LIÇÕES

Guia para Células 06-08-23

De 06 August à 12 August 2023

Voltando a ser Igreja Genuína Jo 2.19-21; I Co 6.19
Introdução: Sabemos, a partir dos relatos Bíblicos e históricos que o Templo de Jerusalém era o centro da adoração do Povo de Israel. Muitos outros pontos de adoração foram firmados, porém o templo de Jerusalém sempre foi o local especial para a adoração do Deus de Israel.
Segundo os historiadores foram três templos edificados em Jerusalém – o de Salomão, o de Zorobabel e o de Herodes, pois em 29 antes de Cristo Herodes destruiu o antigo templo, o qual era um galpão modesto, porém Ageu nos fala que a Glória da segunda casa será maior do que a da primeira; Herodes ergueu um edifício lindo, rico em ouro e em mármore, para substituir dignamente o templo de Salomão. Esta obra terminou de 62 a 64 d.C. O Conjunto arquitetônico foi terminado, pouco antes da destruição em 70.
1.O Templo de Jerusalém era local de separação
Segundo os historiadores havia o Santo dos Santos, local do sumo sacerdote; O Segundo pátio havia divisão ao leste local das mulheres; O outro lado o pátio dos israelitas, reservado só para judeus do sexo masculino. O Templo tinha o átrio dos pagãos; átrio de mulheres; átrio de Israel; átrio dos sacerdotes; Pórtico, Local Santo; Santos dos Santos; A mulher samaritana diz que os pais dela afirmava que deveria adorar no monte em Samaria, os judeus diziam que em Jerusalém (Jo 4.20); mas Jesus respondeu “… mas vem a hora e já chegou onde os verdadeiros adoradores, adoraram o Pai em Espírito e em verdade (Jo 4.23)”.
2.A Igreja Primitiva, verdadeira adoradora
Em At. 8.1 “todos exceto os apóstolos, foram dispersos; (At. 8.4) “os que foram dispersos iam por toda a parte pregando a palavra”; Desse modo a igreja de Jesus Cristo até o ano 300, todo o império romano e pagão foi minado pelo poder do evangelho. O Evangelho cruzou mares e desertos, penetrou nas mais escuras selvas, infiltrando-se em cidades, vilas, finalmente no senado e no próprio palácio de Roma; até que um César cristão foi colocado no trono. No ano 300, a previsão era que até o ano 500 viria o fim, pois o evangelho do Reino chegaria em toda a terra, onde estava a igreja andando de casa em casa. Hebreus 10.25 diz: Não deixeis de congregar como é costume de alguns … Sl 122.1 Alegrei-me quando me disseram vamos a casa do Senhor. O templo é local de cura, libertação, distribuição dos sacramentos, porém o fôlego da igreja é a comunhão, a comunhão nos lança a evangelização que é as pernas do corpo de Cristo. Como permanecer firme no Corpo de Cristo? Porque muitos estão deixando de congregar?
3.A Casa como Local de Comunhão
O que Jesus destruiu não foi o concreto, tijolos, estrutura física; Destruiu a religiosidade, a idolatria ao templo, o conservadorismo e o legalismo institucional. Vós sois o templo do Espírito Santo de Deus; Os maiores feitos de Jesus foram no interior do oikos – casa; Jesus privilegiou a casa como local de culto, continuidade da celebração a Deus. O culto de libertação é o Pronto Socorro, mais os exames aprofundados serão feitos em um hospital – Celebração de Louvor e Adoração, cura; terapia ocupacional nas células de crescimento e comunhão. Deus manda que sua igreja se volte para os lares para a benção da cidade; em cada casa deve-se constituir um célula. Na Europa as igrejas, grandes denominações, institucionalizaram-se e secularizaram-se. Hoje muitos templos foram transformados em bares, estacionamentos e até mesmo templos de outras seitas Precisamos de um reavivamento, assim sendo, voltaremos para a origem da genuína Igreja de Deus (At. 2.42-46), o qual é a Igreja no Lar. Quais motivos para participarmos ativamente de uma Célula? “E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo” (Atos 5:42).
Conclusão
1.O Templo deve ser local do derramar da benção de Deus, nosso Deus não faz acepção de pessoas;
2.A Igreja primitiva quase ganhou o mundo pelos lares, a institucionalização degradou o verdadeiro Corpo de Cristo;
3.A célula como terapia ocupacional, procure uma mais perto da sua casa e sede abençoado.
4.Nossa Igreja encontra-se em obras, a obra não é de alvenaria ou concreto, Deus que nos usar para realizarmos a sua obra em corações e mentes totalmente desestruturados, que necessitam de restauração e refrigério que só poderão ser encontrados no altar de Deus.

Download