LIÇÕES

Guia de Célula 05-03-23

De 05 maro à 11 maro 2023

Série I – PROFETAS MENORES
Estudo V: AVIVAMENTO GENUÍNO ACONTECE NA PERSPECTIVA DO ACOLHIMENTO – TEMPO DE
ABRAÇOS/ACOLHIMENTO SINCERO
Texto base: Hb 2: 1-8; 3:1-2
INTRODUÇÃO
Habacuque quer dizer abraço. O profeta do avivamento sabia muito bem que sem amor, afeto, graça,
misericórdia, paixão e compaixão não existe clímax favorável para o fluir de um genuíno avivamento.
Quando Habacuque inicia seu livro, o mesmo se encontra “no fundo do vale”, estava em conflito com a
vontade de Deus. Não é fácil elevar-se na vida da fé, mas quem deseja viver em um vale? Como Habacuque
devemos conversar francamente com Deus, contar-lhe nossas frustrações, dificuldades, orar, meditar na
Palavra e estar disposto a sentir temor e tremor quando o Senhor se revela a nós (Hb 3.16).
O que levou Habacuque do vale para o alto do monte? As mesmas disciplinas espirituais que também
podem nos elevar: oração, visão e fé. Habacuque intercedeu pela obra de Deus (v.1-2); meditou sobre os
caminhos de Deus (v.3-15) e afirmou a vontade de Deus.

  1. ORE PELA OBRA DE DEUS
    Este capítulo é um “salmo de oração”, que pode ter sido usado na adoração no Templo de Jerusalém,
    muito parecido com os Salmos 17; 86; 90; 102 e 142. Ele orou, pois ouviu Deus falar. Habacuque tinha uma
    sensibilidade incrível, era um homem que possuía intimidade com Deus (Hb 2.2-3). Conhecer a vontade de
    Deus não é meramente um assentimento intelectual, mas sim um compromisso espiritual de pelejar dia a
    dia pelo Reino de Deus.
  2. VISÃO DOS CAMINHOS DE DEUS
    Em Habacuque 3.3-15 a Glória de Deus é revelada. Ele é chamado de Santo, nome usado no livro
    de Isaias pelo menos 30 vezes. A expressão “a sua Glória cobre os céus”, revela a nós um antegozo do
    tempo em que a sua Glória cobrirá toda a terra Hb 2.14.
    Ter visão dos caminhos de Deus é perceber o caminho de Deus na história do seu povo. Habacuque
    usa imagens poéticas dinâmicas para descrever a marcha de Israel pelo deserto seguindo o Senhor até a
    terra Prometida. Ele narra momentos históricos de livramento do passado, mas ao mesmo tempo vislumbra
    o futuro descrevendo o livramento do povo de Deus do cativeiro Babilônico. O que levou Habacuque do vale
    ao Monte de Deus foi sua compreensão da grandeza de Deus. Precisamos de fugir da superficialidade
    espiritual deste século.
  3. AFIRMAÇÃO DA VONTADE DE DEUS – v. 16
    Habacuque viu a nação rumando para a destruição. A ética a moral, os bons costumes e
    principalmente o temor do Senhor estavam se esvaindo. Um dos sinais da maturidade espiritual é ter fé em
    Deus, a ponto de esperar Ele trabalhar: “(…) aquele que crer não foge” (Is 28.16). Creia somente, pois Deus
    está trabalhando de forma pontual em sua vida. E alegre-se no Senhor, independente das circunstâncias;
    CONCLUSÃO
  4. Avivamento não é ter uma religião de verão, quando tudo vai bem. Quem vive em constante avivamento,
    vive em constante oração.
  5. Avivamento não é arrepios constantes, mas sim, discernir os caminhos de Deus ao longo da vida e da
    história.
  6. Avivamento é profundidade espiritual, conhecer e crer que a vontade de Deus é Soberana e é a melhor
    para minha vida.
    PARA COMPARTILHAR:
  • Qual seu nível de oração pela obra de Deus?
  • Você tem tido visão dos caminhos de Deus?
  • Qual é o sinal de maturidade espiritual? Você reconhece esse sinal em sua vida?
Download