LIÇÕES

Guia para Células 07-12-25

De 07 December à 13 December 2025

ENCERRAMENTO DE CICLO: É TEMPO DE GRATIDÃO
Texto base: 1 Sm 7:12

INTRODUÇÃO
Graça e Paz, irmãs e irmãos em Cristo!

Hoje, estamos aqui para refletir sobre um momento importante de nossa jornada espiritual. Estamos no final de um ciclo, e é tempo de gratidão. A palavra “Ebenézer” lembra-nos de que até aqui o Senhor nos ajudo. A palavra hebraica “Ebenézer” literalmente significa “pedra de ajuda” e aparece três veze na Bíblia. Veja as referências abaixo:

Ebenézer é o nome de uma aldeia de Efraim, onde os filisteus derrotaram os israelitas.

“Veio a palavra de Samuel a todo o Israel. Israel saiu à peleja contra os filisteus e acampou junto a Ebenézer; e os filisteus acamparam junto a Afeca” (1 Samuel 4:! RA).

“Os filisteus tomaram a arca de Deus e a levaram de Ebenézer a Asdode” (1 Samuel 5:1 RA).

Mais tarde os israelitas venceram os filisteus e levantaram uma pedra, a qual chamaram de Ebenézer.

“tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR.” (1 Samuel 7:12 RA).

A palavra “Ebenézer” é um lembrete de que Deus é a nossa “pedra de ajuda”. Ela nos faz lembrar de que, em todos os momentos difíceis, o Senhor esteve conosco, ajudando-nos e dano-nos vitória.

1. DEUS É A NOSSA PEDRA DE AJUDA
1.1. A história de Ebenézer nos mostra que, quando nos afastamos de Deus, somos derrotados. Mas, quando nos arrependemos e voltamos para Ele, Ele nos dá a vitória. Deus é a nossa rocha, nossa fortaleza e nossa ajuda em tempos de necessidade.
1.2. Neste contexto histórico, após os israelitas serem derrotados pelos filisteus perto de uma aldeia chamada Ebenézer, eles se arrependeram e, sob a orientação de Samuel, venceram novamente.
1.3. Portanto, Ebenézer é também o nome dado a uma pedra memorial erigida por Samuel para marcar o local onde Deus ajudou Israel a derrotar os filisteus ao norte.
Primeiramente, os filisteus derrotaram os israelitas próximo à aldeia de EBENÉZER (Pedra de Ajuda). O Senhor não pôde ser “pedra de ajuda” para o seu povo porque estavam agindo sem fé e de forma desobediente.
1.4. Depois de algum tempo, após arrependimento sincero, Deus pôde ser uma “pedra de ajuda” para os eu povo, dando-lhes a vitória sobre os inimigos Filisteus. Então, Samuel declarou: “até aqui nos ajudou o Senhor”. Ou seja, até aqui o Senhor foi nossa “pedra de ajuda”.

2. A IMPORTÂNCIA DE ENCERRAR CICLO COM GRATIDÃO
2.1. É fácil esquecer das bênçãos que recebemos de Deus. Mas, é importante lembrar que, até aqui, o Senhor nos ajudou. Devemos ser gratos por tudo o que Ele fez por nós e continuar a confiar Nele.
2.2. Toda jornada é marcada por muitos e muitos desafios. Não foi diferente aqui em Juiz de Fora, pois tivemos mudança pastoral após 22 anos, dois anos de pandemia e muitas incertezas e desafios a superar. Porém, cremos que o que nos sustentou foram os momentos de oração, jejum e unidade no propósito.

3. CONTINUAR CONFIANDO EM DEUS
3.1. A vida é cheia de desafios, mas não estamos sozinhos, Deus está conosco, ajudando-nos e nos dando força. Continuemos a confiar Nele, sabendo que Ele é a nossa “pedra de ajuda”.
3.2. Assim como o povo judeu ao vencer os filisteus disse: “Ebenézer!”, ou seja “Até aqui nos ajudou o Senhor!”, nós também podemos, ao findar de maus um capítulo na vida e missão da Igreja Metodista Central – Juiz de Fora – afirmar e viver nessa afirmação de fé.
3.3. Não basta crer; temos também que demonstrar que cremos por meio de nossos atos, não apensa com nossas palavras. Nossas ações precisam refletir o que falamos e sentimos.
3.4. Deus deseja nos ajudar; para isso precisamos de continuar crendo e a cada dia poderemos afirmar e profetizar: Até aqui o Senhor nos ajudou e continuará nos ajudando. Amém?

CONCLUSÃO
1. Queridos irmãos, vamos continuar a dizer “Ebenézer” em todos os momentos de nossa vida. Vamos lembrar que, até aqui, o Senhor nos ajudou e continuará a nos ajudar.
2. Que possamos ser gratos e continuar a confiar Nele, sabendo que Ele é a nossa rocha e nossa ajuda em tempos de necessidade.
3. A palavra vem da união de “eben” (pedra) e “ezer” (ajuda) – a conjunção dessas duas palavras nos gera a certezas de que somos edifício de Deus, firmados e fundamentados nesta Pedra de Ajuda que é a Pedra Angular que os construtores rejeitaram. “Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus” (I Co 3:9). A Bíblia ainda afirma: “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, na qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito (Efésios 2:20-22).

    Download