LIÇÕES

Guia para Células 08-09-24

De 08 setembro à 14 setembro 2024
Vale a pena o risco – Salvar os perdidos e discipulá-los é a razão pela qual a Igreja existe. 

Lucas 15:1-7:

“Agora todos os cobradores de impostos e pecadores se reuniram para ouvir Jesus. 2 Mas os fariseus e os mestres da lei murmuravam: “Este homem acolhe pecadores e come com eles”. 3 Então Jesus lhes contou esta parábola: 4 “Suponham que um de vocês tenha cem ovelhas e perca uma delas. Você não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida até encontrá-la?  5 E quando a encontra, alegremente a coloca sobre os ombros 6 e vai para casa. Então ele reúne seus amigos e vizinhos e diz-lhes: ‘Alegrai-vos comigo; Encontrei minha ovelha perdida.’ 7 Digo-lhes que da mesma forma haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam se arrepender.”

Introdução:

Na realidade, salvar os perdidos é a única coisa que temos que fazer como igreja. Quando Jesus envia os discípulos para fazer discípulos de todas as nações, é para salvar os perdidos. Na realidade, o risco que a Igreja corre é tornar-se mais parecida com os religiosos que não conseguiam compreender essa missão messiânica.

Em Lucas 15, podemos ver a parábola da ovelha perdida, da moeda perdida e do filho perdido. Em todas essas parábolas,  a ênfase é que alcançar os perdidos é a coisa mais importante. Então,  Jesus em a sua parábola ensina os seus discípulos e confronta os religiosos.

1- V 2: “Este homem recebe pecadores e come com eles.” O estilo de vida de Jesus segue o modelo de seu Pai.

João 5:19: Jesus deu-lhes esta resposta: “Em verdade vos digo que o Filho por si mesmo nada pode fazer; Ele só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque tudo o que o Pai faz, o Filho também faz.

A – Jesus está procurando o homem perdido, como Deus, desde a queda de Adão e Eva. 

Gênesis 3:8-9: Então o homem e sua esposa ouviram a voz de Jeová Deus enquanto ele passeava pelo jardim, na viração do dia e esconderam-se de Jeová Deus entre as árvores do jardim. 9 Mas o Senhor Deus chamou o homem: “Onde está você?”

B – Jesus é o bom pastor – Usa, na parábola, o exemplo do bom pastor que prioriza a ovelha perdida.

V4. Suponha que um de vocês tenha cem ovelhas e perca uma delas. Você não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida até encontrá-la?

Lucas 19:10 : Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar os perdidos.

João 10:11 : Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas suas ovelhas.

C – Jesus visitou seu lugar de intimidade para compartilhar amor:

Lucas 5:27-32

Depois disso, Jesus saiu e viu um cobrador de impostos chamado Levi sentado na sua coletoria. “Segue-me”, disse-lhe Jesus, 28 Levi levantou-se, deixou tudo e seguiu-o. Então Levi deu um grande banquete para Jesus em sua casa, e uma grande multidão de cobradores de impostos e outras pessoas comeram com eles. 30 Mas os fariseus e os mestres da lei que eram da sua seita queixaram-se aos seus discípulos: “Por que vocês comem e bebem com cobradores de impostos e pecadores? Jesus respondeu-lhes: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. 32 Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores ao arrependimento.

D – Os cobradores de impostos representavam o governo romano, o seu próprio povo os odiava porque, muitas vezes, cobravam impostos adicionais e guardavam dinheiro para si.

E – O caso de Zaqueu:

Lucas 19:8 “Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: Olha, Senhor! Aqui e agora dou metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém em alguma coisa, devolverei quatro vezes esse valor.”

– Zaqueu, que era cobrador de impostos, após sua conversão a Jesus, decidiu devolver o dinheiro a todos aqueles que havia fraudado.

– Jesus visitou suas casas para mostrar-lhes o amor de Deus por eles e dar-lhes a oportunidade de se arrependerem.

– Jesus, comendo com os pecadores, visita sua intimidade para compartilhar amor e dar oportunidade a muitos que aproveitarão a oportunidade para mudar de vida.  Como Levi e Zaqueu.

2 – A missão de Deus é a missão de Jesus e depois a missão da Igreja.

A – Jesus usou a parábola para ensinar seus discípulos (Igreja).

Mateus 13:10-11 Os discípulos aproximaram-se dele e perguntaram-lhe: “Por que falas ao povo por parábolas?” Ele respondeu: “Porque o conhecimento dos segredos do reino dos céus foi dado a vocês, mas não a eles. 

