MINHA FAMÍLIA É A EXTENSÃO DO ALTAR DE DEUS
Episódio III – Qual é a minha real necessidade? João 4.31-38
INTRODUÇÃO: Quando os discípulos voltaram com a comida, ficaram estarrecidos ao ver Jesus conversando com uma mulher e, especialmente, com uma samaritana; ainda assim não o interromperam. Aprenderam que seu mestre não necessitava de conselhos, pois tinha clara revelação daquilo que deveria ser feito. Depois que a mulher partiu, insistiram para que Jesus comesse com eles, pois deduziam que estava faminto.
1. ENTENDENDO O CORAÇÃO DE DEUS
Uma família que se propõe a ser uma extensão do altar de Deus precisa de discernimento espiritual; “Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis”, e, como de costume, os discípulos não entenderam, pois pensavam que Jesus estava falando de comida no denotativo. No entendimento deles, Jesus havia adquirido de outra forma o alimento para aquele momento. Jesus explica que fazer a vontade de Deus Pai – nesse caso, levar aquela mulher pecadora ao arrependimento e consequentemente a conversão – era o que realmente saciava a sua alma. Os discípulos se saciavam com o pão, com aquilo que era transitório; eram movidos por suas necessidades humanas, porém Jesus entendia a verdadeira satisfação, que é realizar o Propósito, o Chamado, a Vontade do Pai. O que tem movido sua família nesses tempos? Você está clamando para entender o coração de Deus?
2. ONDE ESTÁ O SUSTENTO DE SUA VIDA?
Segundo o Joshua Project, uma organização cristã que realiza estudos sobre os não alcançados, 3,39 bilhões de pessoas desconhecem Jesus, o que representa 42,5% da população mundial. A maioria dos povos não alcançados está concentrada na chamada Janela 10/40, que abrange grande parte dos muçulmanos, hindus e budistas do mundo, especialmente no norte da África, Oriente Médio e Ásia. Essas também são as áreas mais populosas do mundo, de acordo com a ONU. Estima-se que 5,27 bilhões de pessoas vivam na Janela 10/40, divididas em cerca de 8.868 grupos distintos. Segundo o Joshua Project, o continente com menor acesso ao Evangelho é a Ásia, especialmente os países do Sul Asiático, como Afeganistão, Bangladesh, Butão, Índia, Maldivas, Nepal, Paquistão e Sri Lanka. Em seguida, vem o Sudeste Asiático, que inclui Mianmar, Brunei, Camboja, Laos, Malásia, Singapura, Tailândia, Timor-Leste, Vietnã e Indonésia.
“Procure o sustento de sua vida no trabalho de sua vida” Phillips Brooks. A vontade de Deus deve ser o sustento de nossa vida; caso isto não ocorra, necessitaremos de buscar em Deus a nossa genuína satisfação na fonte, que é o próprio Filho de Deus. “Agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei” (Salmos 40:8). Agora a samaritana também fazia a vontade do Pai, descobrindo saciedade em Deus e não nas circunstâncias ou nos prazeres próprios desta vida. Você está fazendo a vontade de Deus ou a sua? Como viver a vontade de Deus?
3. HARVEST – UMA IGREJA DE 3.000 DISCÍPULOS/AS
A imagem da colheita é usada com frequência nas Sagradas Escrituras e se aplica ao sagrado ministério de ganhar almas para o Reino de Deus. Tanto a Parábola do Semeador quanto a do Joio (Mateus 13:1-30) estão relacionadas a esse importante tema, do qual o apóstolo Paulo trata também em Romanos 1:13-15; I Coríntios 3:6-9; Gálatas 6:9). Deus me revela que neste ano aquele que quer ser abençoado deve satisfazer-se, não em suas próprias vontades, mas sim na vontade, na direção e na visão do próprio Deus. É ano de plantarmos a semente da Palavra de Deus no coração daqueles/as que estão próximos de nós e cultivar com amor, oração e discipulado.
Imagino que, ao chegarem perto de Sicar, os discípulos disseram: “Não pode haver colheita aqui! Essa gente despreza os judeus e não aceitaria nossa mensagem”. Mas era justamente o contrário: aqueles campos estavam prontos para a ceifa e só precisavam de trabalhadores dedicados. Parece que, quando se trata de falar a respeito de Cristo, por algum motivo, as pessoas julgam, com frequência, ser o lugar errado e o momento errado. É preciso lançar a semente, e devemos fazê-lo mesmo quando as circunstâncias parecem desfavoráveis. “Quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá” (Eclesiastes 11:4).
Na ceifa não há competição, cada um recebe uma tarefa, e todos fazem parte do trabalho uns dos outros: “Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer; de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento. O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho. Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus” (I Co 3:6-9).
CONCLUSÃO
1. João 4:38 dá a entender que outros haviam trabalhado naquele lugar, em Samaria e feito preparativos para essa colheita. Não sabemos quem são, se foram os obreiros fiéis, nem precisamos saber, pois Deus é quem recompensará;
2. Talvez alguns tivessem ouvido a mensagem de João Batista ou alguns dos discípulos/as de João tivessem alcançado vidas ali;
3. Alguns arqueólogos situam “Enom, perto de Salim” (João 3:23), próximo a cidade bíblica de Siquém, não muito distante de Sicar. Se esse é o caso, João Batista preparou o solo e plantou uma semente; Jesus e seus discípulos fizeram a colheita.
4. O interessante é que a palavra grega para “trabalho” em João 4:38 é o mesmo termo traduzido por “cansado”, em João 4:6. Semear, cultivar e colher são tarefas desafiadoras não apenas no plano físico, mas também no âmbito espiritual. A seara não tem lugar para preguiçosos. O trabalho é desafiador e os trabalhadores são escassos. “E lhes recomendou: “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da plantação que mande obreiros para fazerem a colheita” (Lucas 10:2).
AVISOS
TLAIM 2024
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” 2 Timóteo 2: 15.
Vai começar o TLAIM 2024, Treinamento de Liderança Avançado da Igreja Metodista. Nosso primeiro encontro será no dia 16 de março de 09h às 12h. As inscrições são gratuitas e você pode inscrever-se ao final dos cultos ou pelo link disponibilizado em nossas redes sociais.
RETIRO DA MELHOR IDADE:
“Vivendo a grande colheita.”
No dia 20 de abril será realizado o retiro da melhor idade. Cremos que será um tempo de comunhão e adoração ao nosso Deus. O investimento é de 70 reais. Para realizar a inscrição, entrar em contato com a Patrícia “Brilho”: 32988990465
MINISTÉRIO DE AÇÃO SOCIAL
O ministério de Ação Social, necessita de doações de alimentos para montagem de cestas básica. As doações são feitas normalmente no 1º domingo do mês. Queremos, porém, informar que, a partir de hoje, ficará à disposição, durante todos os cultos de domingo, o cesto para coleta dos alimentos. Os irmãos que não puderem trazer no 1º domingo, podem fazê-lo durante o restante do mês. Agradecemos a generosidade de todos.
MINISTÉRIO INFANTIL DA REDE KIDS ZOE
O Ministério Infantil da Rede Kids Zoe pede para que os pais que ainda não baixaram o Aplicativo MyKids Família, que o façam e realizem o cadastro de seus filhos.
É por meio do aplicativo que temos acesso aos aniversariantes da semana, se a criança tem alguma restrição alimentar ou necessidade específica, além de ser o meio de comunicação caso alguma criança necessite da presença dos pais na Igreja da criança.
Lembramos que o aplicativo é gratuito para as famílias.