LIÇÕES

Guia para Células 21-05-23

De 21 maio à 27 maio 2023

Serie: Os Sete Montes de Influência da Sociedade- II. MONTE DA RELIGIÃO

I Tm 2:1-5

INTRODUÇÃO: O que é Religião?

Crença na existência de um poder ou princípio superior, sobrenatural, do qual depende o destino do ser humano e ao qual se deve respeito e obediência. Postura intelectual e moral que resulta dessa crença. “Religião”, na essência, na etimologia da palavra deriva-se do latim “religare” – religar, voltar a ligar. Só se pode falar em religião, estritamente, quando aparece uma organização complexa, espiritual e social, com base numa revelação de Deus.

1.​ UM CHAMADO DE DEUS PARA NÓS

Pascal já dizia: “Existe no interior do ser humano um vazio do tamanho de Deus que só pode ser preenchido pelo Cristo da Fé”. As mais remotas civilizações buscaram respostas nos astros, ídolos e na própria natureza.

Dentro da história bíblica, sabemos que os vizinhos de Israel adoravam e temiam as forças da natureza. Gênesis afirma que Deus era antes da natureza, e manteve o controle final sobre suas forças. Em um mundo assombrado por tempestades, terremotos, tornados, enchentes e secas, mesmo assim o povo de Israel crê em um Deus que tem o controle absoluto sobre as coisas visíveis e invisíveis. Qual é o verdadeiro chamado de domínio? Você tem cuidado de todas áreas de sua vida como Deus deseja?

2.​ INFLUÊNCIA E NÃO DOMINIO

Em Gênesis 1:26-28 – Deus concede “Domínio” à humanidade; isso é evidente neste texto, porém o domínio é sobre coisas e animais irracionais. O domínio não se dá sobre a coroa da criação de Deus. Deus criou a Liberdade; seres humanos maus, a Escravatura. O verdadeiro chamado de domínio envolve o cuidar do planeta e ser visto como imagem do nosso Criador.

A ideia de liberdade de religião é um conceito relativamente novo. Esse fato pode ser facilmente ignorado, especialmente nos Estados Unidos do século XXI. A liberdade religiosa não existia na Europa ou no Velho Mundo, antes que a América se tornasse uma nação. Qual é a importância do batismo na vida do cristão? Apenas ser batizado é suficiente?

Você tem uma unção de influência onde você está inserido. Declare em sua célula: “Em minha vida há uma unção de mestre.”

Não queremos dominar, mas sim sermos influenciadores. O Deus de Israel busca aqueles/as que o amem. Deus não criou fantoches ou robôs, mas seres humanos com responsabilidade e poder de escolha.  O Reino de Deus é promovido por meio de influência e não de imposição. “Eu os conduzi com laços de bondade humana e de amor; tirei do seu pescoço o jugo e me inclinei para alimentá-los” (Oseias 11:4).

Mary Dyer, uma quaker, foi executada em Boston em 1 de junho de 1660, pelos puritanos no poder. Seu crime? Recusar-se a parar de pregar quando lhe ordenaram a parar. Ela apenas pregava que mulheres poderiam falar e que todos poderiam ouvir a voz de Deus por si mesmos.

O Monte da Religião é o Monte do Cristianismo, pois só Cristo pode religar o ser humano a Deus. Assim sendo, este monte é o MONTE DA LIBERDADE – “Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça” (Romanos 6:14). “Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus” (1 Pedro 2:16).

John Winthrop, um renomado Governador Puritano supervisionou o julgamento de Anne Hutchinson, o que resultou em grande injustiça para alguém que era uma grande mulher de Deus. Foi excomungada de Boston por insistir em manter estudos bíblicos em sua casa. Teve que mudar de sua casa e estabelecer-se em outro lugar, tido à época como incivilizado. Quatorze de seus filhos foram mortos por índios. Entre seus descendentes estavam dois governadores, o presidente F. D. Roosevelt, o Presidente George H. W. Bush e o Presidente George Walker Bush, bem como o candidato presidencial Mitt Romney. Essa mulher, como Mary Dyer, defendia o direito das mulheres falarem e ensinarem as Escrituras e ouvirem e discernirem a voz de Deus.

3.​ PENTECOSTES PARA O MUNDO

Segundos as estatísticas, somos cerca de 2,6 bilhões de cristãos/ãs no mundo; o Islamismo cerca de 1,2 bilhões e o hinduísmo e o budismo têm adeptos na casa de centenas de milhões. Temos ciência de que, mesmo com toda a luta, o cristianismo tem grande influência no mundo. Olhando para o nosso relacionamento com Deus: Como temos influenciado o mundo?

Não existe nenhum problema em buscarmos um reavivamento, porém o nosso foco maior deve ser na Reforma. Creio piamente no M2: na Revolução da Igreja Missional e Multigeracional. O movimento avivalista sempre projeta o futuro, pois a salvação se resume ao futuro. Mas Jesus afirma em sua Oração: “Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6:9-10).

O Reino é o domínio, é o governo dos céus. Dessa forma, a missão é manifestar o governo e o domínio dos céus sobre a terra. O Céu, para nós, não é simplesmente um lugar cheio de pessoas felizes, mas um lugar cheio de instituições bem aventuradas.

Os Sete Montes são: 1) Família

2) Religião (Adoração)

3) Educação (escolas)

4) Mídia (comunicações)

5) Artes (entretenimento e esportes)

6) Economia (negócios e comércio)

7) Governo (política)

CONCLUSÃO

Em suma:

1.​O Monte da Religião exige de nós visão de Identidade, Propósito e Destino;

2.​O Monte da Religião nos leva a sermos relevantes, influentes;

3.​Quando você dá um up-grade na mentalidade de Avivamento para Reforma, o foco passa ser o Reino (Mateus 6:33). O Reino tem a ver com o sal; sal é influência na sociedade. Nossa Igreja tem explorado bem o Monte da Religião, Religião e Jesus, Jesus e Reforma, Jesus e Reino? O Reino traz Luz para a Cidade. Somos um farol em Juiz de Fora; Igreja Missional e Multigeracional somos nós.

Download