LIÇÕES

Boletim Semanal 25/02/24

De 25 fevereiro à 02 maro 2024

FALANDO DAS BOAS NOVAS

“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação a todo aquele que crê; primeiro ao judeu, e também ao grego. Porque nele se revela a justiça de Deus da fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé (Rm 1:16-17).

Temos que começar com o entendimento do significado da palavra evangelho (RM 1:1-7). “A palavra grega euangelion, traduzida por ‘evangelho’, significa ‘boas notícias’ ou ‘boas novas’ e, no uso paulino, refere-se à mensagem da obra salvadora de Deus em Jesus Cristo”.

Paulo fez um relato claro do núcleo vital do evangelho que ele ensinou: “Deus revela a boa notícia, a qual é seu Filho. Este Filho é Jesus Cristo, nosso Senhor”. “Os relatos do evangelho descrevem os eventos da vida de Jesus e os ensinamentos do Senhor, enquanto o foco de Paulo está no significado da vida e da mensagem de Jesus Cristo, com um foco particular no significado da morte e ressurreição do Filho de Deus”. Como os evangelhos e as cartas de Paulo o ajudam a valorizar Jesus mais plenamente do que qualquer um deles só, poderia?

Por que Paulo sentiria que precisava dizer aos cristãos em Roma que ele “não tinha vergonha” do Evangelho? “Os romanos pagãos não se importavam com os judeus, pois eram todos como bárbaros. Bárbaro é um termo utilizado para se referir a uma pessoa tida como não civilizada. O termo se originou da palavra Βάρβαρος (bárbaros), do grego; os gregos antigos tinham uma expressão, “πας μη Ελλην βαρβαρος“, que significa literalmente “quem não é grego é um bárbaro”. Do ponto de vista romano, o cristianismo deveria ser visto como duplamente estranho e indesejável: um tipo de religião judaica que deixou contrariado seu próprio povo e cultura. Que fatores hoje podem fazer você se sentir envergonhado do evangelho e ansioso por esconder sua fé daqueles que não a compartilham?

Deus nos chama para galar e testemunhar a nossa fé. Queremos desafiar as nossas células a adotarem um bairro da cidade. Queremos um ano de Grande Colheita! Assim sendo, precisamos de colocar nossos barcos salva-vidas à disposição do Reino. A principal característica de uma célula é o seu poder de infiltração fora dos muros ou grades do templo.

Junte-se a nós! Somos Igreja JUNTOS!

Em Cristo,

Pr. Wesley Nascimento

Download