LIÇÕES

Boletim Semanal 26/11/23

De 26 novembro à 02 dezembro 2023

PILARES DE UMA IGREJA RELEVANTE

IV – Discipulado Contextualizado e Sistemático das Novas Gerações

Aqui, em nossa Igreja, adoto o seguinte fundamento: “Conceda-nos uma criança de quatro anos de idade e nos deixe ministrar a ela. Aos dezoito anos, fatalmente, será um cristão/ã metodista melhor do que nós”. A criança é um presente de Deus para a vida e missão da Igreja. Uma Igreja que visa ganhar gerações necessita ver a criança não como alguém que atrapalha o culto, mas como uma dádiva do Eterno para o mundo contemporâneo a nós.

Primeiro, porque educar uma criança na Palavra de Deus é um grande presente. É um verdadeiro privilégio poder ensinar sobre a criação do mundo, poder mostrar que tudo que Deus faz é bom, poder ensinar sobre homens e mulheres que obedeceram a Deus, realizaram e viram milagres, guiaram multidões e venceram batalhas… Ensinar sobre Jesus, o filho de Deus, que é o nosso Salvador, sobre o Seu amor e Seu sacrifício por nós é uma bênção indescritível! Pode você imaginar o quão forte é uma criança que tem convicção de ser amada pelo Senhor Criador?

Segundo: costumamos dizer que as crianças são o futuro da Igreja, mas as crianças devem ser discípulos em treinamento, não discípulos em espera. Nossas crianças são parte da Igreja agora, parte essencial dela desde já, no tempo presente!

A Palavra de Deus nos orienta: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. Provérbios 22.6. O caminho apresentado para os pequenos vai servir de referência pelo resto de suas vidas. Precisamos assumir a responsabilidade de ensinar às nossas crianças o caminho em que elas devem andar: o caminho que conduz para a vida eterna! Jesus é o caminho!

Sabemos que os pais têm papel essencial nisso. Ensinar as crianças sobre Deus, Seu amor e o plano de salvação através de Jesus, e a obediência à palavra de Deus deve ser a prioridade dos pais das crianças. No entanto, precisamos considerar a variedade de crianças que temos em nossas congregações; algumas com pais recém convertidos ou em processo de conversão, algumas que congregam porque são levadas pelos avós, irmãos, tios… outras que nem tem uma pessoa na família buscando um relacionamento com Deus, que vão aos cultos e atividades sozinhas ou levadas por irmãos da Igreja.

A forma mais poderosa de alcançar os pais é por intermédio dos filhos. Temos experimentado, nestes últimos anos, a formação da Igreja das Crianças, um espaço de linguagem adequada para conquistar o coração de nossas crianças, utilizando o simbólico, o lúdico como estratégia para conduzi-las ao melhor entendimento do Evangelho de Jesus Cristo.

As crianças precisam ser envolvidas na Igreja de formas adequadas para suas idades, precisam ter oportunidades de utilizar sias habilidades e desenvolver seus dons para que possam servir! Precisam ter um ensino consistente e sistemático das Escrituras e desenvolver disciplinas espirituais. Mas como aprenderão, se nós não as ensinarmos? Se nós não apresentarmos para elas o caminho? O mundo não poupa investimentos para conquistar os pequeninos: os canais de televisão, a internet e, muitas vezes, até mesmo a escola não esperam que tenham uma idade específica para apresentar todo tipo de ideia maligna, para corromper, para distorcer a verdade, para destruir…

Somos todos convidados a discipular as novas gerações: crianças, juniores, adolescentes, jovens e jovens casais… entendo que nós, que somos cristãos/ãs mais maduros/as, devemos ser espelhos e investidores para que o Reino de Deus continue sendo construído na face da terra.

Em Cristo,

Pr. Wesley Nascimento.

Download