LIÇÕES

Guia para Células 03-08-25

De 03 August à 09 August 2025

TEMA – QUE HAJA PAZ

TEXTO – Lucas 10. 5-7

Introdução – Não é segredo para ninguém que o mundo precisa de paz. Os seres humanos não se entendem. Quantos lares vivendo em contendas. Quantas famílias estão vivendo em um pé de guerra. Quantos barulhos ensurdecedores temos ouvido pela falta de paz. Há uma urgência de clamarmos para que “haja paz”.

A ordem dada por Jesus aos setenta, que saíram em missão, ainda hoje, precisamos ouvi-la e colocá-la em prática no nosso viver diário. O mundo precisa de paz. O Senhor tem nos levantado como agentes da paz.

Vamos olhar ao redor: na sua família, no seu trabalho, na sua escola, na faculdade, no mercado, farmácia, lojas etc.

Deus tem nos colocado muitas vezes no lugar de barulho, gritaria, contenda, tormenta para que possamos usar da autoridade que Ele nos concedeu para mudar o ambiente e declarar que haja paz. Temos que chamar a paz para estes ambientes.

Não fomos chamados/as para incentivar confusões, mas, para ser um instrumento de Deus para fazer cessá-las.

Creio que essa série veio para nos despertar para vivermos a paz e sermos também agentes da paz.

Vamos aprender com Jesus que, diante de algumas situações em que o quadro era de desespero, perturbação, tristeza e tantos outros na Bíblia nunca ressaltou a adversidade, mas ministrava uma palavra para que a paz chegasse ao ambiente.

Quando Jesus encontrou com o homem de Gadara; quando encontra com a mulher cananeia; acalma a tempestade, na morte de Lázaro etc …  todos foram alcançados pela paz.

O que precisamos aprender com Jesus é que em meio ao “caos” precisamos declarar que “haja paz”, e não ressaltá-lo.

Na maioria das vezes, esquecemos de usar da autoridade que temos em Cristo Jesus, e de fazer o uso da Sua Palavra: “Aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai”. (João 14.12).

Temos autoridade e somos carregadores/as da paz e precisamos ministrá-la. Precisamos confiar no Príncipe da Paz, Jesus.

O que precisamos é tomar a atitude correta. Não fomos levantados/as para sermos incentivadores/as do caos, mas somos chamados/as para, com autoridade, declarar: “Haja Paz”.

Então, não aceite que prevaleçam dentro do seu lar ou no trabalho, faculdade, lojas, os que incentivam o caos, mas se posicionam como “agentes da paz”.

Quando a paz chega, vem cura, vem libertação, vem alegria, vem mansidão, vem salvação.

Quando a paz reina em nossa vida, exercemos a autoridade concedida por Jesus e não nos curvamos diante do caos, mas nos posicionamos e declaramos: Que haja paz!

Não permita que o inimigo tire você do lugar de comunhão com os seus. O nosso lar é lugar de proteção. Precisa ser lugar da presença de Deus.

O Senhor deu-lhe um lar, uma família para que a paz reine entre as suas paredes.

Se seu lar não tem sido um lugar de paz, tome uma atitude, posicione-se e declare com fé: Que haja paz! Não entregue seu lar de bandeja na mão do inimigo.

Não seja derrotado dentro do seu lar, lugar que Deus lhe deu autoridade para administrar.

O nosso lar precisa ser um lugar onde tenhamos prazer de chegar, porque a casa é lugar de paz.

Se desejarmos que haja paz em nossa cidade, primeiro precisamos que haja paz em nossa casa, em nossa família. Se há paz em nossas famílias, haverá paz na igreja e paz na cidade. A paz precisa reinar em nosso lar!

Download