Em Foco

Guia para Células – 10/05/21

As Sete Igrejas da Ásia
Igreja II – A Igreja coroada
Versículo base: Ap 2:8-11
Introdução
“Esmirna” – Significa “amargo” – tem relação com a palavra “mirra”. Esta comunidade existe ainda hoje com o nome de “Izmir”. Esmirna era uma importante cidade portuária a 56 km ao norte de Éfeso. O culto ao Imperador Romano e a presença de uma grande comunidade judaica tornava a vida dos cristãos em Esmirna muito difícil. No entanto, esta igreja e a de Filadélfia foram as duas únicas das sete que não foram repreendidas por Cristo em algum aspecto.

O exemplo de Esmirna – como posso ser coroado
Não havia facilidade para os cristãos de Esmirna. Segundo alguns especialistas, a perseguição era muito forte àquela pequena comunidade de fé e serviço. Eles recusavam dizer: “César é o Senhor”. Esmirna era o maior centro de adoração ao Imperador. Qualquer um que se recusasse a reconhecer César como Senhor era excluído das associações de profissionais, resultando automaticamente em uma situação de desemprego e de pobreza.

Ainda haverá uma grande tribulação sem pararelo na história do mundo (Ap. 7:14; Mt 24:21). Os crentes acometidos pelos males da perseguição possuem garantia de grandes riquezas espirituais na nova Jerusalém espiritual (Efésios 1.18). Em um mundo que assume a cada dia valores pós-cristãos, a santificação precisa ser atributo inegociável para a genuína Igreja de Cristo.

Sejamos o Israel de Deus
Nem perseguição, nem boicote econômico, nem discriminação, dores, enfermidades, sofrimentos – nada poderá nos separar do amor de Cristo manifesto na cruz do calvário por cada um de nós;

Ap. 2:9 – Estes são judeus prosélitos, ou até mesmo judeus que se recusavam a crer nas profecias, nas Escrituras que apontam Jesus como o Messias prometido (Rm 2:28-29).

Estes são chamados de sinagoga de Satanás – É bom entender que os judeus não eram obrigados a aderirem ao culto imperial, uma vez que sua religião era aceita em Roma; mas, os mesmos não cooperavam com a fé cristã. Assim, os membros de Esmirna eram maltratados tanto por judeus como por gentios.

Mas, os cristãos foram chamados por Cristo de ricos, prósperos (Ap. 2:9). Você não é o que o mundo te denomina, você é o que Deus e a Sua palavra dizem que você é.

Eu quero ser coroado. E você?
A expressão tão conhecida da Bíblia, “COROA DA VIDA” = “COROA DE VITÓRIA”, vem de um costume grego de dar uma coroa de flores ou de louros aos vencedores nos eventos esportivos (Tg 1.12).

Tal perseverança resultará na satisfação eterna no Reino de Deus. Nenhum cristão irá experimentar nenhuma perda; afinal, o crente fiel terá a coroa da vida.

CONCLUSÃO
Não existe vida cristã sem lutas. Continue…

Somos o Israel de Deus. O Senhor peleja por você e lhe garante vitória.

Só posso ser coroado se eu perseverar no caminho da santidade.

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas”.

AQUI VOCÊ PODE BAIXAR OU IMPRIMIR O ESTUDO!