LIÇÕES

Guia de Células 18/09/22

De 18 setembro à 24 setembro 2022

SÉRIE V: TEMPO DE CRESCIMENTO

ESTUDO III – TEMPO DE RESTAURAR A ALEGRIA

Texto base: Fl 1.12-30

INTRODUÇÃO

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!” (Filipenses 4.4). Como está a alegria do teu coração? Alegria (CHARA) aparece 5 vezes (Filipenses 1.4). E o verbo ‘Regozijai-vos’ (CHAIREIN) 11 vezes. Isso tem todo um sentido, indica diretamente de onde vinha a satisfação de Paulo.

– PARA QUE SEJA RESTAURADO O TEMPO DE ALEGRIA EM SUA VIDA:

1. ENCARE AS SITUAÇÕES CONTRÁRIAS COM UMA PERSPECTIVA POSITIVA:  Filipenses 1.12-14

Todos souberam que Paulo estava na prisão somente por causa de sua opinião em Cristo e por ensinar o evangelho, não sendo um criminoso. Roma era o centro da filosofia e das ideias do mundo. Todas as ideias e tendências vinham de lá! Claro que isto chamou a atenção dos mais cultos. Nesse tempo, as autoridades romanas não consideraram ser uma acusação séria, nem por Pilatos e nem por César, por isto quando ele apelou foi deferido seu pedido. Agora ele podia pregar para a guarda pretoriana (homens importantes e influentes).

a. A prisão trouxe EVIDÊNCIA ao evangelho: v. 13

Era costume daquele tempo que um prisioneiro fosse guardado por um soldado, substituído a cada quatro horas. Veja esta declaração no final da carta: Filipenses 4.22. Todo mundo do palácio estava se convertendo! A nata dos mais chegados a César. Com a prisão de Paulo, o evangelho chegou “por cima” na Europa.

b. A prisão trouxe MOTIVAÇÃO e determinação para a igreja: v. 14

Não somente o evangelho, que está crescendo e sendo espalhado por Paulo através de seus contatos na prisão, mas seus esforços eram multiplicados fora da prisão também. A fé, a confiança, e a paciência de Paulo, apesar de sua prisão, ajudaram os crentes e companheiros a tornarem-se mais confiantes no Senhor. A confiança de Paulo veio de duas fontes: humana e divina. A fé, a confiança, e a paciência de Paulo, apesar de sua prisão, ajudaram os crentes e companheiros a tornarem-se mais confiantes no Senhor.

2. MANTENHA SUA ATENÇÃO NA EXPANSÃO DO REINO: Filipenses 1.15-18

Alguns cristãos servem pelas razões erradas. Mas, que importa? Isto não é seu problema, isto é um assunto de Deus. Não fique preocupado com a forma com que o evangelho está sendo pregado, preocupe-se em pregar o evangelho.  Alegre-se porque Cristo está sendo pregado, este é um conselho sábio deixado por Paulo.

3.  NUNCA FECHE SEU CORAÇÃO PARA ALEGRIA: Filipenses 1.18a-19

“Não importa o que aconteça, continuarei a me alegrar!”. Paulo focou na providência e não no problema. Esteja certo de que nem Deus, ou a igreja de Cristo são culpados pelas nossas perdas. Você toma decisões diariamente e livremente, você precisa ser responsável pelos resultados e consequências sejam elas quais forem. Paulo foi preso não porque era um criminoso, sim por ser um homem de Cristo, um cristão! Mesmo assim, ele não irou-se contra Deus, porque estava apenas pregando o evangelho, ele não processou a igreja porque estava a serviço dela. Ele guardou bem seu coração!

Esse é o paradoxo entre a alegria e o sofrimento: Deus é sempre bom e está no controle o tempo todo. Guarde o seu coração perto de Deus! Deus prendeu Paulo por 2 anos, antes de sua morte, para espalhar o evangelho por toda Europa através da comunicação escrita e testemunhos pessoais. O que você vai fazer com sua prisão e suas contrariedades?

4. ASSUMA UM COMPROMISSO DE TESTEMUNHO ACIMA DE TUDO:  Filipenses 1.20-21

Para nós o morrer não é lucro, porque nossa vida é muito boa e confortável. Paulo não teve nenhum interesse em sua própria reputação ou sucesso; tinha dedicado sua vida para glorificar o seu Deus. Compreendeu que Deus estava sendo glorificado, mesmo enquanto ele estava em correntes. Então Paulo decidiu alegrar-se. Ou seja, dizer morrer ou viver, era a mesma coisa.

5. ESTEJA SEMPRE DISPOSTO A PAGAR O PREÇO DA VONTADE DE DEUS: Filipenses 1.23-24

Paulo estava pronto para morrer e estava pronto para viver. E você? Veja bem que ele afirma que morrer seria o melhor (devido a certeza da sua fé de estar com Cristo na eternidade), mas também ele demonstra amor. Legado do testemunho de Paulo: FÉ e AMOR. Esperando a sentença final, ele só consegue ter em seu coração estes dois sentimentos. Aleluia!

As últimas palavras de Paulo (v. 27) abordam 4 questões fundamentais para a igreja crescer de forma saudável, através de discípulos saudáveis:

– Sejam dignos do evangelho. Aqui ele fala de CARÁTER.

– Permaneçam firmes num só espírito. Aqui ele fala de UNIDADE.

– Permaneçam unânimes lutando. Aqui ele fala de MINISTÉRIO.

– Permaneçam lutando pela fé evangélica. Aqui ele fala de DOUTRINA.

Você precisa estar consciente de que, se assim viver, nem você e nem o evangelho morrerá com sua morte.

6. JAMAIS DEIXE SE INTIMIDAR POR UMA SITUAÇÃO DIFÍCIL: Filipenses 1.28-30

Seja enfrentando: situações, pessoas, instituições, forças do mal, pregue o evangelho. Encare e faça sua parte com ousadia, determinação e coração. Não deixe que ninguém te cale, você é um soldado de Cristo, guerreiro, valente. Fique com sua opinião formada com relação à fé, jamais se envergonhe da Palavra, nunca se cale ou negocie a Palavra da Verdade, que é o poder de Deus para salvação de todos nós. Nunca tenha vergonha de ser um discípulo de Jesus!

CONCLUSÃO:

Paulo poderia ter se tornado deprimido, desanimado ou desiludido. Poderia ter se fechado no desespero. Pelo contrário, considerou seu aprisionamento como sendo providenciado por Deus. A prisão não era o melhor lugar, mas foi lá que Deus o colocou. Alegre-se por estar onde você está, você está aí onde está para servir, então sirva com alegria, independente do lugar, das pessoas e das circunstâncias que o cercam. Deus trouxe esta Palavra de Vida para você hoje! Paulo nunca mudou o seu estilo de vida cristã porque sua situação de vida mudou. Mas sua liderança inspirou muitas outras pessoas a compartilhar do evangelho. Sua coragem dissolveu outros medos. Decida o que você fará com sua vida e influência.

Download