LIÇÕES

Guia para Células 05-11-23

De 05 novembro à 11 novembro 2023

YAHWEH RAFAH – EPISÓDIO V – SUPERANDO AS CRISES – Isaías 38:1-22

INTRODUÇÃO: Com exceção de Davi e Salomão, nenhum outro Rei recebeu tanta atenção e aprovação quanto Ezequias. Capítulos são dedicados a ele em II Reis 18; II Cr 29 – 32 e em Isaías 36 – 39. “Confiou no Senhor, Deus de Israel, de maneira que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele” (II Reis 18:5). Começou o seu reinado em 715 a.C., apesar de ser possível ter reinado com o seu pai como corregente desde 729 a.C. Restaurou as instalações do templo e os cultos de adoração, destruiu os ídolos e os lugares altos (santuários sobre os montes onde as pessoas adoravam Yahweh falsamente) e procurou conduzir o povo de volta à fé essencial no Deus Todo-Poderoso de Israel. Dirigiu o povo em duas semanas de Páscoa,  em uma Festa Nacional e convidou o Reino do Norte a participar: “Em toda a obra que Ezequias realizou no serviço da Casa de Deus, na lei e nos mandamentos, para buscar o seu Deus, de todo o coração o fez prosperar”(II Cr 31:21). Está difícil? Busque a Deus!

Depois da queda do Reino do Norte em 722 a. C., Judá teve constantes problemas com a Assíria (II Reis 18:7). E quando Senaqueribe ameaçou atacar, o rei tentou suborná-lo com tributos (vv 13-16). Foi um deslize na fé da parte de Ezequias, e Deus não pode abençoar sua decisão. Senaqueribe aceitou os tesouros, mas quebrou o tratado (Isaías 33:1) e invadiu Judá em 701 a. C. O livramento miraculoso de Deus é apresentado em Isaías 36 – 37.

De modo geral, entende-se que a doença de Ezequias (Is 38) e a recepção insensata dos embaixadores (Is 39) aconteceram antes da invasão dos assírios, possivelmente entre o período em que Ezequias mandou tributo e Senaqueribe quebrou o tratado. Esses capítulos, para muitos estudiosos, não se encontram em ordem cronológica.

1. CRISES DA INVASÃO

As crises chegam quando tudo está em situação ideal para nós. Havia ocorrido em Judá uma grande reforma nacional; o povo se reunia com temor e tremor diante de Deus. Haviam deixado seus ídolos. Porém, ao invés de colherem bênçãos, viram- se diante de batalhas. A Assíria tinha atacado Judá e estava em Laquis, cidade a 50 km a sudoeste de Jerusalém (Isaías 22:15-25; Isaías 36:3). O lugar de encontro é sempre importante na perspectiva da Bíblia, pois ali foi o local que Isaías confrontara Acaz, pai de Ezequias, cerca de 30 anos antes (Isaías 7:3). Acaz havia se recusado a confiar no Senhor e fizera um tratado com a Assíria (II Reis 16:5-9). Agora os assírios estavam prontos para conquistar Jerusalém! Isaías tinha avisado Acaz do que a Assíria estava planejando (Isaías 7:17-25) e suas palavras se cumpriram. Qual é o nível de sua dependência de Deus?

2. NOSSA SEGURANÇA É O SENHOR

O discurso do comandante de campo é um dos mais insolentes e blasfemos de toda a Bíblia, pois insultou o Deus de Israel (Isaías 37:4, 17, 23,24). O comandante enfatizou a grandeza do Rei da Assíria (Isaías 36:4-13). Rabsaqué disse que tudo o que a Assíria havia feito estava de acordo com a vontade do Senhor (Isaías 36:10). Como Judá poderia lutar contra o seu próprio Deus? Ezequias e Isaías falaram ao povo para confiar no Senhor, porém Rabsaqué os lembrou de que os deuses das outras nações não foram capazes de protegê-las e livrá-las. Até Samaria havia sido derrotada, e eles adoravam o mesmo Deus que Judá. Para Rabsaqué, Yahweh era apenas mais um “deus”, e Senaqueribe não precisava de preocupar-se com ele. O arrependimento foi a resposta a Rabsaqué. A resposta não tinha a ver com o inimigo e sim com o Deus Todo-Poderoso. MEU DEUS ESTÁ NO CONTROLE E ELE ME AMA!

