LIÇÕES

Guia para Células 08-10-23

De 08 October à 14 October 2023

SÉRIE DE MENSAGENS: IAHWEH RAFAH

1. EPISÓDIO:  O DEUS QUE DECLARA UM NOVO TEMPO – Lucas 4.18-21

INTRODUÇÃO: A Mensagem do Evangelho é presente em toda a Escritura Sagrada, pois de Genesis a Apocalipse aponta-se  para o Cristo da Fé. Nossa mensagem, à luz do Evangelho,  é sempre Cristocêntrica , pois Jesus é o Centro de nossas vidas e da Igreja. Assim sendo,  o Antigo Testamento é recheado de Evangelho. Lucas afirma que Jesus lê Isaías 61: “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois   me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração,

¹⁹ a pregar liberdade aos cativos,  e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor”.

Muitos dos que estavam ali conheciam de cor e salteado este texto, pois o mesmo já havia sido lido na Sinagoga por cerca de 800 anos. O rolo da Escritura foi devolvido, o chefe da Sinagoga o recebeu com grande reverência, o beijou e o guardou de forma devida, processual, ritual. Mas, de repente,  aquele rolo parece ser transformado num bastão de DINAMITE. A PALAVRA nos lábios de Jesus produziu efeitos imediatos. Acordou a congregação entorpecida pela religiosidade.

1.​ O ANO ACEITÁVEL DO SENHOR

O ano  aceitável do Senhor é o Ano do Jubileu. A palavra JUBILEU é uma expressão hebraica, que é uma Idéia do pensamento de Deus. O Jubileu foi instituído para dar a todos um feriado de um ano, para libertar todos os servos e cancelar todas as dívidas. Infelizmente parece que a trombeta do Jubileu nunca havia ainda sido soada. A nação nunca havia vivido um ano sabático e essa era uma falha, que deveria ser reparada.

Deus não nos criou como máquinas para produzir, mas como seres vivos para frutificar e ter gozo, vida abundante,  a começar nesta terra. Você está disponível para frutificar na dinâmica do Reino de Deus? O Jubileu de Moisés é descrito em Levitico 25:8-17. Podemos pregar para gerar todo tipo de efeito humano, porém Jesus anunciou simplesmente a LIBERDADE. O anúncio de Jesus é para libertação, provisão, vida abundante para toda a terra: judeus e gentios. Um Jubileu,  não apenas para Israel, mas também para os estrangeiros: Naamã, o leproso sírito e a viúva de Serepta.

2.​ LIBERDADE

As  dívidas, naqueles dias,  eram uma situação trágica: os pais e suas famílias tornavam-se escravos e nunca mais poderiam ser livres. Somente o Jubileu os libertaria. Assim sendo, os devedores poderiam voltar para suas casas. Se alguém não regressasse,  era por  foro intimo. A lei dizia: “Vai!” Qualquer escravo,  depois do Jubileu,  era um escravo por opção pessoal. Jesus proclamou  o Jubileu para toda a raça humana (Isaías 61:3-7; 62:4,11,12);

Em Nazaré, o Senhor transformou a Escritura numa proclamação régia de uma nova dispensação. Ele anunciou a dispensação da Graça, uma anistia para todos os presos do diabo: “Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens. Ora, isto – ele subiu – que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas” (Efésios 4:8-10).

3.​ O JUBILEU É AGORA

Nesta noite,  estamos na Formatura do Projeto R.A. Somos  uma Igreja em 3 Estações: Discipulado, Desenvolvimento e Pertencimento; essa Igreja entende que Deus tem vitória para o ser humano de forma INTEGRAL : CORPO, ALMA E ESPÍRITO.

A alta tecnologia não tornou a libertação desnecessária. Vivemos um tempo de escravidão de todos os tipos: vicios, escravos do medo, da dúvida, da opressão. O diabo nunca deixa ninguém sair em liberdade condicional. Por todo lado,  vemos pessoas propensas ao fracasso, inclinadas a todo tipo de perversão e pecado, moralmente defeituosas , espiritualmente presas  em cadeias de morte. A trombeta do Jubileu soou. Aleluia! Cremos  na libertação total: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres “(João 8:36). O que eu e você precisamos deixar para trás para viver o chamado de Deus em nossa vida?

O projeto  “Restaurando a Alma” é um braço da Estação do Desenvolvimento.  “Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade”(Filipenses 2:12-13). A obra de Cristo não pode ser exaurida ou incompleta, pois é a maior força em operação na terra. O mais famoso mágico foi Houdini, um notável ilusionista. A polícia o fechava em uma cela e, ao afastar-se, ele os seguia, liberto em poucos instantes. Exceto uma vez, na qual Houdini ficou meia hora lutando com uma fechadura. Então,  veio o policial que simplesmente empurou a porta e a mesma abriu. Ela nunca esteve trancada. Houdini foi enganado, tentando abrir a porta que já estava destravada. A Porta está destravada para você, pois Jesus é a Porta (João 10:9-10).

Cristo entrou no Castelo do Gigante Desespero – Ele tem a chave da Morte e do Inferno, os portões estão abertos. Não é necessário ilusionistas, truques. Você está livre, curado, abençoado em nome de Jesus. Você está disponível para entrar na universidade do Espírito de Deus?

CONCLUSÃO

1. Existe uma unção sobre a Igreja de Cristo – a unção quebra o Jugo.

2. Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hebreus 13:8). Ele não mudou: “Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido.

Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados” (Isaías 53:4,5).

4.​ Eu declaro  a Palavra sobre sua vida: “e dar a todos os que estão de luto e amargurados em Sião, uma linda coroa em vez de cinzas; óleo de júbilo em vez de pranto, e um manto festivo de louvor em lugar de um espírito abatido. Eles serão chamados carvalhos de Justiça, plantação de Yahweh para manifestação do esplendor da sua glória. Eles reconstruirão as velhas ruínas e restaurarão os antigos escombros; renovarão as cidades assoladas que têm sido destruídas de geração em geração.Estrangeiros estarão aí para apascentar os vossos rebanhos; pessoas de outras nações trabalharão em vossos campos e vinhas. Contudo, sereis chamados sacerdotes de Yahweh, ministros do nosso Deus. Alimentar-vos-eis das riquezas das nações; haveis de suceder-lhes na sua glória”. (isaias 61: 3-6).

Download