LIÇÕES

Guia para Células 14-07-24

De 14 julho à 20 julho 2024

DOMINGO DIA 14 DE JULHO DE 2024

Episódio Eu Creio no Espírito Santo e na Santa Igreja de Cristo.

TEXTO – Atos 1.8; Atos 2. 1-4

INTRODUÇÃO – O Espirito Santo desde inicio sempre agiu sobre a terra, vemos isso, na criação. Agora é sobre toda a carne, em todos os que creem.

O evento no dia de pentecostes é fundamental para a Igreja de todo os tempos; como é importante que o Espirito Santo tenha passado a habitar em nós.

Como Santa Igreja de Cristo não lembramos do Espirito Santo somente uma vez no ano no dia de Pentecostes pois, entendemos que a Igreja cristã só existe hoje e sempre por causa do Espírito que veio sobre as pessoas reunidas no cenáculo no dia de pentecostes, a partir deste momento, os discípulos cheios do Espírito Santo anunciavam o evangelho de Cristo Jesus. Muitos se converteram, dá-se inicio da igreja primitiva, uma igreja modelo para os dias atuais.

Cremos no Espírito Santo – Quando Jesus apareceu aos seus discípulos no primeiro momento após a ressurreição soprou sobre eles o Espírito Santo. “Jesus disse: – A paz esteja com vocês! Assim como Pai me enviou, eu agora também envio vocês. Depois de ter dito isto, Jesus soprou sobre eles e disse: – Recebam o Espírito Santo”. (João 20. 21-22).

Nesta noite que nossa declaração não seja apenas uma repetição, mas uma real declaração de fé: “Cremos no Espírito Santo, na Santa Igreja de Cristo”! Que o Senhor Jesus sopre sobre nós o Seu Espírito para que possamos experienciar o que os discípulos viveram e todos os que estavam no cenáculo.

Antes de enviar a igreja ao mundo, Jesus enviou o Espírito Santo à igreja. Essa ordem jamais pode ser alterada. Não tem como a Igreja sair das quatro paredes sem que a mesma esteja cheia do Espírito Santo; revestida de autoridade e poder.

O Espírito Santo é o agente divino que trabalha na salvação, na santificação e na capacitação do cristão/ã.

O Espírito Santo não é apenas uma força divina impessoal, mas uma pessoa da Trindade, que desempenha um papel vital na vida da igreja e na salvação da humanidade. “Só o Espírito Santo convence o homem do pecado, da justiça e do juízo”.

Ele revela os pensamentos de Deus, instrui e nos guia em toda a verdade, inclusive sobre o que está por vir. Além disso, o Espírito de Deus é o nosso ajudador, consolador em tempos de fraqueza, intercedendo por nós com gemidos inexprimíveis.

Quem nunca experimentou em tempos difíceis, quando não temos forças para orar e nos ajoelhamos, e as lágrimas rolam em nosso rosto, e as palavras não saem dos nossos lábios, mas de repente vem um refrigério em nossa alma. É porque o Espírito Santo intercede por nós.

Ele perscruta todas as coisas, até mesmo as coisas profundas de Deus, e as revela a nós. Ele nos ajuda a entender as Escrituras e a compreender a vontade de Deus.

A suprema grandeza do poder de Deus está à disposição da igreja. O mesmo poder que esteve sobre Jesus, está sobre a igreja. O mesmo poder que ressuscitou Jesus dentre os mortos, capacita a igreja para viver vitoriosamente.

O poder do Espírito Santo que encorajou os apóstolos para anunciar o evangelho mesmo sabendo que enfrentariam prisões e os açoites em Jerusalém. O Espírito Santo que revestiu de força os cristãos para suportar a amarga perseguição promovida pelo império romano.

Ninguém consegue deter os passos de uma igreja cheia do Espírito Santo. Nenhuma força na terra nem mesmo no inferno pode intimidar uma igreja revestida com o poder do Espírito Santo”. Em contra partida, sem o poder do Espírito Santo a igreja fica parada.

O texto da palavra de Deus diz: “Mas recebereis poder …” pois é o poder que capacita a igreja, esse poder não vem da terra, nem procede do ser humano, provém do Espírito Santo do próprio Deus.

No entanto, conhecer a natureza e a função do Espírito Santo que é fundamental para  vida cristã e para a compreensão das verdades bíblicas.