Ezequias e seus oficiais buscaram ao Senhor e humilharam-se diante dEle. A Oração de Ezequias (Isaías 37:15-20) é repleta de teologia bíblica e não é diferente da oração da Igreja em Atos 4:24-31. Rabsequé havia zombado, dizendo que o menor dos seus oficiais era mais forte que dois mil cavaleiros judeus (isaías 36:8-9). Então, a Bíblia diz que veio o Anjo do Senhor e feriu, no arraial dos assírios, cento e oitenta e cinco mil homens, durante a noite! Os soldados que sobreviveram partiram com Senaqueribe pela manhã e retornaram à cidade de Nínive (2 Reis 19:35,36). Isaías tinha profetizado a destruição do exército assírio. Deus os derrubaria como uma floresta (Isaías 10:33-34), os arrasaria como uma tempestade (Isaías 30:27-30) e os lançaria no fogo como lixo no depósito da cidade (vv. 31-33). Depois que Senaqueribe deixou Judá derrotado, voltou para a capital Nínive. Depois de 20 anos, como resultado de uma briga pelo poder entre dois dos seus filhos, Senaqueribe fora morto no templo de seu deus. Rabsaqué ridicularizou o Deus de Israel, porém o seu deus não foi capaz de proteger o seu rei (Isaías37:7). Você já apresentou a “carta de afronta” ao Senhor? Como foi a resposta? Você tem uma carta para apresentar para Deus hoje?

 3. A CRISE DA ENFERMIDADE

Sabemos muito bem que quando um governante de um país fica ferido ou doente, isso repercute no mercado de ações e nos noticiários; não foi diferente no caso de Ezequias. Contudo havia muito mais em jogo; ao que parece, Ezequias não tinha um filho e, portanto, precisaria indicar um parente próximo para assumir o trono de Davi. A Promessa de Deus a Davi iria falhar? (II Sm 7:16). E por que falharia justamente num momento de calamidade nacional?

O Rei não se voltou para a parede em atitude de indignação e de desgosto, como fez Acabe (I Reis 21:4), mas para ter privacidade em oração. Ezequias não pediu a Deus para salvá-lo por ser um servo fiel (Is 38:3). A SOLUÇÃO ESTÁ NA ORAÇÃO! Em vez disso, pediu a Deus para livrá-lo a fim de que pudesse continuar servindo e completasse a restauração espiritual do país. O pedido foi atendido rapidamente, pois Isaías não havia se afastado muito do quarto do Rei quando Deus lhe deu a resposta (II Rs 20:4). O profeta se tornou o médico do rei e disse aos servos qual remédio aplicar (Is 38:21). Em outra promessa, Isaías assegurou ao rei que os assírios não tomariam Jerusalém. Três anos depois nasceu Manassés (II Reis 20:4). Como está sua intimidade com Deus? A intimidade nos faz vencer qualquer crise.

CONCLUSÃO

1.Uma grande reforma espiritual gera crises e lutas, mas todas elas são vencidas pelo Deus Todo-Poderoso de Israel;

2.Nossa segurança é o Senhor, porém Ele nos chama sempre ao arrependimento e confissão;

3.Deus é Iahweh Rafah, é o Deus que atende o nosso pedido e cancela veredito de morte.

AVISOS DA SEMANA

INSCRIÇÃO RA 2024

O RA abençoou muitas pessoas esse ano, e no ano de 2024 teremos mais desse precioso Projeto! As inscrições já estão abertas e você poderá faze-las na secretaria durante a semana ou aos finais dos cultos na recepção. Não fique de fora e participe!

24° SELA “ESTAÇÃO DA COLHEITA”

Está chegando o 24 SELA (Seminário de Louvor e Adoração), que acontecerá em nossa igreja, nos dias 09, 10, 11 e 12 de novembro, com o tema “Estação da Colheita”.

Programação disponível em nossas redes sociais ou na secretaria da igreja. Prepare-se para esse tempo que será poderoso na presença de Deus!

CONVOCAÇÃO – CONCÍLIO LOCAL

Seguindo minhas atribuições canônicas e regimentais, convoco os irmãos/ãs para a Reunião Ordinária do Concílio Local no dia 19 de novembro, às 10:30h, no templo da Igreja Metodista Central.

Continuemos unidos e em oração.

Pauta:

• Eleição do conselho da AMAS

•            Prestação de contas da tesouraria

•            Aprovação para continuidade dos estudos teológicos

•            Aprovação dos nomes para o programa de orientação vocacional.

Em Cristo,

Pr. Wesley Soares do Nascimento

Juiz de Fora, 25 de outubro de 2023.

2° ENCONTRO DE EMPRESÁRIOS E EXECUTIVOS CRISTÃOS DA ZONA DA ZONA DA MATA

O encontro acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro, no hotel Green Hill. O investimento será de R$ 300,00 por pessoa ou R$500,00 por casal, (inclusos: café da manhã, almoço e jantar). Participe!

ENCONTRO DISTRITAL DE MULHERES DO SUL DE MINAS

Vem aí o 1° Encontro Distrital de Mulheres do Sul de minas, ele acontecerá dia 25 de novembro das 8:00 às 17:00 em Santos Dumont. As inscrições já estão abertas, entre em contato com os telefones abaixo e não perca!

32 9 8899-0465 (Patrícia “Brilho”) / 32 9 9194-7004 (Tatiana Almeida)

Download