MINHA FAMÍLIA É A EXTENSÃO DO ALTAR DE DEUS Episódio II – Família no Altar é Desafiada: Gn 12:1-9
INTRODUÇÃO: Conforme é apresentado na Bíblia, fica claro que o chamado de Abraão ocorreu ainda na cidade de Ur. O mesmo livro de Gênesis diz muito claramente que Deus tirou Abraão de Ur dos caldeus para fazê-lo herdar uma nova terra (Gênesis 15:7; Neemias 9:7). Então, o que aconteceu foi que Deus chamou Abraão em Ur dos caldeus, e lhe ordenou que deixasse tudo para ir em direção a uma terra que Ele haveria de lhe mostrar. Abraão, no entanto, não deixou completamente seus parentes, pois seu pai, Terá, e seu sobrinho, Ló, o acompanharam. Embora o destino da jornada fosse Canaã, a família de Abraão acabou parando em Harã (Gênesis 11:31). E de acordo com o discurso de Estêvão no Novo Testamento, foi apenas após a morte de Terá na cidade de Harã que Abraão finalmente seguiu viagem em direção à Terra Prometida (Atos 7:4; Gênesis 11:32). Quando Abraão partiu de Harã, ele tinha setenta e cinco anos de idade.
1.O OBJETIVO DE DEUS É FORMAR UMA NAÇÃO
No primeiro livro da Bíblia nós encontramos 4 acontecimentos: Criação, Queda, o Dilúvio e o julgamento de Babel – Genesis 12-50 é o registro da vida de quatro homens chave: Abraão, Isaque, Jacó e José. Cinco pessoas destacam-se neste parágrafo (Gn 11:27-32): Abraão e sua esposa Sara; Terá, pai de Abraão; Naor e Harã, irmãos de Abraão. Naor morreu e deixou um filho chamado Ló. O Plano de Deus era chamar um homem e sua esposa e, a partir deles, constituir uma nação, Deus abençoaria todas as nações da terra (Gn 12:1-3; 18:18). Foi uma obra da graça de Deus do começo ao fim, pois quando Deus chamou Abraão e Sara, faziam parte de uma família que adoravam ídolos: “Então Josué disse a todo o povo: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Além do rio habitaram antigamente vossos pais, Terá, pai de Abraão e pai de Naor; e serviram a outros deuses” (Josué 24:2). Tanto em Ur dos Caldeus como em Harã, o povo adorava a Lua, como se a mesma fosse deus.
De acordo com Estevão (At 7:2), “o Deus da Glória apareceu a Abraão e chamou para ir para Canaã. Creio que Abraão testemunhou e concedeu direção espiritual a sua família, acerca deste desafio dado a ele por Deus. Terá foi com Abraão até Harã, caminho de cerca de 750 quilômetros, ali ele fez o assentamento e morreu. Entendo que o negócio de Deus e a aliança era clara com Abrão e Sara e não com os seus familiares, sendo que vemos adiante que Ló foi o homem que se desviou, pois acabou deixando Abraão e assentando-se na cidade perversa de Sodoma (Gn 13:10-1314:12; 19:1). Você e sua família já entenderam o chamado de Deus? Como viver o chamado de Deus?
2.O OBJETIVO DE DEUS É SEMPRE MAIOR E MELHOR
O interessante é que Abraão e Sara não possuía filhos. Abrão significa “Pai exaltado”, porém é cômico, pois ele não era pai. Os dois eram improváveis, mas Deus gosta de pessoas improváveis, pois estas se colocam na brecha, abrem o coração para a novidade de Deus. Ter família já era um desafio, porém como constituir uma Grande Nação? É que os caminhos de Deus não são os nossos caminhos (Is 55:8,9); o Senhor chamou um casal estéril, o Senhor revelou sua Glória e sua Grandeza. Abrão seria denominado de Abraão – “Pai de muitas nações”.
Deus tem me dado uma convicção de uma Família de mais de 3.000 discípulos/as neste lugar. Nós temos um sonho e o nome deste sonho é COLHEITA, COLHEITA, COLHEITA. “Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, raças e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas. E clamavam em alta voz: “A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro. Todos os anjos estavam de pé ao redor do trono, dos anciãos e dos quatro seres viventes. Eles se prostraram com o rosto em terra diante do trono e adoraram a Deus” (Apocalipse 7:9-11). Você está disponível para vivenciar uma grande colheita em sua vida?
3. CONTRASTE ENTRE O REINO DE DEUS E O REINO DOS HOMENS
Babel (Gênesis 11:1-9) na perspectiva da tipologia bíblica significa o reinado dos homens; O mundo depende de um grande número de pessoas a fim de realizar seus propósitos. Deus, porém, escolheu duas pessoas fracas e deu início a uma nova nação. Deus começa com uma família, porém estabelece uma nação: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9).
