SÉRIE: “Sete Montes de Influência da Sociedade” -MONTE DO GOVERNO: POLITICA – Provérbios 29:2
INTRODUÇÃO: Em toda nação que visito, ouço a queixa comum de que há muita corrupção no governo. Em alguns países, os males da corrupção no governo são tão profundos e sistêmicos que, dificilmente, passa um dia sem que os cidadãos dessas nações se sintam atormentados por sua liderança suja e corrupta. Margaret Thatcher, filha de um evangelista metodista, disse: “Jamais esqueça que não existe dinheiro público. Todo o dinheiro arrecadado pelo governo é tirado do orçamento doméstico, da mesa das famílias.” Ouça a Palavra de Deus. Parece que é o jornal desta manhã. Segundo Billy Graham, “A Bíblia é mais atual do que o jornal de hoje”. “Com as mãos prontas para fazer o mal, o governante exige presentes, o juiz aceita suborno, os poderosos impõem o que querem; todos tramam em conjunto” (Miqueias 7:3).
“Ai dos juízes injustos e dos que decretam leis injustas! Daqueles que não deixam haver justiça para os pobres, para as viúvas e para os órfãos! Sim, porque a verdade é que chegam até a roubar as viúvas e os órfãos!” (Isaías 10:1-2)
A Igreja é o Exército de Deus sobre a face da terra, somos discípulos de Jesus Cristo: (I João 3:8). É tempo da manifestação dos filhos/as de Deus, nos diferentes montes de influência da sociedade, para que o Reino de Deus seja estabelecido, construído, edificado na face da terra.
1. COMO SERÁ? Estamos lutando pelo que o próprio Cristo nos instruiu a orar: “Venha o teu Reino na terra como no céu” (Mateus 6:10). O Senhor está conduzindo-nos ao Espírito Santo, o qual é a nossa fonte essencial de capacitação e inspiração. A Bíblia é nossa maior inspiração e nossa única regra de fé e prática. Temos líderes governamentais como José, Moisés, Josué, Davi, Daniel, Ester, que nos deram excelentes exemplos, na terra, de como o governo funciona a partir do horizonte do céu. Nosso modelo é o céu, o Reino de Deus. A falta de justiça é consequência de parâmetros meramente humanos. Em nós mesmos, não encontramos justiça. Dizem as Escrituras: “Somos como o impuro – todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniquidades nos levam para longe (isaías 64:6).
2. SOMOS A LUZ DO MUNDO. A LUZ CONCEDE TRANSPARÊNCIA: É de pouco ou de nenhum valor ser uma democracia quando o próprio processo eleitoral é totalmente manipulado e contaminado. A democracia visa a que os seus representantes sejam escolhidos pelo povo. Somos fustigados a estudar autores do quais, sem contestação, declara-se não terem respeito pelos princípios da moralidade (…) Assim, o estudo da ciência, que deveria comunicar o Criador, acha-se tão misturado com as especulações e teorias humanas que propende para a incredulidade.
3. DEUS NOS CHAMA PARA A REFORMA DA NAÇÃO: “Reformar a nação, em particular a Igreja e ministrar a santidade bíblica por toda a terra”John Wesley.
Como Habacuque precisamos clamar: “Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia” (Habacuque 3:2). Vamos diminuir drasticamente a corrupção no governo, quando entendermos que necessitamos de filhos/as de Deus nesse lugar de influência. Cremos que do Monte de Deus virá a paz (Isaías 2:2-4). Entendemos claramente que o Reino é maior do que qualquer influência cristã, pois Ele usa quem Ele quer. Ciro é chamado no livro do Profeta Isaías de “servo de Deus”. Isso porque foi o instrumento que Deus levantou para colocar fim ao período de exílio dos judeus na Babilônia (cf. Isaías 44:28; 45:1; etc.). Por isso ele também é chamado por Deus de “seu ungido” e a Bíblia deixa claro que todo o poder alcançado por Ciro foi concedido por Deus (Isaías 45:1). Assim como Deus havia usado o rei Nabucodonosor para ser o seu instrumento de juízo sobre o povo rebelde, Ele também usou Ciro para ser o seu instrumento de livramento para o remanescente. Em ambos os casos, o que fica claro é o governo soberano de Deus conduzindo a história. Conforme escreveu o profeta Daniel, Deus é Aquele que “muda os tempos e as horas; Ele remove os reis e estabelece os reis” (Daniel 2:21).
CONCLUSÃO:
1. A Boa Notícia é que Deus está levantando um povo capaz de vencer o inimigo nos diferentes “Montes de Influência da Sociedade”. Deus está levantando hoje pessoas para fazerem parte desse grande “Mutirão Pró-Vida”.
2. Tudo começa com a nossa presença nas diversas instituições em nossas cidades, estados, nação.
3. Acredite em Cristo, não perca as esperanças e não fique parado, pois somos o Exército de Deus. O conhecimento, a solução vem do Monte da Casa do Senhor!