O Deus invisível
Texto : 1 Timóteo 1. 17
1. Introdução
Neste versículo, Paulo destaca atributos divinos: Deus é Rei eterno, imortal, único e sábio, digno de honra e glória.
Um aspecto, em especial, chama atenção: Deus é invisível. Ele está além da nossa capacidade de vê-Lo.
Outros textos confirmam essa verdade: Êxodo 33:20, João 1:18, Colossenses 1:15 e 1 João 4:12.
A invisibilidade de Deus não significa ausência, inatividade ou inexistência. Ao longo da história, Deus tem interagido com a humanidade. Deus criou a Terra, fez a separação dos mares, criação da natureza e formou o homem.
No Antigo Testamento, Deus se revelou por meio da teofania, manifestações visíveis da Sua presença. Ele apareceu como anjo (Abraão, Manoá, Gideão). Moisés viu Suas costas. Isaías e Daniel tiveram visões. Deus falou através dos profetas e operou milagres por meio deles.
Contudo, ninguém jamais viu a face de Deus (cf. Êxodo 33:20). No entanto, isso não impediu que homens e mulheres desenvolvessem uma relação profunda com Ele. A fé os levou além daquilo que podia ser abstrato.
A. Moisés: A coragem, o inconformismo, a audácia de Moisés fez com que Ele desfrutasse de um relacionamento com Deus. Moisés teve coragem de se achegar a um arbusto que queimava e não se consumia e ainda saíam vozes de dentro dele (Ex 20.18-20). Enquanto o povo teve medo da montanha que fumegava, Moises desejou ter um encontro com Deus (Ex 33.18-23). Deus havia desejado abandonar o povo, mas Moisés se colocou no meio, como um intercessor (Ex 33).
Corajosos, destemidos, inconformados, audaciosos atraem a presença do eterno
B. Jó: Sua perseverança em meio ao sofrimento o levou a um conhecimento verdadeiro de Deus (Jó 42:5).
C. Isaías e Daniel: Viram Deus em visões e se tornaram porta-vozes do Eterno (Isaías 6; Daniel 7). O atendimento de um propósito nos faz ser íntimos de Deus. Observe que na Bíblia é descrito o chamado de Isaias (IS 6), mas não há um chamado de Daniel. Daniel se dispôs a ser fiel.
“Ser fiel”- há um propósito de Deus nos leva a ser íntimo do Eterno.
D. Davi: A disposição de ser um adorador aproximou Davi do Senhor.
A adoração nos aproxima de Deus (2 Co 3.18)
2. Uma imagem abstrata e uma fé distorcida
O fato de não conseguir ver a Deus, de ficar apenas no abstrato, no campo do imaginário, levou muitos a terem uma fé distorcida.
Não ter uma imagem clara pode levar muitos a distorcerem a realidade.
Dinâmica
• Exemplos na Bíblia
Por não estarem vendo a Deus, Ananias e Safira acharam que poderiam enganar a Deus. (Atos 4)
Por não estar vendo Deus, Jonas achou que poderia se esconder de Deus e de sua missão. (Jonas 1)
Por não ver a Deus o povo se desviou inúmeras vezes nos tempos dos juízes e reis (Juízes 8.34)
Por não ver a Deus, Arão fez um deus para si e para o povo. E o pior, Arão achou ter feito a imagem do Deus eterno (Ex 32. 1-5). Tentou acomodar o Deus de Israel àquilo que Arão achava que deveria ser.
Infelizmente, isso aconteceu no passado, muitos distorceram e desconfiguraram a sua fé após construir no seu imaginário um Deus, a fim de atender o seu gosto. Imaginaram um Deus que não correspondia à realidade e por isso se relacionaram com o Eterno de maneira equivocada, como fizeram Ananias e Safira, Jonas e Arão.
Será que acontece isso hoje também?
Será que hoje temos tentado colocar Deus numa forma que nos apraz? Será que estamos tentando colocar Deus num formato que menos altere a nossa vida? Não queremos ter o nosso caráter transformado por Deus, mas queremos que Ele seja cúmplice dos nossos pecados, dos nossos achismos, das nossas interpretações, das nossas omissões. Será que temos imaginado um Deus que se relacione conosco se fosse o gênio da lâmpada?
3. No entanto, algo aconteceu no curso da história: Gálatas 4.4.
Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de
mulher, nascido sob a lei,
• No Kairós de Deus, na plenitude dos Tempos, Deus enviou a Jesus, o seu filho. Deus enviou aquele que era a imagem exata do Deus invisível (Cl 1.15; Hb 1.1- 3; Jo 14.9).
* Jesus, a exata imagem de Deus, veio a esta terra e estabeleceu o plano de Deus.
* Mas o que isto quer dizer na prática?
-Isto quer dizer que não precisamos imaginar como Deus é ou o que Ele faria. Por que Ele já fez, por meio de Cristo.
-Não devemos imaginar, ou querer formatar um Deus para nós que se acomode à nossa vida, pois temos Jesus como exemplo de vida. Devemos imitar a Cristo, como Paulo imitou.
-Fomos criados à imagem e semelhança de Deus e o pecado desconfigurou, corrompeu a obra – prima de Deus. Mas Cristo que é a imagem de Deus e Ele resgata esta obra.
-Jesus, como a exata imagem do Deus invisível, inaugurou o reino de Deus nesta Terra e, portanto, não precisamos mais viver em enganos ou mentiras, ou ainda ter a nossa fé manipulada e distorcida, pois agora:
▪ há uma palavra de esperança verdadeira em Cristo que é a imagem de Deus,
▪ há uma cura para o coração doente, em Cristo, que é a imagem de Deus,
▪ há genuína libertação em Cristo que é a imagem de Deus,
▪ há perdão dos nossos pecados em Cristo que é a imagem de Deus,
▪ há consolo que só o nosso Deus pode dar,
▪ há um derramar de óleo de alegria.
4. Primeiro momento de oração.
* Em Juiz de Fora, muitos ainda têm uma visão abstrata e distorcida de Deus.
* Alguns enxergam Deus como vingativo, outros como distante e indiferente, outros como permissivo e sem justiça. Outros criam uma figura de Deus e por isso o odeiam.
* Essa visão errada gera sofrimento e afastamento do verdadeiro evangelho.
* Muitos não conhecem verdadeiramente Cristo, e por isso, não conhecem o Deus que salva e também é Senhor, o Deus que é compassivo e perdoador, o Deus que é santo e exige santidade.
* A solução está em Romanos 8:19-21: a criação angustiada aguarda a manifestação dos filhos de Deus.
o Por que a criação aguarda a manifestação dos filhos de Deus?
i. Somos templos do Espírito Santo (1 Coríntios 6:17,19).
ii. Fomos chamados para ser sacerdotes (Ap 5.10) e a pregar o evangelho (Romanos 1.16; 2 Coríntios 5:18-20).
* Deus está chamando você para ser um verdadeiro seguidor de Cristo, um pequeno Cristo, um portador da imagem do Deus invisível. Responda ao chamado: seja luz, pregue o evangelho e revele ao mundo quem é o verdadeiro Deus. Nós somos a igreja visível de Deus.
5. Segundo momento.
* Você não precisa mais viver no engano ou imaginar Deus de forma abstrata. Jesus revela a plenitude de Deus. Hoje é dia de aceitá-Lo e experimentar a totalidade da obra redentora.
* O Deus invisível se tornou visível em Cristo. Hoje é o dia de aceitá-Lo e ser parte desse plano divino de redenção!