LIÇÕES

Guia de Células 07/08/22

De 07 agosto à 13 agosto 2022

SÉRIE IV: CONECTADOS/AS

ESTUDO I – Conectados a partir da intimidade

Texto base: Habacuque 3:1-19

INTRODUÇÃO

 Habacuque quer dizer “abraço” – dê um abraço no seu irmão/ã. O profeta do avivamento sabia muito bem que sem amor, afeto, graça, misericórdia, paixão e compaixão não existe clímax favorável para o fluir de um genuíno avivamento. Quando Habacuque inicia seu livro, ele se encontra “no fundo do vale”. Ou seja, ele estava em conflito com a vontade de Deus.

 Não é fácil elevar-se na vida da fé, mas quem deseja viver em um vale? Como Habacuque, devemos conversar francamente com Deus, contar-lhe nossas frustrações, dificuldades, orar, meditar na Palavra e estar dispostos a sentir temor e tremor quando o Senhor se revela a nós (Hb 3.16). O verdadeiro servo de Deus não é politicamente correto. Ser profeta de Deus é anunciar a vida em Cristo e denunciar o mal que mancha a sociedade humana. Essa característica se dá a partir da CONEXÃO com o altíssimo.

Sem conexão, não há genuína INTIMIDADE. O que levou Habacuque do vale para o alto do monte? CONECTADOS são aqueles/as que cultivam a FÉ através da oração, jejum, visão e fé. Habacuque intercedeu pela obra de Deus (vv.1,2); meditou sobre os caminhos de Deus (vv.3-15) e afirmou a vontade de Deus.

AQUELE/A QUE ESTÁ CONCTADO/A ORA PELA OBRA DE DEUS

Este capítulo é um “salmo de oração”, que pode ter sido usado na adoração no Templo de Jerusalém, muito parecido com o Salmo 17; 86; 90; 102 e 142. Ele orou, pois ouviu Deus falar; Habacuque estava conectado. Assim sendo, tinha sensibilidade incrível. Era um homem que possuía intimidade com Deus (Hb 2.2-3). Conhecer a vontade de Deus não é meramente um assentimento intelectual, mas sim um compromisso espiritual de pelejar dia a dia pelo Reino de Deus.

Muitas pessoas pensam que ter intimidade com Deus é uma experiência agradável. Mas, nem sempre! Moisés estremeceu no Monte Sinai quando Deus lhe deu a lei (Hb 12.18-21). Josué prostrou-se com o rosto em terra diante do Senhor (Js 5.13-15), assim como Davi (I Cr 21.16). Daniel ficou exausto e enfermo depois das visões que recebeu de Deus (Dn 8.27; 10.11). A visão da glória de Cristo no Monte da Transfiguração deixou a Pedro, Tiago e João prostrados com o rosto em terra e cheios de pavor (Mt 17.6).

Quando João viu o Cristo glorificado, caiu a Seus pés como se estivesse morto (Ap 1.17). A. W. Tozer disse: “Conhecer a Deus é, ao mesmo tempo, a coisa mais fácil e a mais difícil do mundo”.

CONECTADOS TÊM VISÃO DOS CAMINHOS DE DEUS

Em Habacuque 3.3-15, a glória de Deus é revelada. Ele é chamado de Santo. Isso nos revela que a Sua glória cobrirá toda a terra (Hb 2.14). Habacuque narra momentos históricos de livramento do passado, mas ao mesmo tempo vislumbra o futuro descrevendo o livramento do povo de Deus do cativeiro Babilônico. Uma Igreja conectada conhece em profundidade o seu Deus. Nosso Deus é especialista em livramentos. O que levou Habacuque do vale ao monte de Deus foi sua compreensão da grandeza de Deus. Precisamos fugir da superficialidade espiritual deste século, em que sermões, cânticos e livros só visam o entretenimento de crentes rasos e imaturos.

CONECTADOS AFIRMAM A VONTADE DE DEUS

Habacuque viu a nação rumando para a destruição. Viu também a ética a moral, os bons costumes e, principalmente, o temor do Senhor, se esvairem. Um dos sinais da maturidade espiritual é ter fé em Deus, a ponto de esperar Ele trabalhar: “(…) Aquele que crer não foge” (Is 28.16). Creia somente, pois`Deus está trabalhando de forma pontual em sua vida.

CONCLUSÃO

1. Avivamento é conexão com o Altíssimo – não é ter uma religião de verão (apenas quando tudo vai bem, estou firme). Quem vive em constante avivamento, vive em constante oração.

2. Avivamento não diz respeito a arrepios constantes, mas sim a discernir os caminhos de Deus ao longo da vida e da história. Por isso, somos desafiados a estarmos conectados.

3. Avivamento é profundidade espiritual. É conhecer e crer que a vontade de Deus é soberana e é a melhor para minha vida.

PERGUNTAS INDUTIVAS

1. Habacuque foi extremamente conectado com seu tempo, contexto e, principalmente, com o Deus da obra. Você tem se sentido conectado a partir da oração, do jejum, da visão e da fé?

2. O que tem provocado desconexão com a obra de Deus em nossos dias?

3. Quais os princípios norteadores de conexão presentes em Habacuque?

Download