LIÇÕES

Guia de Células 30-04-23

De 30 abril à 06 maio 2023

Estudo Célula – Série – A3 Adoração – Acolhimento – Avanço

É TEMPO DE AVANÇAR – ISSO SE DÁ POR FÉ E SACRIFÍCIO        Gênesis 22.1-14

INTRODUÇÃO: “Percebi algo que causou um grande impacto em meu ser: Jesus foi uma semente plantada por Deus. Por intermédio dEle, o Senhor concebeu que cada ser humano iria tornar- -se uma nova criatura, vivendo pela lei maior da GRAÇA por intermédio da fé. Jesus é a Aliança divina de bênção para cada ser humano; nEle está firmada uma parceria de bênção com o Pai. Uma dessas sementes consistiria em doar algo meu, assim como Deus abriu mão de Seu Filho, a “semente de Davi”. Por meio disso, eu esperaria que o Senhor a multiplicasse, mesmo que fosse necessário um milagre. A ideia da semente da fé nasceu no meu coração no dia em que eu percebi que tudo quanto Deus faz começa com uma semente. Ao longo dos anos, as expressões parceria com Deus pelo pacto da bênção e semente da fé tornaram-se sinônimas para mim” (Oral Roberts em seu Livro – O Milagre da Semente de Fé). Assim aconteceu no Antigo Testamento com aquele que é chamado de Pai da Fé. Abraão foi desafiado por Deus a dar o seu melhor, uma semente de Fé e ousadia.

1.AVANÇAR REQUER DE NÓS MATRÍCULA NA UNIVERSIDADE DA FÉ

Segundo Soren Kierkegaard “Fé é um salto no escuro”. Eu descordo em gênero, número e grau, pois para mim FÉ é um Salto em direção ao Sol da Justiça. Muitas vezes ficamos com a vista parcialmente ou totalmente ofuscada pelo grande esplendor da Glória de Deus, porém saltamos em direção à Luz, ao Sol da Justiça, Jesus, Filho de Deus. Abraão matriculou-se na principal Universidade: a Universidade da Fé. “O Justo viverá pela fé” (Hb 2:4).  Quem tem fé exerce a obediência mesmo diante dos ventos contrários. Como podemos exercer nossa fé diante das lutas?

2.AVANÇAR NA UNIVERSIDADE DA FÉ E ESTAR PRONTO PARA AS PROVAS

Você está disposto a dizer “eis-me aqui Senhor”?

Na Universidade da Fé, precisamos periodicamente passar por provas. De outra forma não saberemos onde estamos em termos espirituais.  Abrão passou por várias provas em sua vida, mas permaneceu fiel ao Senhor exercendo sua fé. Abraão passou por várias provações. Poderíamos enumerar muitas, porém a sua fé em Deus fez supera-las.

Precisamos de distinguir as tentações e provações – isso é muito simples. As tentações vem dos desejos dentro de nós (Tg 1:12-16); as provações vem do Senhor, o qual tem um propósito específico para cumprir.

Segundo o psiquiatra M. Scott Peck: “Uma vez que sabemos e que aceitamos que a vida é difícil; uma vez que sabemos e que aceitamos isso, então a vida deixa de ser difícil”. Essa é a primeira Lição que devemos aprender na Universidade da Fé. Espere provas de Deus, pois a vida cristã é gostosa, porém desafiadora.

3.AVANÇAMOS QUANDO NOS FIRMAMOS NA PROMESSA E NÃO NOS PORQUÊS

Nossa fé não é verdadeira enquanto não suportamos aquilo que aos olhos humanos é insuportável; e não conseguimos esperar aquilo que a ciência, a tecnologia, o secularismo diz ser impossível. A Promessa sempre está na dimensão do improvável, do não factível, do impossível. Abraão ouviu a Palavra, a Ordem de Deus e imediatamente obedeceu. Ordens Divinas são respondidas por fé e não por desculpas ou dúvidas.

Desafios são respondidos de forma imediata por fé; Deus não nos pede qualquer coisa, e sim algo que nos custe alguma coisa. Quando Deus nos manda uma provação, sempre nossa primeira reação é perguntar: “Por que, Senhor?” E depois: “Por que logo eu?” Você está disposto a obedecer o Senhor em todas as áreas de sua vida? Líder, dê um exemplo de uma área em que você tinha dificuldade, mas venceu em obediência.

4.AVANÇAMOS QUANDO SOMOS APROVADOS NA UNIVERSIDADE DA FÉ

De um lado do monte subia o menino e Abraão, mas, do outro lado, a Provisão, o Cordeiro. Creio que foi a caminhada mais difícil na vida de Abraão: “Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito (Hb 11:17). Este texto é uma declaração clara contra Moloque. O Deus de Israel é contra o sacrifício de crianças, a apologia ao aborto e, qualquer tipo de violência conta crianças é sacrifício a Moloque e é abominável aos olhos de Deus e da sua Igreja.

Deus proibiu por completo a adoração a Moloque, especialmente o sacrifício de crianças (Levítico 20:2-5).

Deus provê nossas necessidades no lugar indicado por ele – aqui é Moriá – geografia onde Deus provê. Deus supre as nossas necessidades para que glorifiquemos o seu Santo Nome. Quem governa as nossas vidas é o Pai Nosso.

CONCLUSÃO

1.​Matricule-se hoje na Universidade da Fé;

2.​Vença as Provas com atitudes de Fé;

3.​Olhe para as promessas e não para o campo das dúvidas e questionamentos;

4.​Se já houve duas pessoas sofredoras que revelaram Jesus Cristo foram Abraão e Isaque no Monte Moriá. A imagem remete ao Pai, Filho e a Cruz é um dos símbolos mais antigos de Cristo encontrado no Antigo Testamento. Jesus disse: “Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o meu dia, viu-o e regozijou-se” (Jo 8:56). No nascimento miraculoso de Isaque, Abraão viu o dia do nascimento de Jesus Cristo. E no casamento de Isaque (Gn 24), viu o dia da volta de Cristo para buscar a sua Igreja, a noiva. No monte Moriá, porém, quando Isaque estava disposto a colocar-se no altar, Abraão viu o dia da morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Eleve os seus olhos para o Senhor e creia que a provisão de que você necessita o Senhor proverá, mas, para que isso aconteça, ande em obediência ao Senhor.

Download