Episódio VII – O Fruto do Espírito – Tríade II
Gálatas 5.22-23
Introdução:
Vamos tratar o Fruto do Espírito na perspectiva da visão horizontal, ou seja, das relações entre pessoas. Vimos que o amor, a alegria e a paz referem-se ao relacionamento vertical, dado de Deus aos homens. Já a longanimidade, a benignidade e a bondade dizem respeito ao tipo relação que construímos uns com os outros, como Fruto do Espírito.
Que essa palavra venha a ser testificada em nossos corações através do Espírito Santo de Deus e que possamos compartilhar esse Fruto que atesta a nova vida em Cristo Jesus .
1. Compreendendo a ação horizontal do Fruto do Espírito.
1.1 Longanimidade – É a paciência extrema para suportar ofensas, injúrias ou os próprios sofrimentos, porque essa superação é também um exemplo de longanimidade. O significado livre da palavra de origem hebraica é “vagaroso em irar-se”, ou seja, longânimo é alguém que demora para entrar em estado de ira, raiva ou rancor.
✓ Jo 1.11 – Jesus suporta a rejeição daqueles que Ele veio salvar.
✓ Mt 26.50 – Jesus chama Judas de amigo.
✓ Cl 3.13 – Somente com o Fruto do Espírito podemos ser suporte uns dos outros.
1.2 Benignidade – Agir com benignidade é o mesmo que ser misericordioso e bondoso com o próximo.
✓ Lc 10. 29-37 – Parábola do bom samaritano.
1.3 Bondade – Ação prática de transformar ou manter aquilo que é bom.
2. Praticar o Fruto do Espírito é evidenciar sua presença em nós.
2.1 Como podemos, nos dias de hoje, evidenciar a longanimidade, a benignidade e a bondade na nossa vida prática?
✓ 2Cor 5.17-21 (ministério da reconciliação)
2.2 É possível reconhecer essas práticas como um diferencial dos filhos de Deus?
✓ Mt 7.24-25 (o homem que construiu sua casa na rocha)
2.3 Uma vez que tivemos e ainda temos referências de pessoas que testemunham desse Fruto, quais serão as referências das gerações futuras com respeito ao Fruto do Espírito?
✓ Hb 12.1-4 (Perseverança extrema)
Conclusão: Essa segunda Tríade do Fruto do Espírito não se sustenta em si mesmo. A primeira Tríade – Amor, Paz e Alegria – vem de Deus, ou seja, é a ação vertical em nós do Fruto do Espírito. Hoje vimos a segunda Tríade – “longanimidade, benignidade e bondade-. Que se refere à ação entre as pessoas, ou seja, à ação horizontal onde, por fim, vemos aquilo que deve habitar o nosso interior que é Fidelidade, Mansidão e Domínio Próprio.
Quem deseja avançar no crescimento e conhecimento do Fruto do Espírito? Posicione-se e viva em novidade de vida! O Senhor deseja que sejamos atuantes e eficazes naquilo que Ele nos outorgou.