Os que trabalhavam na Torre de Babel seguiram a sabedoria deste mundo, mas Abraão e Sara confiaram na Palavra de Deus (Hb 11:11, 12). Babel sempre é construída pelo vigor da carne e motivada pelo glamour, orgulho, mas uma nação santa é construída pela graça e pelo poder de Deus, apesar das fraquezas humanas. Qual projeto você está seguindo em sua vida, o seu ou o projeto de Deus?
CONCLUSÃO
1. O OBJETIVO DE DEUS É FORMAR UMA NAÇÃO.
2. O OBJETIVO DE DEUS É SEMPRE MAIOR E MELHOR.
3. HÁ UM CONTRASTE ENTRE O REINO DE DEUS E O REINO DOS HOMENS.
AVISOS
TLAIM 2024
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” 2 Timóteo 2: 15.
Vai começar o TLAIM 2024, Treinamento de Liderança Avançado da Igreja Metodista. Nosso primeiro encontro será no dia 16 de março de 09h às 12h. As inscrições são gratuitas e você pode inscrever-se ao final dos cultos ou pelo link disponibilizado em nossas redes sociais.
MINISTÉRIO DE AÇÃO SOCIAL
O ministério de Ação Social, necessita de doações de alimentos para montagens de cestas básica. As doações não feitas normalmente no 1º domingo do mês, mais queremos informar que a parti de hoje ficará a disposição durante todos os cultos de domingo o cesto para coleta dos alimentos, os irmãos que por ventura não puderem trazer no 1º domingo podem faze-lo durante o restante do mês. Agradecemos a generosidade de todos.
SALVA VIDAS
O “Ministério Salva Vidas” tem como objetivo receber a pessoa que aceita a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida ou aquela que volta para Jesus. Faz um primeiro contato com a pessoa e encaminha para uma célula.
Venha participar conosco desta grande obra. Somos igreja juntos!
Contato: 98841-6590.
RA – PROJETO RESTAURANDO A ALMA – 2024
A Igreja Metodista Central em Juiz de Fora é uma Igreja Missional e Multigeracional, que tem como uma das suas ênfases a “Estação do Desenvolvimento”. Nesta estação visamos: “Sendo assim, meus amados, como sempre obedecestes, não somente na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com reverência e temor a Deus ” (Fl 2:12). Se você se identifica, em alguma medida, com algum destes grupos temáticos: “Compulsão, Desvios sexuais, Codependência Anulativa, Codependência Impositiva, Ira, Baixa Autoestima , Dependência Química, Pânico/Medo/Depressão, Ansiedade, Rejeição, Religiosidade, Luto/Perdas, Dependência de relacionamentos abusivos e Pessoas que trabalham demais”, faça a sua inscrição com celeridade na secretaria de nossa Igreja . Inscrição: R$ 100,00. Serão 30 semanas de decisões com Deus, consigo mesmo e com o próximo. Vagas Limitadas: 30 vagas para não metodistas e 70 vagas para membros de nossa comunidade de fé e serviço. Junte-se a nós! Somos Igreja JUNTOS!
LANÇAMENTO
Amigos/as, estou lançando meu novo livro, com o tema: “M2 – A Revolução da Igreja Missional e Multigeracional”, com prefácio do Bispo Paulo de Tarso de Oliveira Lockmann. O lançamento será após os cultos das 9h e das 18h do primeiro domingo, dia 03 de março. Correção e harmonização da doutoranda Rubia Campos, que faz doutorado em Ciência da Religião na UFJF, atualmente fazendo parte da sua pesquisa no Instituto Teológico de Princeton (USA). A Rubia é especialista na Reforma Protestante, com foco no pensamento de Filipe Melanchthon, pesquisando temas como lei, graça e livre arbítrio. Serão cerca de 192 páginas. Vale a pena ler! Neste livro temos uma seção dedicada à conceituação e aplicação do tema de Liderança Situacional – escrito pela Michelle (minha esposa, que trabalha nesta área de formação de líderes para grandes empresas ligadas a Ken Blanchard Internacional). Este livro traça direções e impressões que Deus tem me revelado a partir dos desafios do mundo contemporâneo a nós, diante de nossa missão que é proclamar o Evangelho do Reino de Deus. Creio que é uma orientação de Deus para nossa Igreja e para aquela comunidade de fé e serviço que tem como propósito ser relevante. Investimento: R$ 30,00. Junte-se a nós! Somos Igreja Juntos! Eu tenho um sonho e seu nome é “Colheita”.