LIÇÕES

Guia de Células 16-04-2023

De 16 April à 22 April 2023

Série: A3 – Tempo de Adoração, Acolhimento e Avanço

AVANÇAR SEMPRE, RETROCEDER NUNCA ISAÍAS 54:1-8

INTRODUÇÃO: Mesmo quando tudo diz que não, o bondoso Deus nos convida a confiar exclusivamente Nele e esperar grande restauração. Neste texto de Isaías, Deus ativa seu povo a olhar para frente. Isto é, o povo santo de Deus não poderia olhar somente para o umbigo; nosso Deus é o Senhor da Esperança e Ele nos convida a sonhar. Somos convidados a fazer parte da família de Deus.

A morte de Cristo proporcionou a Jerusalém uma amplitude muito maior. Os terrores do cativeiro na Babilônia seriam superados, porque agora pessoas de todas as tribos, línguas, raças e nações viriam adorar o Senhor nos seus muros. Nem mesmo a morte entrará em seus muros, pois falamos agora não de uma vidinha, mas sim de Zoe – Vida Plena, Abundante e Eterna em Cristo. (Isaías 54:13-14).

1. VENCENDO A ESTERILIDADE ESPIRITUAL

1.2 Em Israel, uma mulher estéril caía em desgraça, pois os filhos ajudavam nas tarefas familiares e

amparavam os pais em sua velhice. Qual é o futuro de uma igreja que não sonha com almas?

1.3 A falta de fertilidade era sinal de desonra, maldição, falta da bênção de Deus. A Igreja de Deus é o Novo Israel e necessita de sonhar com almas. O clamor de Raquel deve ser o nosso clamor: “Dá-me filhos, senão eu morro” (Gen 30,1). Sempre achei essa frase de Raquel, esposa de Jacó, muito exagerada. Pensava que não era para tanto. Hoje, consigo compreender melhor a angústia no coração daquela mulher. Ela era estéril e desejava profundamente ter um filho. Você tem clamado por almas?

1.4. Infelizmente muitas de nossas Igrejas estão usando anticoncepcional espiritual. A falta de amor às almas, compromisso com treinamento ministerial, apatia espiritual, monumento ao clericalismo são anticoncepcionais que inviabilizam o crescimento da Igreja. Eu sonho com 300 células, 3.000 discípulos/as e aquisição de uma Arena da Ressurreição em Juiz de Fora. Como podemos realizar esse sonho juntos?

1.5. Quando Ana não podia ter filhos, ficou arrasada, mas quando o Senhor abriu sua madre, ela cantou alegremente (I Sm 1:1,2,10).

2. É TEMPO DE GERAR FILHOS

2.1. A fecundidade traz de volta a ALEGRIA! Precisamos olhar fixamente para a Cruz do Ressurreto e clamar por fecundidade. Como um nômade que tem tantos filhos/as, que precisa ampliar sua tenda para acomodar todos eles, os descendentes de Israel aumentarão e até mesmo se estabelecerão nas cidades de nações estrangeiras, porque não haverá espaço suficiente para eles na terra natal. Essa benção é descrita na Pesca Maravilhosa (Lucas 5:1-10). Outros barcos serão necessários para comportar o número de peixes. Estamos disponíveis para gerar filhos e filhas espirituais? Como podemos gerar filhos e filhas espirituais?

3. DEUS QUER GERAR PERTENCIMENTO

O servo de Deus não precisa ter medo da desgraça, pois não estará mais desolado e desamparado como uma viúva. Deus, como um marido, cuidará de sua esposa, que é seu povo. Você confia no cuidado de Deus? Você se deixa ser cuidado por Ele?

CONCLUSÃO: 1. Deus quer nos dar esta cidade. Juiz de Fora é do Senhor Jesus, porém precisamos capacitar-nos e comprar a visão que Deus tem nos dado. Uma Igreja Grande para Impactar e em Células para Amar, Cuidar e se Importar. 2. Vamos parar o uso de anticoncepcionais espirituais que tem atrapalhado a grande colheita que Deus tem para nós. 3. Vamos pertencer, conectar-nos  mais e mais, pois somos mais que vencedores em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

Download