Em Foco

Devocional Diário 18/09/21

Introspecção:

Texto base: Romanos 13: 1-7

 

Graça e Paz!

 

Essa passagem das Escrituras nos convida a sermos cidadãos/ãs ordeiros e construtores de pontes, e não de muros. Nosso ideal é fazer da terra um pedaço dos céus; porém, sabemos que a nossa verdadeira habitação não é neste mundo: “Mas nós somos cidadãos do céu, e estamos esperando ansiosamente o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá” (Fl 3:20).

Romanos 13 não foi o único trecho das Sagradas Escrituras a chamar os seguidores de Cristo para serem os melhores cidadãos/ãs desta terra (cf. Mateus 22:15-21, 1ª Pedro 2: 12-15 ). No entanto, o Reino de Deus não tem a ver com uma geografia ou com quaisquer governantes terrenos. Nosso governo, nossa identidade, propósito e nosso destino encontram-se na Nova Jerusalém espiritual (por exemplo, Hebreus 11:8-13).

Quão desafiador é para nós viver como um “estranho e imigrante” neste mundo, com escolhas (políticas) deste mundo. Nossas preferências e cultura são conduzidas na História; porém, com vocação e valores da Trans História. Nossos valores são “sobrenaturais”, dos céus. Somos desafiados a valorizamos nossa identidade espiritual: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Rm 12:2).

  • Paulo focou particularmente (versículos 6-7) nos impostos romanos. “Precisamente [Paulo] acredita que Jesus é o verdadeiro Senhor do mundo. Sendo assim, não quer que seus seguidores entrem em brigas desnecessárias com os senhores menores… se os cristãos/ãs partirem para o tipo normal de revolução violenta, estarão abdicando do Reino de Deus conquistado na cruz do Calvário e retornando ao jogo de poder meramente humano. Quando optamos por brigas na esfera humana, nos perdemos, e o próprio Evangelho será também brutalmente questionado e desqualificado”.

Somos Igreja JUNTOS! Vem ser IGREJA com a gente, a IGREJA está ON!

Em Cristo,

Pr. Wesley Nascimento