Em Foco

Devocional Diário 10/10/21

Introspecção:

Texto base: Habacuque 3:2

 

“Aviva a tua obra, ó Senhor”. Habacuque 3:2

Assim como Deus deu vida à massa informe que era o homem, tornando-o primeira criatura dEle, Ele e, posteriormente, seus filhos e filhas, através da maravilhosa graça em Cristo Jesus. Desta mesma forma, o Senhor deu vida à Sua obra na face da terra e, de tempos em tempos, um novo derramar do Espírito aviva esta obra. Há registros históricos de alguns destes momentos de avivamento que mudaram a história da Igreja, e, em consequência, a história do mundo. Na Bíblia, temos o registro da descida do Espírito Santo que, como um vento impetuoso, soprou sobre a Igreja batizando todos os que lá se reuniam com fogo, derramando dons espirituais que capacitaram os apóstolos e seus discípulos para a grande obra de evangelização que vieram a encampar.

Os livros de história, a seguir, narram, também, importantes momentos de avivamento. Há uma reportagem do ano de 2000 que seleciona os 100 mais importantes acontecimentos históricos do século XX, e um destes acontecimentos elencados é o nascimento do movimento pentecostal norte-americano. Ora, ainda no início do século XXI, um registro de mover do Espírito ocorrido no século anterior é selecionado como fato histórico por uma revista jornalística de relevância nacional. Eu guardo o exemplar desta revista até o dia de hoje. Entre Atos 2 e o nascimento do pentecostalismo norte-americano, há o registro de um tempo de avivamento muito especial para nós, metodistas. O tempo de John Wesley e seus amigos, irmãos em Cristo, membros do chamado Clube Santo, movimento este que mudou a Igreja Anglicana, mudou a Inglaterra, mudou os Estados Unidos da América, deu origem ao Movimento Metodista e, posteriormente, à própria Igreja Metodista, que se espalhou por toda a terra, e influenciou inúmeras outras denominações cristãs.

O nascer deste movimento recebeu o apelido de “Dia do Coração Aquecido”, por conta das palavras registradas por Wesley nas páginas de seu diário, no dia 24 de Maio de 1738: “Senti o meu coração estranhamente aquecido”. Portanto, assim como Habacuque, podemos e devemos clamar a Deus por um avivamento em nossa geração. Assim como os apóstolos, devemos ter a esperança de que Deus, ao ouvir este clamor, o atenderá e derramará Sua unção dobrada. Assim como Wesley, podemos sentir nosso coração (ainda mais) estranhamente aquecido. Assim como no século XX, lá no nascimento do pentecostalismo norte-americano, nós, metodistas com o coração aquecido, aqui em nosso país, sob o novo derramar do Espírito Santo, podemos fazer parte de um novo registro histórico do agir de Deus. Vem, Senhor! Faça nosso coração arder de novo. Amém!

Pr. Marcos Ferreira