LIÇÕES

Boletim Semanal 12/06/22

De 12 junho à 18 junho 2022

ENCONTRO

Ano 92 | 12 de Junho de 2022 | n° 19

O DEUS DE LIVRAMENTO

Daniel 3:25, 6:21-22, Atos 12:1-2, 5-16

As histórias do livro de Daniel ecoaram pela história do povo de Deus em tempos posteriores. Atos 12 registrou um esforço de Herodes Agripa I (o neto de Herodes, o Grande, que tentou matar o menino Jesus – Mateus 2:16) para suprimir a pregação cristã primitiva. O registro de Lucas deixou claro que os/as cristãos/ãs não tomaram as histórias de Daniel como garantia da libertação terrena de Deus. Tiago morreu; Pedro foi milagrosamente libertado para continuar seu ministério. Lucas não tentou explicar os diferentes resultados.

O evangelho de João ensinava que as ações milagrosas de Deus, em qualquer ponto da Bíblia, não eram um fim em si mesmas “João chama os milagres de ‘sinais milagrosos’. Um sinal aponta para outra coisa…. Esses sinais são milagres que apontam para a identidade de Jesus e a natureza da vida em Cristo”. Os milagres acontecem todos os dias e momentos em nossas vidas. Só respirarmos já é uma dádiva, um milagre de Deus, porém as lutas sempre estarão presentes em nosso cotidiano. Portanto, “tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”. (Efésios 6:13)

O resgate de Daniel ou de Pedro apontam o poder de Deus como maior do que o de um governante terreno. Deus nos concede livramentos todos os dias, mas a maior preocupação de Deus é com a nossa salvação. Essa pergunta é altamente importante: Onde você passará a eternidade? O estudioso NT Wright observou: “Lucas está nos permitindo ver a igreja primitiva, por um momento, não como um grupo de grandes heróis e heroínas da fé, mas fala de uma Igreja com pessoas como a gente.” As pessoas em Atos ou Daniel eram como nós, não super-humanos. Como isso pode encorajá-lo quando alguém na igreja (ou você mesmo) não é tão fiel quanto você acha que deveria ser? Deus está nos chamando para apoiar os neófitos da fé e não condená – los com nossa “pseudo – santidade”.

Junte-se a nós! Somos Igreja JUNTOS!

Que Deus nos abençoe!

Em Cristo,

Pr. Wesley Nascimento

Download