ENCONTRO
Ano 92 | 29 de Maio de 2022 | n° 17
CAMINHANDO COM JESUS
Efésios 4:17-24
Muitos filmes, romances e canções populares hoje assumem que “fazer o que é prazeroso” é a verdadeira “liberdade”. O apóstolo Paulo discordou totalmente. Paulo deseja ver as jovens igrejas mudando seu comportamento. O modo de vida pagão ao redor deles é mortal. Você não pode alterar o comportamento sem mudar a mente; e a mente pagã e gentia, afirma ele, é tola (versículo 17), com entendimento obscurecido e ignorância profunda (versículo 18). Somos “novas criaturas,” recriadas por Deus a partir de Cristo (II Co 5:17), para experimentar a verdadeira alegria.
Quando você lê sobre Deus concedendo-lhe “justiça e verdadeira santidade” em sua vida, você imagina essa maneira “renovada” de pensar, principalmente trazendo mais características como amor e alegria (Galátas 5:22-23)?
A palavra “santidade” faz você pensar em esforçar-se para evitar se deleitar nas tentações e facilidades desta vida e em encontrar a fonte verdadeira de amor e alegria, na vida abundante que só Jesus pode proporcionar?
O que Paulo está pedindo aos jovens cristãos é que permitam que este ensinamento de Jesus tenha pleno efeito e sentido em suas existências. A questão, então, é não ser enganado pelo que a luxúria e a ganância sussurram em seu ouvido diariamente por intermédio da mídia secularizada que visa, dia e noite, derrubar os valores éticos, morais, e desconstruir os pilares da Família e da Igreja. É a mente e o coração que importam. Quando os mesmos estão afinados com o “diapasão” do Espírito Santo, combaterão e fugirão dos sussurros deste mundo (Rm 12:1-2). A abertura ao Espírito Santo nos capacita a reconhecer cada vez mais os “sussurros enganosos” e a viver na verdadeira liberdade de filhos de Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Que Deus nos abençoe neste dia tão especial da família!
Em Cristo,
Pr. Wesley Nascimento