LIÇÕES

Boletim Semanal 31/03/24

De 31 março à 06 abril 2024

SOMOS AGENTES DA GRAÇA DE DEUS

Efésios 4:29-32

Efésios 4:1 insta os leitores a viverem de modo “digno do chamado” de Deus. Nesse contexto, esses versículos explicam escolhas práticas para moverem sua vida em direções dignas, na dimensão da vontade de Deus. Tratar os outros com amargura, perder a paciência, ter raiva, gritar e caluniar são atitudes que prejudicam muito os relacionamentos. Deixar Cristo mudar sua vida de dentro para fora, abre você para viver o Fruto do Espírito, para praticar a compaixão, a bondade e ter um coração perdoador (Gl 5:22). Deus trabalha nessas qualidades para fortalecer (curar quando necessário) seus relacionamentos.

“Paulo resume seu conselho. Ele nos diz para sermos gentis (Chrestos). Os gregos definiram essa qualidade como a disposição da mente que pensa tanto nos assuntos de seu vizinho quanto em si mesmo. Ele nos diz para perdoar os outros como Deus nos perdoou. Em uma frase, Paulo estabelece a lei das relações pessoais: devemos tratar os outros como Jesus Cristo nos tratou. Qual dos seus relacionamentos tem ou teve a melhor abordagem desse padrão? Em que você tem visto um espaço para crescimento no aspecto relacional?

O estudioso N. T. Wright escreveu: “As pessoas escravizadas pela raiva e malícia podem pensar que são “livres para serem elas mesmas”, mas estão em “cativeiro”, diante de um carcereiro muito cruel, que é a raiva, a mágoa e o ressentimento. Quando você disse palavras que realmente pretendiam ferir e depois pensou melhor: “Por que eu disso isso?” O que ajuda você a entender seus sentimentos para não deixar escapar palavras prejudiciais? Você é agente de cura e nunca de dor! Antes de encaminhar esse e-mail ou postar essa resposta de mídia social azeda, você está disposto a perguntar: “Isso gera graça? Isso gera cura e restauração? Posso imaginar Jesus enviando isso?”.

Que Deus nos abençoe para que sejamos instrumentos de cura!

Cordialmente em Cristo,

Pr. Wesley Nascimento

Download