LIÇÕES

Guia para Células 02-02-25

De 02 February à 08 February 2025

EM TEMPO DE ALIANÇA, EDIFICAMOS NA DINÂMICA DO REINO DE DEUS.

TEXTO BASE: I Co 3:10-17

INTRODUÇÃO:

De acordo com a explicação e interpretação habitual, essa passagem descreve a edificação da vida do cristão/ã sobre o alicerce, que é Cristo. Mas, alguns usam materiais de boa qualidade, enquanto outros usam materiais de qualidade inferior. O tipo de material que utilizamos determina de forma pronta a recompensa que teremos.

Paulo fala aqui sobre a edificação da Igreja Local, o Templo de Deus (I Co 6:19-20). O cristão individual é Templo de Deus, habitação do Espírito Santo, mas não Igreja, pois não existe Igreja, sozinho. Eclésia é Assembleia convocada; só podemos ser Igreja no prisma da vida em comunidade: precisamos estar, pertencer, edificar juntos. “Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali eu estarei no meio deles” (Mateus 18:20).

1.​A ALIANÇA E A COMUNIDADE LOCAL

1.1.​ Em Efésios 2: 19-22, a Igreja toda é comparada ao Templo de Deus. Paulo ressalta a importância de edificarmos juntos e, um dia, Deus julgará as obras relacionadas à vida na perspectiva da Congregação Local. “E qual seja a obra de cada um o próprio fogo a provará” (I Co 3:13).

1.2.​ Deus se preocupa com o modo como a edificamos. A Igreja não é do pastor ou da denominação. Ela é a Igreja de Deus. “Edifício de Deus sois vós” (I Co 3:9). A fim de construir a Igreja Local de acordo com o que Deus deseja, é preciso cumprir certos requisitos.

2.​NA PERSPECTIVA DA ALIANÇA, EDIFICAMOS SOBRE FUNDAMENTO APROPRIADO

2.1.​ Esse alicerce é Jesus Cristo. Quando Paulo foi a Corinto, decidiu pregar somente “a Jesus Cristo e este crucificado” (I Co2:1-2);

2.2.​ Assim é lançado o único fundamento duradouro, eterno, a mensagem da Igreja é Cristocêntrica. Não podemos construir a Igreja sobre pastores famosos, shows, espetáculos. Os Coríntios enfatizavam muito as personalidades – Paulo, Pedro, Apolo – quando na verdade deveriam glorificar somente a Cristo.

2.3.​ O alicerce é lançado pela proclamação do evangelho de Jesus Cristo. Um ministério sem o genuíno alicerce pode ser bem sucedido por algum tempo, mas em breve apresentará trincas profundas e irá desabar, pois a Igreja só prevalece sobre a Rocha que é Jesus Cristo.

3.​NA PERSPECTIVA DA ALIANÇA, DEVEMOS USAR MATERIAIS NOBRES

3.1.​ Paulo descreve dois tipos opostos de materiais: De um lado – OURO, PRATA E PEDRAS PRECIOSAS X MADEIRA, FENO E PALHA.

3.2.​ O que Paulo, por intermédio do Espírito Santo, quer ministrar à Igreja Central neste intróito do ano de 2025? Não está falando de pessoas, pois os cristãos/ãs são “como pedras que vivem” (I Pe 2:5).

3.3.​ Deus aqui fala sobre doutrinas da Palavra de Deus, conteúdos essenciais do Reino de Deus. A Palavra é alimento para a família, semente para o campo e construção de material para o templo.

3.4.​ O Livro de Provérbios apresenta a Sabedoria da Palavra de Deus como um tesouro que devemos proteger e no qual devemos investir na nossa vida (Pv 3:13-15; 2:1-5, 8:10-11).

3.5.​ Muitos querem edificar a Igreja a partir da Sabedoria deste mundo – conhecimento descartável que não passa pelo fogo: madeira, feno e palha.

3.6.​ Devemos edificar a partir da Sapiência do Cristo da Fé, pois é Ouro, Prata e Pedras Preciosas.

3.7.​ Se edificarmos nossas células, nossos ministérios, com materiais passageiros, efêmeros, transitórios, Deus nos destruirá! (I Co 3:16-17). Isso não significa condenação eterna, pois I Coríntios 3:15 garante que todo que trabalhar nesta obra será salvo, mesmo que perca a recompensa. Amy Carmichael, missionária veterana na Índia afirmava: “Nossa obra jamais chegará a lugares mais profundos do que o que nós mesmo alcançamos”. Se não edificarmos nos valores certos, acabaremos demolindo nossa própria vida.

3.8.​ Campbell Morgan dizia que o segredo de seu sucesso no púlpito era: “Trabalho, trabalho árduo e, depois mais trabalho”. Não existe sucesso antes de trabalho, a não ser no dicionário.

4.​NA PERSPECTIVA DA ALIANÇA, SÓ PODEREMOS EDIFICAR COM UM PROJETO APROPRIADO E APROVADO PELO SÁBIO ARQUITETO

4.1.​ Algumas pessoas ficam admiradas quando afirmamos que a Igreja não é uma Empresa; os negócios desta terra são administrados a partir das leis desta terra, porém a coisas de Deus são mais altas e devem ser administradas a partir da orientação dos céus;

4.2.​ A Sabedoria do mundo é para o mundo, a Sabedoria de Deus é para o Reino de Deus.

4.3.​ O mundo depende de promoção, prestígio e da influência do dinheiro e das pessoas importantes. A Igreja depende da oração, do poder do Espírito Santo, da humildade e do sacrifício do serviço.

4.4. ​A Igreja que visa apenas as coisas terrenas, pode ser bem sucedida diante dos homens, porém quando passar pelo fogo será transformada em cinzas.

4.5.​ Deus tem um chamado para cada congregação (Fl 2:12-13). Assim sendo cabe à liderança da Igreja buscar sabedoria nos céus.

4.6.​ A sabedoria humana só conduz à vaidade, mas a de Deus revela coisas profundas (I Co 3:19, I Co 3:20, Jó 5:13).

CONCLUSÃO:

1.​ Temos que entender que não podemos nos gloriar em homens. Se assim fizermos, dividiremos a Igreja de Cristo (I Co 4:6).

2.​ Lembremos que nosso fundamento e nossa aliança estão na pessoa bendita de Jesus Cristo.

3.​ Sabemos que é inevitável termos referências pessoais, porém elas não podem ser fonte de discórdia e divisão na vida e missão da Igreja.

4.​ Estamos edificando uma Igreja em Sabedoria Divina; assim, a mesma não será transformada em Cinza.

Download