LIÇÕES

Guia de Células 14-05-23

De 14 maio à 20 maio 2023

Série: OS 7 MONTES DE INFLUÊNCIA DA SOCIEDADE

Isaias 2.2-3

INTRODUÇÃO: Hoje, estamos iniciando uma nova série de mensagens. Podemos, em síntese, afirmar: Nós, como cristãos/ãs, precisamos ser relevantes na sociedade humana. Que a Igreja se levante como um referencial dentro dessas áreas que são os sete pilares, entre os quais atuam os formadores de opinião, em que a sociedade se encontra alicerçada. Nos últimos dias, o Monte da casa do Senhor se levantará sobre os demais montes e entre eles fluirá a vida de Deus. Vá a cada uma dessas áreas e seja sal e luz. Você será equipado para ser um agente de transformação em sua área de atuação. “Como eu posso atuar neles?” A atuação nos “7 Montes” é, de maneira simplificada, expressar a glória de Deus onde quer que você exerça qualquer tipo de função. Assim, se você é um economista, um pedagogo, um pintor, um cantor, um cientista, um pedreiro, montador, que Deus seja o centro de tudo aquilo que você desenvolver em sua área de atuação. Que o Senhor seja resplandecido, assim como os Seus ensinamentos, em tudo aquilo que você faça.

Muitas pessoas debatem a ideia de transformação da sociedade e mudança de cultura. Grande parte delas acredita que as culturas são transformadas de baixo para cima e que para “mudar o mundo” precisamos da maior quantidade de gente possível, com os valores corretos e fazendo melhores escolhas. Sem dúvida, valores corretos e melhores escolhas são essenciais, mas essa é apenas uma parte da solução. A sociedade é transformada quando as redes de líderes das diferentes áreas de influência trabalham em conjunto para um objetivo comum.

Entendendo que os ensinamentos bíblicos vão muito além da salvação, percebemos que a bíblia é o melhor manual para todas as áreas de nossa vida. Não existem melhores ensinamentos para nossa vida financeira do que a os ensinamentos bíblicos. Da mesma forma, isso se aplica às 7 esferas de influência da sociedade: Família – Lar; Religião– Igreja; Educação –Escolas; Governo –Política; Mídia – Comunicações; Artes – Entretenimento e esportes; Economia – Negócios e Finanças.

O QUE É FAMÍLIA?

Deus, desde o Éden, possui um plano central para a família: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gn 1:27). O Deus amoroso e bondoso, mesmo sendo completo em si mesmo, pois Ele não precisava criar o Universo para ser mais ou menos Deus, em amor criou homem e mulher, macho e fêmea,  para lhes conceder uma família, Todo pai quer que seus filhos se casem e que gerem filhos/as. Sonhamos com uma casa onde toda a nossa família possa frequentar e se alegrar. Família é um presente de Deus!

“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra” (Gn 1:28).

1. A FAMÍLIA É A CÉLULA MATER DA SOCIEDADE

O Cristão entende que a família é a instituição fundamental da sociedade; a família nasceu do coração do próprio DEUS. A família deve ser um local seguro para o crescimento espiritual. Na história, encontramos grandes homens e mulheres de Deus, que foram moldados por uma família bem estruturada. Foi o caso de John Wesley, que teve sua vida impactada pela dedicação a Deus de sua mãe Suzana Annesley Wesley. “Portanto, não sois mais estrangeiros, nem imigrantes; pelo contrário, sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus” (Ef 2;19). É fundamental que as famílias invistam na saúde emocional de seus filhos, contribuindo para a prevenção de depressão, estresse, ansiedade, fobias, agressividade, entre outros transtornos psicológicos. Ou seja, a família precisa estar atenta e disponível para favorecer o desenvolvimento físico, intelectual e emocional de seus filhos.

“Como podemos ser uma família segundo os padrões bíblicos nos tempos atuais, onde muitos tentam influenciar dizendo que a bíblia precisa ser reescrita ou que é um livro retrógrado?”

2. FAMILIA É LOCAL DE ALIANÇA

A bênção sobre a vida de Abraão e sua família tinha o propósito de abençoar todas as outras famílias da terra. Esse padrão de propósito familiar é recorrente na Palavra, assim como na vida de Noé: “Porque vou trazer um dilúvio de águas sobre a terra para destruir todo ser em que há fôlego de vida debaixo do céus; tudo que há na terra será destruído. Mas com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca, você e os seus filhos, a sua mulher, e as mulheres dos seus filhos. “ Gênesis 6.17-18 Ao anunciar o dilúvio,  Deus chama Noé e lhe oferece livramento. Não apenas para ele, mas para todos os seus. O mesmo acontece com Ló, em Gênesis 19.12-17. O Senhor oferece misericórdia e salvação não só a um indivíduo, mas à sua família.

“Como podemos honrar a aliança que o Senhor tem conosco em família?”

3. DECLARANDO A BENÇÃO

Salmos 144.12-15

Esta é uma oração declaratória das bênçãos do Eterno sobre os nossos filhos/as e, consequentemente, sobre a nossa sociedade, pois uma geração forte, abençoada, inteligente, próspera terá unção para gerar transformação na sociedade humana. Aguardamos ansiosamente pela volta do Cristo da Fé, porém não podemos achar que os braços devem estar cruzados; pelo contrário, enquanto estivermos na face da terra é necessário influenciar e, influenciar,  para nós,  é ser:  “Vocês são o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens” (Mateus 5:13).

Jesus disse isso aos seus discípulos. Se você ama Jesus e entregou sua vida a ele, você também é um discípulo. Por isso, também é chamado para ser sal da terra. Um pouco de sal transforma a comida toda! Da mesma forma, você foi chamado para dar sabor ao mundo à sua volta. Você pode transformar a vida de outras pessoas, refletindo o amor e o poder de Jesus. Em tudo que diz e faz, você pode ser uma bênção! Você não precisa de muitos dons, ou muito dinheiro. Basta uma pitada de sal para mudar completamente o sabor da comida. Até as menores ações que refletem Jesus podem fazer uma grande diferença.

CONCLUSÃO

1. Família é uma dádiva de Deus para nós.

2. Cuide de sua casa, pois é um privilégio possuir uma família. “Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente” (I Timóteo 5:8).

3. Prepare os seus filhos e os lance para fazer diferença: “Como flechas na mão do guerreiro são os filhos nascidos na sua juventude” (Sl 127:4).

Download