Em Foco

Guia para Células 06/09/21

Série VI – A GRANDE COLHEITA

Estudo V: É TEMPO DE CONSAGRAÇÃO*

Texto base: Romanos 6: 15-23

 

Paulo usou muitas analogias para transmitir as realidades do Reino de Deus. Nessa passagem, ele usou outra imagem, ainda mais surpreendente hoje do que em sua época: a escravidão. Ele contrastou vividamente “escravos do pecado” e “escravos de Deus”. Falou de forma direta às pessoas que pensavam que a graça de Deus significava mera libertinagem: “Estando em Cristo posso fazer o que eu quiser!”.

Dentro da concepção do apóstolo Paulo isso seria no mínimo zombar  dos ensinamentos de Cristo. “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?”. Isso não significa que a escravidão a Deus é sombria, como ser humanamente escravizado. As regras e diretrizes para a vida cristã não existem porque Deus gosta de esmagar as pessoas em uma forma particular, sendo ou não bom para elas. O Evangelho não nos trata como marionetes nas mãos de um ventríloquo. As regras existem porque você deve entregar o seu caminho, o seu destino, os seus propósitos ao Senhor (Sl 37:4-5).

No final das contas, uma estrada desconhecida levará você não apenas a um beco sem saída, mas também pode levá-lo a um abismo. A estrada que é Jesus te levará a uma vida em plenitude. Escolher Jesus como Salvador muda sua vida, mas para melhor. Assim como o salário do pecado é a morte, separação de Deus, agora e para sempre; quando vivemos em Cristo, a vida eterna, abundante é um presente gracioso de Deus em Cristo (ver também Romanos 4: 4-5).

Normalmente não pensamos ou falamos muito sobre a escravidão (embora, segundo algumas estimativas, haja até 27 milhões de escravos ainda em nossos dias, infelizmente!). A figura de linguagem utilizada por Paulo pode nos incomodar. Mas o pecado, disse ele, acaba transformando todos os que se submetem a ele em escravos, infelizes na  terra  e  condenados  na  eternidade. Que ações, sentimentos ou pensamentos prejudiciais, tem lhe mantido no cativeiro do pecado? NT Wright também escreveu: “Há um grande desafio para os cristãos em todas as idades e gerações, não menos importante para aqueles que chegaram à fé quando adultos. Pense nas maneiras como, em sua vida anterior ao conhecimento de Cristo, você empregou energia para conquistar coisas transitórias e efêmeras que desagradaram a Deus. Você está usando a mesma energia, criatividade e iniciativa em trabalhar pelo reino de Deus, em estender os propósitos de sua aliança no mundo?”. Como o amor de Jesus o libertou para responder a essa pergunta de forma sensata e honesta?

 

PARA COMPARTILHAR:

1-    Jesus é o seu Senhor? O primeiro em sua vida? Caso não, o que você pode fazer para mudar essa realidade?

2-     Que ações, sentimentos ou pensamentos prejudiciais, tem lhe mantido no cativeiro do pecado? O tempo do arrependimento é hoje.

3-         Você tem usado sua energia, criatividade e iniciativa para trabalhar pelo reino de Deus, e estender os propósitos de sua aliança no mundo?

 

ORAÇÃO – Deus, eu escolho a Ti para ser aquele a quem obedeço, aquele  que molda minha vida. Liberte-me dos pensamentos e ações prejudiciais que me escravizaram e faça da minha vida um posto avançado de seu amor. Oro em nome de Jesus e no poder do Espírito Santo, Amém.