LIÇÕES

Guia para Células 03-12-23

De 03 dezembro à 09 dezembro 2023

UMA GRANDE COLHEITA? QUEM DETERMINA TAMANHO DESSA COLHEITA?

“…aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura, com abundância também ceifará” (2 Co 9.6).

INTRODUÇÃO: Isso fala da colheita na exata proporção do plantio! Deus não impõe o quanto devemos plantar. Cada um semeia segundo propôs em seu coração. A decisão é nossa! Usamos da nossa vontade e poder de escolha para determinarmos o quanto semearemos. Não é Deus que decide o quanto eu semeio. Sou eu mesmo que faço a minha escolha e tomo a minha decisão. Contudo, ninguém colhe mais do que aquilo que semeou! Ao permitir que nós tomemos a decisão sobre o quanto plantaremos, Deus também deixou em nossas mãos o poder de determinarmos o quanto colheremos. Lógico que existem fatores ligados ao clima, porém no mundo espiritual somos fustigados a exercermos a nossa fé abundante na semeadura. “Daí, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo” (Lucas 6:38).

Nós mesmos determinamos o quanto plantamos. E, ao mesmo tempo, determinamos a colheita, pois ela sempre é proporcional à quantia de sementes que plantamos. Ninguém poderá dizer que Deus o forçou a plantar mais ou menos, mas também não poderá reclamar com Deus por não estar colhendo. Se quisermos “romper” na área financeira, no crescimento e multiplicação de células e de ministérios precisamos de andar na bênção do Senhor, teremos que plantar mais.

1. CEIFAMOS NA MEDIDA QUE SEMEAMOS

Gosto da afirmativa: “Ore como se tudo dependesse do Senhor e trabalhe como se tudo dependesse de você”. Nós mesmos determinamos o quanto plantamos. E, ao mesmo tempo, determinamos a colheita, pois ela sempre é proporcional à quantia de sementes que plantamos. Uma Igreja que quer avançar necessita investir muito em semeadura. Se quisermos “romper” na área financeira, no crescimento e multiplicação de células e de ministérios, precisamos de andar na bênção do Senhor, teremos que plantar mais.

O agricultor que planta muitas sementes terá maior possibilidade de colher uma safra abundante. O investidor que comprar mais ações terá maior colheita de dividendos. Sempre que somos tentados a nos esquecer desse princípio, devemos recordar o que Deus demonstrou para conosco: “Aquele que não poupou o seu próprio filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? (Rm 8:32). Deus é um doador generoso. Assim sendo, generosidade é princípio. Qual é o seu nível de semeadura?

2. SEMPRE SEMEANDO

Para o agricultor, a motivação faz toda a diferença! Agora as sementes precisam de ser selecionadas, as melhores sementes serão novamente lançadas ao solo. “Quem observa o vento não plantará; e quem olha para as nuvens não colherá” (Ec 11:4). Dar com alegria (grego: hilariante). Devemos abrir nosso coração para que tenhamos uma grande colheita. A vida é dinâmica. Não posso semear às vezes. Devemos semear a todo tempo e, assim, determinaremos sempre celeiros fartos. Você está semeando por necessidade ou por propósito?

3. COLHEMOS NO KAIROS DE DEUS

Outro aspecto que deve ser enfatizado é que a colheita não é automática, mas precisa de tempo. Alguns plantam a semente num dia, e, no outro, já estão cavando a terra para verem porque ela ainda não brotou. Eu colho hoje a semente que eu plantei ontem, e colherei amanhã a semente que eu estou plantando hoje. Há um processo por trás desta lei, e as coisas não são imediatas, mas a colheita é certa, não falhará!

Estou colhendo hoje algumas sementes financeiras que eu plantei há muitos anos e que eu nem imaginava que ainda tivessem a possibilidade de produzirem frutos. Mesmo depois de germinar, a semente ainda tem diante de si todo um processo de desenvolvimento e amadurecimento, antes de chegar o momento da colheita. Jesus apresentou este processo na seguinte ordem: “Primeiro a erva, depois a espiga, e por último o grão cheio na espiga. E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa.” (Marcos 4.28,29) As circunstâncias estão impedindo você de semear? Olhe para a colheita e não para as circunstâncias. Quais circunstâncias estão impedindo – o/a de semear?

CONCLUSÃO

1. Ceifamos na medida que semeamos; a semeadura deve ser abundante e sistemática;

2. A Lei da semeadura e da colheita está em voga no Reino do Espírito;

3. Não podemos ficar focados no imediatismo, pois tudo tem um processo. Mas, atenção! A colheita é agora: “Vocês não dizem: ‘Daqui a quatro meses haverá a colheita’? Eu digo a vocês: Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita” (Jo 4:35).

AVISOS IMPORTANTES

INSCRIÇÃO RA 2024

O RA abençoou muitas pessoas neste ano. No ano de 2024, teremos mais desse precioso projeto! As inscrições já estão abertas! Você poderá fazer a sua na secretaria, durante a semana ou aos finais dos cultos, na recepção. Não fique de fora! Participe!

MINISTÉRIO DA RECEPÇÃO

Este ministério está precisando de homens, servos e disponíveis, para ajudar no Estacionamento na parte da Manhã.  Quem tiver disponibilidade e desejo de servir na obra de Deus, favor procurar o Alvimar.

Telefone: 032988156773

PRÉ-VENDA DA AGENDA ECLESIÁSTICA 2024

A nossa agenda 2024 vai comemorar os 140 anos de vida e missão da nossa igreja. O investimento será de R$ 40,00. Não perca tempo, adquira já a sua!

Junte-se a nós! Somos Igreja JUNTOS!

ESCOLA DOMINICAL

A Escola Dominical estará de recesso a partir do dia 24 dezembro, retornando no 1º domingo de janeiro de 2024 com a Escola Dominical de Verão.

Download