A ADORAÇÃO COMEÇA NO CORAÇÃO
Lucas 7.36-50
Introdução: Toda entrega começa no coração. Assim , podemos dizer que a adoração começa no coração. Tudo tem a ver com a essência do ato, com a forma como damos e nos entregamos a Deus em adoração. Podemos dizer que a adoração é uma resposta ao amor de Deus por nós, uma atitude de um relacionamento com Ele. A adoração quebra barreiras !Todos nós temos a capacidade de entregar o nosso melhor a Deus em adoração. Em Lucas 7.36-50 é relatado sobre uma mulher que quebrou barreiras, entregou- se em adoração e sua vida foi transformada.
1. Um ato de adoração – Vs. 36-39.
Jesus é convidado para um banquete na casa de um fariseu. Chegando à casa do fariseu, tudo está ocorrendo normalmente. Porém, em um determinado momento, uma mulher entra no recinto. A Bíblia deixa bem claro que era uma mulher pecadora. Ela está disposta a oferecer o seu melhor para Jesus, em um ato de adoração. O que nós estamos dispostos a oferecer para Jesus hoje? Um cântico, uma oferta? O que Deus deseja de um adorador é o seu coração.
2. A verdadeira adoração gera desconforto aos religiosos – V39.
A adoração daquela mulher gerou desconforto ao fariseu, pois ela não fez algo segundo os padrões religiosos. Os religiosos não conseguem entender o que é a verdadeira adoração, pois não estão dispostos a se lançar aos pés de Jesus ; sendo quem verdadeiramente são, não estão disposto a quebrar os protocolos. E quando alguém a sua volta faz isso, a religiosidade os leva a criticar aquele que está adorando.
3. Somente quem entende que foi perdoado está disposto a adorar ao Senhor verdadeiramente e entregar-se por completo – Vs 40-50.
Somente aquela mulher sabia o que Jesus podia fazer em sua vida. Ela sabia quem ela era, mas Jesus a conhecia verdadeiramente e sabia qual era a intenção de seu coração. Jesus sabe qual é a intenção de nosso coração quando nos lançamos aos seus pés. Deus quer verdadeiros adoradores e não aduladores. O adulador não quer adorar, quer apenas adular. Eles querem apenas o que Deus pode oferecer. Nunca estão dispostos a oferecer o seu coração.
4. O verdadeiro adorador se entrega por completo, inclusive o seu coração!
Ele não está preso a dogmas religiosos, às riquezas deste mundo. A única coisa que lhe importa é a presença do Senhor e o propósito que Deus tem para sua vida. Ele não precisa de um ambiente preparado para adorar ao Senhor; ele mesmo cria esse ambiente. A mulher do texto não adorou no templo, mas provocou ali , um ambiente de adoração.
Conclusão: Adoração começa no coração de cada pessoa que entende a necessidade de adorar a Deus em espírito e em verdade (João 4.23) . Deus está mais interessado na condição de nosso coração diante dEle, do que na posição de nossas mãos. Ele está mais interessado na sinceridade de nossos corações, do que em nossas vozes. O Senhor não está somente procurando por adoração, mas por verdadeiros adoradores; está à procura de pessoas que se entreguem a Ele de todo coração.
O desfecho da narrativa se dá com uma mulher saindo dali realizada, pois conseguiu oferecer para Cristo uma adoração sincera de coração, um culto racional, experimentando a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12.1-2).