LIÇÕES

Boletim Semanal 05/06/22

De 05 junho à 11 junho 2022

ENCONTRO

Ano 92 | 05 de Junho de 2022 | n° 18

AS ESTAÇÕES DA VIDA

Eclesiastes 3:1-11

Já ouvi diversas vezes esta passagem do livro de sabedoria de Eclesiastes em funerais. No entanto, esses versículos são oportunos não apenas para reflexão sobre o fim da vida, mas em todas as “estações” pelas quais nossas vidas passam. O estudioso John Goldingay disse que a palavra “eternidade” “sugere que Deus colocou em nossas mentes um desejo de entender o quadro geral da vida humana e da atividade de Deus no mundo… e podemos confiar Nele para isso.”

Desde o início, no livro de Gênesis, vemos que Deus criou o ser humano para a eternidade. O pecado original é que trouxe ao ser humano o prejuízo da morte.

Qual das frases poéticas da passagem de hoje se encaixa melhor com as estações da vida, em seu relacionamento mais comprometido? “O próprio Eclesiastes não os avalia como positivos ou negativos; considera-os apenas como realidades, ciclos da vida humana na face da terra.” Quais são alguns dos “tempos” listados que nem sempre são o que Deus deseja para nós, mas são “partes do acordo” que vem com a vida neste mundo?

O próprio Jesus nos adverte: “Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (Jo 16:33).

Você pode conhecer bem as palavras iniciais de Eclesiastes na versão King James: “Vaidade, vaidade – tudo é vaidade”. Como a realidade, às vezes dura, das estações da vida poderia nos levar ao desespero se Deus não tivesse colocado disponível a nós, por intermédio de Jesus Cristo, a “eternidade”!  Nós, cristãos/ãs confiamos que, no final, a vida tem um propósito maior dado por Deus (Jo 6:47). Por isso somos desafiados a crer e confiar no Cristo da Ressurreição: “Ora, se a nossa esperança em Cristo se restringe apenas a esta vida, somos os mais miseráveis de todos os seres humanos.” (I Co 15:19).

Deus tem um tempo poderoso para você e sua família. Junte-se a nós! Somos Igreja JUNTOS!

Em Cristo,

Pr. Wesley Nascimento

Download