LIÇÕES

Boletim Semanal 17/03/24

De 17 março à 23 março 2024

A VISÃO DE PAULO É DE CONSTRUIR A IGREJA DE CRISTO NA TERRA

“Aquele que come de tudo não deve menosprezar o que não come, e quem não come de tudo não deve condenar quem come; pois Deus o aceitou” (Rm 14:3)

Textos complementares: Romanos 14: 17-20, 1 Coríntios 14:12, 26, Efésios 1:22-23.

Os discípulos/as que estudam a Bíblia com seriedade creem nesta máxima: “Um texto sem contexto é um pretexto para formação de heresias.” Nesta semana, estou estudando algumas partes das cartas de Paulo que nos deixam desconfortáveis. A Bíblia, diferente do que muitos pensam, não é um livro de autoajuda. É sim a Palavra de Deus que revela os desígnios e Sua vontade para a humanidade. Precisamos começar entendendo o contexto maior do ministério e das cartas paulinas. A paixão motriz de Paulo, refletida nos textos, era estabelecer e construir a igreja cristã e espalhar a mensagem do Evangelho por todo o Império Romano. Creio que essa também é a nossa paixão, visão e propósito.

Raramente discutimos sobre a “santidade” da comida. Pode parecer fácil viver Romanos 14:17. Mas nossa cultura sempre difere fortemente, sobre muitos outros tópicos! Paulo disse: “Não destrua o que Deus fez por causa de comida”. A maioria das passagens “desconcertantes” de Paulo que encontramos, insta as pessoas a evitar ferir a igreja em alguma circunstância particular. É necessário entender que a Igreja é algo maior e melhor. Deve-se sempre visar o Corpo de Cristo e não transitoriedade das coisas da vida.

Passagens desconcertantes levam alguns leitores a desistir da Bíblia, mesmo no reino de Deus. Mas o contexto completo de qualquer passagem não clara é a grande história da Bíblia sobre a missão de Deus de restaurar nosso mundo quebrado à totalidade de Deus, pelo amor agigantado de um Deus que sempre insiste conosco e nos dá sempre uma nova oportunidade. “Os reformadores reconheceram que alguns trechos das escrituras são desconcertantes, porém deveriam ser interpretadas à luz do contexto maior e mais claro”.

Seguimos as admoestações do Apóstolo Paulo, deixemos aqui tudo aquilo que não acrescenta e vamos juntos edificar a Igreja de Cristo em nossa cidade.

Em Cristo,

Pr. Wesley Nascimento

Download