O Espírito Santo une intimamente os fiéis com Cristo, de modo que formam um só corpo, a Igreja, onde existe uma diversidade de membros e funções. É o Espírito Santo que nos ensina de modo completo tudo o Jesus nos revelou, e direciona e mantém a igreja na verdade. “Mas quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar”.( João 16:13-14).

O Espírito Santo é a marca de identificação dos cristãos/ãs como filhos/as de Deus. Assim como um selo atesta a autenticidade e a propriedade de algo, o Espírito de Deus confirma nossa salvação e pertencimento a Cristo. “E também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória”. (Efésios 1:13-14). O Espirito Santo nos sela dando-nos a identidade de filhos/as de Deus.

O Espírito Santo Foi Derramado Com Um Propósito –  Sereis minhas testemunhas…”. O propósito do poder do Espírito é capacitar a igreja a testemunhar. Testemunhar no grego significa mártyr. Martir é aquele/aquela que está disposto/a morrer pela causa que defende. A pergunta é: Estamos dispostos/as a morrer pela missão?

Ser testemunha não é uma tarefa fácil por isso, foi necessário que os discípulos aguardassem até que do alto fosse revestido do poder do Espírito Santo. Esse poder nos capacita a para exercermos a nossa missão de testemunhas.

O Senhor comissionou Sua igreja a testemunhar ao mundo sobre a obra magnifica de Jesus Cristo. Precisamos entender que a Igreja não cria a mensagem, e não é a mensagem. A igreja é simplesmente, aquela que aponta para o Senhor. (I João 1:2-3)

(Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada); – O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.

O Senhor disse: “Sereis minha Testemunha… tanto em Jerusalém Como em Judeia e Samaria, e até os confins da terra”. Jesus mostra que a missão de testemunhar deve acontecer simultaneamente. Ou seja, devemos fazer missões em nossa cidade, em nosso estado, nos estados vizinhos, mas também no mundo todo.

Nunca é demais enfatizar que o campo da igreja é o mundo. Não é primeiro aqui e depois lá. É aqui e lá ao mesmo tempo. A igreja proclama o evangelho em sua cidade, anuncia as boas novas de salvação em sua região, ultrapassa barreiras raciais e culturais e avança até aos confins da terra”.

Aqui emerge o caráter universal da missão dos discípulos. Impelindo-os sempre a ir além dos lugares habituais para levar o testemunho de Jesus Cristo.

Somos enviados por Jesus ao mundo não só para fazer a missão, mas, sobretudo viver a missão que nos foi confiada; não só para dar testemunho, mas também para ser testemunhas de Cristo. “Trazemos sempre no nosso corpo a morte de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifesta no nosso corpo”. (II Corintios 4.10).

A essência da missão é testemunhar Cristo, isto é, a sua vida, paixão, morte e ressurreição por amor do Pai a humanidade.

A igreja de Cristo sempre esteve, está e estará “em saída” rumo a novos horizontes geográficos, sociais, existenciais, para dar testemunho de Cristo e do Seu amor a todos/as de cada povo, cultura, estado social.

Por isso, nos é necessário como Igreja Receber do poder do Espírito Santo e nos encher desse poder, para que fortalecidos recebamos coragem e sabedoria para testemunhar Jesus Cristo diante de todos/as. Sabendo que nenhum Cristão/ã poderá dar testemunho pleno e genuíno de Jesus Cristo sem a inspiração e ajuda do Espírito Santo.

Por isso, nesta noite como discípulos e discípulas de Cristo somos chamados/as a reconhecer a importância da ação do Espírito Santo, a viver com Ele no dia a dia e receber força e inspiração d’Ele.

O mesmo Espirito Santo que guiou a Igreja primitiva, inspira eu e você para missões extraordinárias.

Jesus enviou o Espírito Santo para nos ensinar. É através do Espírito Santo que conseguimos entender as coisas espirituais e aplicar a verdade da Bíblia em nossa vida. O Espírito Santo revela a verdade de Deus.

O Espírito Santo também produz vários efeitos em nossa vida, que nos marcam como cristãos/ãs. Nossa atitude muda; deixamos de viver para o pecado e passa a viver para as coisas de Deus.

Portanto, é crucial buscarmos uma relação íntima com o Espírito Santo, permitindo que Ele opere em nós de maneira plena, de modo que possamos viver de forma que glorificam a Deus e reflita Seu amor e graça.

Essa é a nossa missão. Sermos testemunhas de Jesus. Que no Espírito Santo possamos cumprir a nossa missão, testemunhando Jesus em todos os lugares.

Pastora Rosemary Barbosa.

Download