V. ESCOLHIDOS AVANÇAM EM DIREÇÃO A SUA MISSÃO ISAÍAS 54:1-4
INTRODUÇÃO: A visão é de Deus, porém a missão é nossa, pois SOMOS IGREJA JUNTOS! Mesmo quando tudo diz que não, o bondoso Deus nos convida a confiar exclusivamente nEle e esperar “Grande Restauração”. Nesse texto de Isaías, Deus ativa seu povo a olhar para frente. O povo ESCOLHIDO de Deus não poderia olhar somente para o próprio umbigo, nosso Deus é o Senhor da Esperança e Ele nos convida a sonhar. Somos convidados a fazer parte da família de Deus.
A morte de Cristo, proporcionou a Jerusalém uma amplitude muito maior. Os terrores do cativeiro na Babilônia seriam superados, porque, agora, pessoas de todas as tribos, línguas, raças e nações viriam adorar ao Senhor nos seus muros. Nem mesmo a morte entrará em seus muros, pois falamos agora não de uma vidinha, mas sim de Zoe – Vida Plena, Abundante e Eterna em Cristo. “Depois disso, vi uma imensa multidão, grande demais para ser contada, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro. Usavam vestes brancas e seguravam ramos de palmeiras. E gritavam com grande estrondo: “A salvação vem de nosso Deus, que está sentado no trono, e do Cordeiro!”. E todos os anjos estavam em pé ao redor do trono, dos anciãos e dos quatro seres vivos. Prostraram-se com o rosto em terra diante do trono e adoraram a Deus” (Apocalipse 7:9-11)
“Todos os seus filhos serão ensinados pelo Senhor, e grande será a paz de suas crianças. Em retidão você será estabelecida: A tirania estará distante; você não terá nada a temer. O pavor estará removido para longe; ele não se aproximará de você”. (Isaías 54:13-14).
1. ESCOLHIDOS VENCEM A ESTERILIDADE ESPIRITUAL
Em Israel, uma mulher estéril caía em desgraça, pois os filhos ajudavam nas tarefas familiares e ajudavam os pais em sua velhice. A falta de fertilidade era sinal de desonra, maldição, falta da benção de Deus. A Igreja de Deus é o Novo Israel e necessita sonhar com almas. O clamor de Raquel deve ser o nosso clamor: “Dá-me filhos, senão eu morro” (Gen 30,1). Sempre achei essa frase de Raquel, esposa de Jacó, muito exagerada. Pensava que não era para tanto. Hoje, consigo compreender melhor a angústia no coração daquela mulher. Ela era estéril e desejava profundamente ter um filho.
Infelizmente muitas de nossas Igrejas estão usando anticoncepcional espiritual; a falta de amor às almas, compromisso com treinamento ministerial, apatia espiritual, monumento ao clericalismo são anticoncepcionais que inviabilizam o crescimento da Igreja. Eu sonho com 300 células, 3.000 discípulos/as e aquisição de uma Arena da Ressurreição em Juiz de Fora.
Quando Ana não podia ter filhos, ela ficou arrasada, mas quando o Senhor abriu sua madre, ela cantou alegremente (I Sm 1:1,2,10). A partir deste momento Israel começaria a cantar e gritar de alegria. Jerusalém, antes desolada e enlutada, será revitalizada e repleta de pessoas. Segundos dados estatísticos apenas 5% da Igreja gera frutos, gera almas na vida e missão de nossa Igreja. Cremos que Deus tem levantado seus escolhidos/as para fazer diferença na vida e missão de nossa Cidade.
2. ESCOLHIDOS ENTENDEM QUE AGORA É TEMPO DE GERAR FILHOS/AS.
A ALEGRIA é trazida de volta a partir da fecundidade. Precisamos olhar fixamente para a Cruz do Ressurreto e clamar por fecundidade. Como um nômade que tem tantos filhos/as que precisa ampliar sua tenda para acomodar todos eles, os descendentes de Israel aumentarão e, até mesmo, se estabelecerão nas cidades de nações estrangeiras, porque não haverá espaço suficiente para eles na terra natal. Essa benção é descrita na Pesca Maravilhosa (Lucas 5:1-10). Outros barcos serão necessários para comportar o número de peixes.
A lista dos escolhidos por Jesus para ser apóstolos não é muito impressionante do nosso ponto de vista. Jesus escolheu quatro pescadores (Pedro, André, Tiago e João), um coletor de impostos (Mateus), um REVOLUCINÁRIO ZELOTE (Simão Zelote), Filipe, que às vezes parecia muito difícil de entender as coisas (João 6:5-7; 12:21-22; 14:8-9), Tomé, que em geral parecia pessimista (João 11:16; 14:5; 20), Judas, que o traiu, e três outros a respeito de quem simplesmente não sabemos coisa alguma. É óbvio que Jesus não levava em conta o sucesso do mundo, a inteligência, etc. como critério importante para ser útil a ele. O Senhor gosta de pessoas improváveis. Talvez seja por isso que Ele escolheu você e irá usa-lo /a de uma forma poderosa.
3. ESCOLHIDOS SÃO GERADORES DE PERTENCIMENTO.
O servo de Deus não precisa ter medo da “des-graça”, falta de Graça, pois não estará mais desolado e desamparado como uma viúva. Deus, como um marido, cuidará de sua “esposa,” que é seu povo. Escolhidos são geradores de comunhão. Cabe a cada célula encontrar aqueles/as que necessitam ser alcançados/ as pela visão celular. Somos uma “Igreja Grande para Impactar e em Células para Amar, Cuidar e se Importar.”
CONCLUSÃO:
1. Somos escolhidos, Deus quer nos dar esta cidade. Juiz de Fora é do Senhor Jesus, porém precisamos capacitar-nos e comprar a visão que Deus tem nos dado.
2. Vamos parar o uso de anticoncepcionais espirituais que tem atrapalhado a Grande Colheita que Deus tem para nós. Escolhidos são multiplicadores de Esperança e de Paz.
3. Vamos pertencer, conectar-nos mais e mais e conectar outros/as, pois somos mais que vencedores em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.
Perguntas de Indução:
1. Você está acima do potencial que Deus tem para você ou abaixo?
2. Você é um escolhido. Assim sendo, Deus tem algo maior para sua vida. Você tem encontrado o “Propósito de Deus a partir da Pesca Maravilhosa”?
3. Na dinâmica espiritual, em que áreas você tem visto avanço na sua vida e na vida da Igreja?