Em Foco

Devocional 28/04

TEXTO BASE: Salmo 27:1-5

Se você pudesse pedir somente uma coisa ao Senhor, o que seria? Se você estivesse vivendo uma situação em que inimigos estivessem buscando te destruir, e você ganhasse a oportunidade de pedir somente uma coisa ao Senhor, o que você pediria?

O salmo 27 acontece dentro desse cenário. Davi chega diante do Senhor e diz “UMA COISA peço ao Senhor e buscarei: que possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida” (v.4).

 

  • Qual contexto dessa declaração de fé? Já seria impactante pensar que o quê Davi escolheu não foram as riquezas e prazeres dessa terra. Mas, isto se torna ainda mais profundo quando lemos os versos 2 e 3, a partir dos quais vemos que ele escolheria este pedido mesmo rodeado de inimigos buscando destruí-lo e mesmo com um exército acampando contra ele. Ele não desejou a sua própria proteção ou salvação, mas desejava estar sempre na presença do Senhor.

 

  • Para quê ele fez essa escolha? Para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo (v.4).

*Essa contemplação, o louvor, a adoração, são ferramentas para nos mantermos firmes em tempos de adversidades. É manter o nosso coração alinhado com a verdade que o nosso Deus é maior que nossos inimigos. Essa contemplação nos faz lembrar quem Deus é e o que ele faz.

* A meditação é quando a gente se aquieta, e busca esvaziar a nossa mente e nossa alma de nossos medos e angústias, e ser cheio da paz de Deus. É uma ferramenta de paz no meio da guerra.

 

  • Por quê ele fez essa escolha? Pois ele sabe que, com os olhos firmes no Senhor e com o coração esvaziado de seus medos e cheio do Espírito, o Senhor o “ocultará no seu abrigo no dia da adversidade”(v5). E,“sua cabeça será exaltada acima dos inimigos que lhe cercam” (v.6). Ele não precisa pedir a proteção e a salvação, mas precisa pedir a presença do Senhor, sabendo que, com o Espírito quebrantado e alinhado com o Senhor, Ele sempre será sua

 

VOCÊ SABIA? A “Casa Internacional de Oração” (International House of Prayer) tem uma sala de louvor e oração funcionando 24h por dia, 7 dias por semana, acontecendo ininterruptamente desde 19 de Setembro de 1999. Ou seja, já são quase 22 anos. Eles têm esse Salmo como texto base, e existem grupos habitando continuamente na Casa do Senhor todos os dias! Que visão grandiosa!

 

ORAÇÃO:

Pai, no meio de tantos desejos egoístas e terrenos que temos, oro para que o que eu e toda nossa igreja tenhamos como maior desejo apenas uma coisa: estar com o Senhor. Em nome de Jesus, amém!

 

* Marcelo Barros