B – Na realidade a igreja existe para a missão. Se a igreja não o faz, não é verdadeiramente uma igreja. A missão é fazer discípulos de entre os perdidos!

C – Jesus nos manda fazer discípulos de todas as nações: Atos 1:8.

D – Devemos ir e alcançar os não alcançados e dar-lhes a oportunidade de se arrependerem.

E – Jesus disse que é o mais importante para que venha o fim dos tempos: Mateus 24:14 – “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.”

F – Os perdidos não são os rebeldes que já conhecem Jesus e não querem ir à igreja: são as pessoas que não conhecem Jesus e que ainda estão em pecado.

2 – Mas, em muitas ocasiões, a igreja age como os religiosos:

A – V2 “Mas os fariseus e os mestres da lei murmuraram e continuaram murmurando” – significa que muitos reclamaram indignados.

Eles não estavam felizes e não conseguiam desfrutar ao ver Jesus relacionando-se com os perdidos. Isto é o que vivenciou o irmão mais velho da parábola do filho perdido. Ele estava na casa do Pai, mas não podia aproveitar. Muitos cristãos são assim, não conseguem desfrutar da presença de Deus.

Lucas 15:28-31: O irmão mais velho ficou furioso e não quis entrar. Então seu pai saiu e implorou. 29 Mas ele respondeu ao pai: ‘Olha! Todos esses anos trabalhei como escravo para você e nunca desobedeci às suas ordens. Porém, você nunca me deu nem uma cabra para que eu pudesse comemorar com meus amigos. 30 Mas quando esse seu filho, que desperdiçou seus bens com prostitutas, voltar para casa, você matará o bezerro cevado para ele. “Meu filho”, disse o pai, “você está sempre comigo e tudo o que tenho é seu.

B – Os fariseus eram  um grupo de líderes religiosos que, embora ensinassem a Torá, dentro do Judaísmo,  não conseguiam entender como Jesus e seus discípulos podiam se misturar com os pecadores. Eles  acreditavam que os pecadores eram impuros e que sequer deviam  se relacionar com eles. .

C – Pedro teve problemas para entrar na casa de Cornélio por causa dessa visão:

Atos 10:28

Ele lhes disse: “Vocês sabem muito bem que é contra a nossa lei um judeu associar-se ou visitar um gentio. Mas Deus me mostrou que não devo chamar ninguém de impuro ou impuro.”

Isso aconteceu depois que Pedro já havia conhecido Jesus, andado com Ele e depois de receber o Espírito Santo no Pentecostes. Então isso também pode acontecer conosco como igreja. Alguns estudiosos dizem que, em Atos 10, Pedro teve sua segunda conversão: agora à missão de Jesus! Temos que nos converter a Jesus, mas também à sua missão.

2- Na realidade, a única forma de desfrutar a vida cristã e ser verdadeiramente feliz é envolver-se na missão de alcançar os perdidos e torná-los discípulos de Cristo.

A – Vs 5: quando a encontra, alegremente a coloca nos ombros.

Alegremente – regozijar-se – grego – Chairo – alegrar-se – deleitar-se na graça de Deus (“alegrar-se”) – literalmente, experimentar a graça (favor) de Deus, estar ciente (alegre) de Sua graça.

Quando ele encontra a ovelha perdida, enche-se de alegria. Podemos orar, podemos ir à igreja, podemos cantar e dançar e fazer tudo na Igreja mas nada nos encherá tanto desta verdadeira alegria como quando estivermos cumprindo a missão de “Alcançar os Perdidos.”

“Ele alegremente coloca a ovelha sobre seus ombros”: isso é discipulado – signfica cuidado, suporte. Não trata-se de apenas falar a eles sobre Jesus, mas de convidá-los a caminhar conosco.

B – V6 “Alegrai-vos comigo; Encontrei minha ovelha perdida.”

Esta alegria será comunitária, para que a igreja de Jesus possa ficar feliz quando a comunidade aprender a abrir espaço para os perdidos. A verdadeira igreja não pode ser fechada aos perdidos; deve incluir os pecadores e ser como um hospital.

C – Digo-vos que da mesma forma haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam se arrepender. V 7

O que acontece na comunidade local será refletido no céu. Então é isso que o céu espera de nós. Pessoas terem suas vidas transformadas pela graça de Deus é a coisa mais importante no céu. Novamente, a única coisa que pode afetar o céu serão as vidas que alcançamos para Jesus. Podemos cantar todos os dias e todas as noites. Nada, porém, pode trazer tanta alegria ao céu quanto novas pessoas devotadas a Jesus.

Cada pessoa que se entrega a Jesus torna-se mais um adorador dEle!

Download