LIÇÕES

Guia para Células 07-09

De 07 September à 13 September 2025

SÉRIE DE MENSAGENS HAJA PAZ EM TI

IV EPISÓDIO: LUGAR DE PAZ

Salmos 122

INTRODUÇÃO

O tema principal deste Salmo é a Cidade de Jerusalém (versículos 2,3,6) e a Casa de Deus (versículos 1 e 9). Durante todo o Reinado de Davi e, subsequente o de Salomão, o povo de forma uníssona subiam a Jerusalém para adorar ao Deus Todo Poderoso de Israel. No tempo da Monarquia, Templo e Trono eram separados, cada um possuía sua função específica. Hoje é diferente: Jesus Cristo é tanto Rei como Sacerdote (Hb 7:9) e aqueles que fazem parte do povo de Deus são cidadãos da “Jerusalém lá de cima” (Gl 4:25-26; Fl 3:20; Hb 12:22-29). Cremos que a Nova Jerusalém será o destino dos lavados e remidos no sangue do Cordeiro (Ap 3:12; 21:1-10).

Hoje temos o templo como local em que nos reunimos semanalmente para adoração, porém não mais fazemos longas peregrinações até “lugares santos”, a fim de adorar a Deus, pois o Senhor não habita em prédios, edifícios feitos por mãos humanas (Atos 7:48-50).

1.​UM CORAÇÃO DEDICADO A DEUS

1.1.​ “Vamos à Casa do Senhor” parece até um convite dócil para ir tomar um cafezinho. Mas deve ser traduzida mais apropriadamente por: “Iremos, sim, à Casa do Senhor”. Quer seja um convite dirigido a alguém que vive longe de Jerusalém, quer a Davi, que mora em Jerusalém. Essa oração determina que a Adoração não é algo desnecessário, mas princípio ativo da vida, do cotidiano. O Deus Todo Poderoso deve ser adorado.

1.2.​ Adoração para Davi é um privilégio, uma oportunidade. Este Salmo apesar de estar na categoria “Cânticos de Romagem”, o texto não fala sobre peregrinação. Davi morava em Jerusalém e percorria uma pequena distância para chegar ao local em que estava a tenda da Arca da Aliança. Mas Davi atribuía, valor, graça, bênção estar no templo. Estar no Templo, na perspectiva do salmista, é ter o coração inclinado a Deus.

1.3.​ Davi é denominado: “homem segundo o coração de Deus” (I Sm 13:14). Famílias vindas de longe não reclamavam da jornada, pois seu coração estava inteiramente na Adoração. Adoração é serviço a Deus. Jerusalém é local de Adoração. Lembre-se JUIZ DE FORA É LOCAL DE ADORAÇÃO. Existe um Templo erigido neste lugar para Adoração e é um privilégio estar neste lugar. Valorize este tempo de graça, virtude e poder.

2.​UM CORAÇÃO DEDICADO AO LOUVOR

2.1. ​Deus havia dito a seu povo que teriam um local central de culto (Ex 23:14-19; Dt 12:5-7, 11-14) e esse lugar é Jerusalém. Jerusalém fora uma fortaleza dos Jebuzeus. Fora capturada por Davi, pois o Senhor instruiu Davi a escolher o Monte Moriá – onde o Rei havia construído um altar – para ser o local de Adoração (I Cr 21 – 22) e deu o projeto para construção (I Cr 28);

2.2. ​Davi escolhe Jerusalém, pois o Monte Sião era uma fortaleza inexpugnável. Ficava entre as fronteiras das tribos de Judá e Benjamim. Saul era da tribo de Benjamim e Davi da tribo de Judá.

2.3. ​Dentro da perspectiva de Davi, a cidade era local de cuidado, de proteção. A cidade para Davi não era apenas um amontoado de casas, mas sim da mesma forma que as paredes das casas eram ligadas firmemente umas às outras, também o povo era unido em adoração ao Senhor.

2.4.​ Sei que neste tempo as democracias são separadas do estado, porém o estado laico é um estado que está sob a benção de Deus. Cabe a nós orar pelas autoridades (I Tm 2:1-6).

3.​UM CORAÇÃO DEDICADO A ORAÇÃO

3.1.​ O nome Jerusalém significa fundamento de paz. Uma compreensão correta das profecias mostra que só haverá paz se a Terra for governada pelo Príncipe da Paz (Is 9:6; Lc 1:26-33);

3.2.​ A Oração pela cidade é um ato de amor e dedicação, pois Jesus não apenas orou por Jerusalém, mas chorou por ela, entendendo que a cidade não conhecia o Principe da Paz (Lc 19:41-48) e rejeitou o próprio Messias (Jo 11: 47-48).

3.3.​ Devemos orar porque amamos nossa cidade; tudo sem amor não prospera. Pessoas que não amam o que fazem, não amam suas famílias, não amam sua nação, não amam sua profissão irão sucumbir, fracassar.

3.4. ​A Prosperidade, mencionada neste texto, tem a ver com o partilhar da manifestação da graça de Deus. Riqueza é apenas acúmulo de bens. Deus nos faz cheios de bênçãos para termos um coração cheio de liberalidade; pessoas prósperas partilham as dádivas de Deus.

CONCLUSÃO

1. ​Orar por Jerusalém é entender que precisamos amar o lugar da Adoração. Servir a Deus é prioridade!

2. ​Orar por Jerusalém reflete Paz sobre o nosso dia a dia e nos lança ao fundamento de orar pela cidade, não apenas pela minha casa ou família.

3.​ Somos chamados a orar uns pelos outros, pelas necessidades de nossa comunidade de fé e pelas necessidades reais de nosso povo. Um coração que transborda o amor de Deus louva, adora, intercede e age de forma generosa, transformando realidades em nome de Jesus.

4. Amamos nossa cidade e queremos vê-la rendida a Jesus. Dia 21, estamos convocados pelo Espírito Santo a ministrar Paz sobre Juiz de Fora. Junte-se a nós! Somos Igreja JUNTOS!

Download