LIÇÕES

Boletim Semanal 04/01/26

ENCONTRO TRANSFORMADOR

Encontrar Jesus é a oportunidade de mudar de vida. Devemos refletir a partir da experiência da mulher samaritana, tendo como foco o objetivo de associar muitas coisas em comum entre nós e o que essa mulher representava.

A mulher samaritana dava evidentes indícios de desânimo (6-7), mostrando que estava acomodada com uma vida de pobreza material e emocional, e isso ficou evidente quando foi buscar água no poço ao meio-dia (hora sexta), um horário incomum no contexto da época, pois as mulheres costumavam fazê-lo cedo ou ao final da tarde. Muita gente vive criando esquemas de vida moldados por seu desânimo, e esse quadro independe de idade ou classe social. Perceber o princípio do desencorajamento e do desânimo é o primeiro passo para uma trajetória de cura e prosperidade.

Quando Jesus falou de água da vida (sobrenatural e espiritual), a mulher samaritana pensou a partir do ponto de vista humano, mostrando que só conseguia fazer uma leitura natural da vida (10-11). A princípio, a Palavra de Jesus não fez qualquer sentido porque aquela mulher estava sem entendimento espiritual. O racionalismo é o método de interpretar as coisas exclusivamente pela razão, considerada única autoridade quanto à maneira de pensar e agir. O racionalista não tem entendimento da Palavra de Deus, interpretando a vida somente com o que se pode ver naturalmente e não com os “olhos da fé”, se tornando um grande impedimento para que haja transformação. Compreender a realidade espiritual ao redor é resultado de caminhar com Deus, pois a intimidade com Ele nos fará ter o sobrenatural como princípio básico da vida.

O amor de Deus fica evidente na maneira como Jesus tratou aquela samaritana. Jesus foi paciente e lhe apresentou a possibilidade de uma vida completamente diferente, em que ela seria realmente saciada. A transformação de vida só aconteceu após o confronto de suas atitudes (10-14). toda pessoa madura e bem-sucedida na vida espiritual já teve ou terá, em algum momento, que aceitar as propostas de mudança de vida do Cristianismo.

Bispo Bruno Roberto