Em Foco

Devocional Diário 03/09/21

Introspecção:

TEXTO BÍBLICO – II Coríntios 7: 32 – 35

 

O apóstolo Paulo se preocupou em falar sobre consagração, pois julgava ser importante na vida do povo. Sabemos que o contexto era cultural e específico das circunstâncias que aconteciam naquela época. Compreendemos que esta orientação veio da parte de Deus, revelada ao apostolo Paulo, pois toda escritura é inspirada por Deus.

O apostolo Paulo queria apresentar essa verdade, que ser Consagrado é ser dedicado ao sagrado, feito sagrado. Consagrar é viver Deus o tempo todo no nosso ser. Adorá-lo em Espírito e em verdade. Entendendo que não é o lugar que me faz santo, mas já adentramos no templo, ou em qualquer espaço cultico em santidade.

Consagração é uma palavra com conceito abrangente. Em várias ministrações no Café com Cristo, observamos a mesma, como: Separação (santificação); devoção (paixão); oferta (adoração). Bom seria se conseguíssemos vivê-la em todos os aspectos. Creio que este é o desejo do nosso Deus. Mas, na maioria das vezes, nos dedicamos mais a um aspecto do que outro. A ordem de Jesus é para sermos santos. Separar-nos das coisas vãs desta vida, para ter a mente de Cristo, e andar segundo os seus preceitos. Isso é, ser santo no dia a dia. Ser santo em Deus é algo que nos foi imputado pela graça, pois pela graça somos santificados. Nós somos santificados em Jesus e na Sua verdade. A Sua Palavra é a verdade.

Quando o nosso desejo é viver semelhantemente a Jesus, nos santificamos no dia a dia, nas nossas escolhas, nas nossas tomadas de decisões, nas nossas atitudes, no nosso falar, no nosso pensar. Assim, conseguiremos agradar a Deus, porque passamos a entender que tudo provém dEle. Não é na nossa força. A consagração é espiritual. Na carne não conseguimos agradar a Deus. A santificação tem muito a ver com a obediência que o afasta do pecado. A consagração vai além de deixar de fazer o que é proibido. Muitas vezes nos leva a abrir mão do que é direito nosso poder usufruir.

A santificação é viver dentro do espaço que nos foi limitado, obedecer aquilo que nos foi dado. O desejo de Jesus é que vivamos além da ordem. “Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer”. (Lucas 17:10). Jesus estava dizendo que se fizermos somente o que é necessário fazer, somos servos/as inúteis.

Precisamos compreender que Jesus sabe que podemos ir além, e realizarmos aquilo que vai agradar ao Seu coração. O próprio Jesus disse que sempre fazia o que agradava ao Seu Pai. Uma vida de consagração sempre nos levará a ir além da ordem dada.

Estamos vivendo esses 21 dias de Revelação. O Senhor deseja que essa prática permaneça em nossas vidas. O jejum, a oração e a Palavra. Quando nos consagramos, há uma expectativa de Deus e não é uma ordem, mas escolhemos satisfazer a expectativa do nosso Deus. Qual é o nosso propósito? O nosso propósito precisa ser alegrar o coração de Deus. Como fazemos isso? Indo além da sua ordem de: “Sede santo […]”. Com toda Sua santidade, Jesus vai além para satisfazer a expectativa do Pai. Ele vai para o deserto, jejua e, ao sair desse período de consagração, ele enfrenta o inimigo e o vence pelo poder da Palavra. Olha o que diz o Evangelho de Lucas 4:1 “E Jesus cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto”. O que me chama atenção é que Jesus estava cheio do Espírito Santo, mas desejava satisfazer a expectativa do Pai.

Depois, ainda no Evangelho de Lucas 4:14 “Então, pelo Poder do Espírito Santo, voltou para Galiléia, e a sua fama correu por todas as terras em derredor”. Essa consagração que satisfaz as expectativas de Deus, quando Seu filho ou Sua filha entram no processo de consagração cheios do Espírito Santo e saem do mesmo período no poder do Espírito Santo. Isto é, entramos no propósito cheios do Espírito Santo. Vivemos o sobrenatural de Deus no período de consagração, e saímos no poder do Espírito Santo.

O desejo do Senhor Jesus é que venhamos cumprir o que nos foi ordenado, mas que possamos ir além para alegrar o coração do Pai, pois Ele nos deu maior exemplo. Então, vamos satisfazer as expectativas do nosso Pai e gerar alegria em seu coração.

ORAÇÃO:

Senhor, que a minha obediência me afaste do pecado, gerando santidade em minha vida, e que meu amor a Ti me leve a viver além da ordem dada por Ti, para satisfazer a expectativa do Seu coração. Em nome de Jesus. Amém.

Pastora Rosemary Barbosa