar até o ano vindouro; é tempo de investir em vidas.

Vamos parar de colocar a culpa nas circunstâncias. Chega de postergar. Pare de deixar para amanhã aquilo que é para ser feito hoje. Coloque em prática os planos, desenterrem os sonhos que Deus lhe deu. Não se permita viver numa espera contínua sem que nada aconteça. Faça agora aquilo que você sabe que tem que fazer. Comece imediatamente o projeto que o Senhor confiou a você, e que só você pode executá-lo! Lance fora todas as dúvidas e dificuldades. Sabendo que sempre haverá variáveis fora do nosso controle, que não estarão plenamente de acordo. Mas, a decisão é nossa se vamos ficar na inércia, aceitando ser ludibriado pelo tempo, ou vamos agarrar as oportunidades que o Senhor tem nos dado de viver uma colheita vitoriosa.

Que o Espírito Santo nessa manhã nos encoraje a olhar para os campos brancos para a ceifa com disposição para realizá-la.

 

Oração:

Senhor Jesus, que o nosso olhar não se prenda nas circunstâncias adversas, mas sim nas oportunidades que tem nos dado. Em nome de Jesus. Amém.

 

Pastora Rosemary Barbosa