De 26 de março à 01 de abril de 2023
Avançar é preciso
Texto base: Efésios 1.13-14; Efésios 2.6; Colossenses 3.3
Introdução
Avancem!
Ao se deparar com este convite ou esta convocação, algumas perguntas podem e devem surgir:“Avançar para onde?”“Como?”“Por quê?” É muito importante conhecer estas respostas a fim de avançar de maneira saudável e madura. Do contrário, não chegaremos a lugar algum; ou pior, machucaremos a muitos e nós mesmos.
Logo, uma fundamentação é necessária para responder a estas perguntas e, então, conseguir avançar. Vamos trabalhar hoje a redenção, com vistas a entender a integralidade desta obra e perceber que devemos avançar ao estabelecimento do Reino dos céus.
Vamos lá:
1 – Para o onde vamos avançar? Para onde levaremos aqueles a quem Deus tem nos confiado?
a) Segundo Colossenses 3.1-3, aqueles que creem em Jesus já estão guardados, escondidos em Deus, e é pra lá que vamos conduzir aqueles a quem Deus nos confiar.
b) O que significa estar escondido em Deus? Existe algum lugar mais seguro? O que, ou quem poderá nos tirar deste lugar (João 10.27-30)?
Estar escondido em Deus não se refere a um lugar físico, a uma igreja, a um altar ou uma religião. Estar escondido em Deus se trata de um estado, de uma consciência sobrenatural de pertencimento, de segurança, de presença.
2 – Já entendemos que avançaremos para o próprio Deus, estamos escondidos em Deus, refugiados Nele. Mas como vamos avançar?
a) Vamos ler Efésios 2.1-10. Estávamos mortos em nossos pecados.Mas, quando aceitamos a Jesus, recebemos a vida Dele e também nos assentamos com Ele nas regiões celestiais. Ou seja, quando aceitamos a Jesus, também nos tornamos participantes de sua nova realidade (Efésios 2.6 e 1ª Coríntios 6.17).
b) Qual é a atual realidade de Cristo (Efésios 1.20-23)? Jesus está assentado numa situação de domínio e autoridade, certo?! Agora, qual a nossa atual realidade?
c) Estamos vivendo de maneira condizente com aqueles que estão assentados com Cristo ou ainda vivemos abaixo deste potencial? Lembre-se, estamos revestidos de autoridade e poder em Cristo. Por que Cristo confiou a nós tanto poder e autoridade (Mateus 28.19-20; João 14.12; 2ª Coríntios 5.18-20)?
d) Diante do que foi colocado, como podemos nos posicionar em nossa família, trabalho, vida e missão da igreja?
3 – Conclusão
a) Estamos escondidos em Deus, lugar seguro e nada poderá nos tirar deste lugar. É para lá também que vamos levar aqueles a quem Deus tem nos confiado.
b) Estamos com Cristo, assentados nas regiões celestiais, com vistas a exercer domínio e autoridade. Deus confiou a nós o ministério da reconciliação e vamos exercê-lo na autoridade do nome de Jesus.