DESCENDENTE DE TAMAR E RAABE?
Mateus 1:3, 5, Gênesis 38:24-26, Josué 2:8, 12-13, 6:22-23
Mateus 1
INTRODUÇÃO
Sabemos muito bem que à luz das Sagradas Escrituras, a família é a base para uma sociedade harmoniosa e próspera, onde a fé e o amor fortalecem os laços e garantem uma herança abençoada para as próximas gerações. A Família é a “célula mater“ da sociedade.
A Bíblia ensina que Deus criou a família para ser uma representação do relacionamento que Ele tinha com Deus – Filho e Deus – Espírito Santo. A família deve ser definida com base em Deus, que é o criador.
O DEUS QUE TRANSCENDE OS NOSSOS CONCEITOS E “PRÉ-CONCEITOS”
1.1. Fico pensando o quanto somos pequenos e frágeis diante da grandeza e da sapiência do Deus Todo – Poderoso de Israel. A Bíblia afirma em Isaías 55:8-9: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”.
1.2. Contra toda tradição patriarcal, Mateus incluiu mulheres na genealogia de Jesus. E que mulheres! “Ele está prestes a contar como Maria, mãe de Jesus, engravidou não por meio de seu noivo, José, mas por meio do Espírito Santo (Mateus 1:18).
1.3. Então, Mateus acrescenta à sua lista lembretes das estranhas maneiras como Deus agia na própria família real: Judá, tratando sua nora Tamar como uma prostituta, Boaz sendo filho da prostituta de Jericó, Raabe” (Gn 38:24-26 & Mateus 1:5).
1.4. A genealogia de Mateus, se lida em voz alta, deve ter provocado suspiros, sendo que até em nossos dias tratamos pouco sobre estes assuntos.
2.O DEUS QUE NOS ACOLHE E NOS FAZ PERTENCER
2.1. No Novo Testamento, no Livro dos ‘Atos do Espírito por intermédio dos Apóstolos’, Pedro é constrangido a reconhecer: “Pedro falou assim: ‘Agora compreendo verdadeiramente que Deus não faz acepção de pessoas”. Como temos tratado as pessoas diferentes de nós, em nosso cotidiano?
2.2. A história de Tamar foi contada em um único capítulo (Gênesis 38). Pode parecer-nos uma história embaraçosa e ofensiva, baseada no antigo costume que exigia que o irmão de um homem morto ajudasse sua viúva a conceber um herdeiro. Mas a determinação de Tamar em ver esse dever cumprido ajudou a estabelecer a tribo israelita de Judá, na qual Davi e Jesus nasceram gerações depois.
2.3. Como Mateus pôde ver a mão de Deus em ação mesmo por meio de costumes e ações que talvez não refletissem os mais altos ideais de Deus?
2.4. Raabe era uma mulher cananeia que vivia em Jericó. Ela desafiou os governantes de Jericó e escondeu dois espiões israelitas que chegaram à cidade antes que seus muros caíssem (Josué 6:1-20).
2.5. Israel se lembrava dela como a única pessoa cuja família sobreviveu à queda da cidade. Seu filho Boaz, era o bisavô do rei Davi. Ao incluí-la, Mateus deixou claro que Jesus era para todas as pessoas, não apenas para os israelitas. Como isso importa para você?
3.O DEUS DE AMOR É DEUS TRANSFORMADOR DE REALIDADES
3.1. João Batista declarou: “E não presumais de vós mesmos, dizendo: Temos por pai Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão” (Mateus 1:9).
3.2. Temos uma cidade a ganhar para Jesus Cristo; são 123 bairros precisando de pessoas aliançadas em um propósito santo, capaz de gerar cura, transformação, salvação por intermédio da estratégia e da unção do discipulado. Deus quer levantar verdadeiros filhos de Abraão.
3.3. Na Bíblia vemos pessoas improváveis fazendo diferença na perspectiva do Reino de Deus. Você está disposto a contribuir na construção do Reino de Deus em nossa cidade?
CONCLUSÃO
1. Deus quer que vençamos os nossos conceitos e “pré-conceitos” para realizamos uma grande obra em nossa cidade, pois cremos: “E, não os achando, trouxeram Jasom e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: “Estes que têm transtornado o mundo, chegaram também aqui” (Atos 17:6).
2. Somos convidados a ser uma comunidade receptiva, pois Deus quer dar-nos filhos/as; assim sendo, precisamos de amar não objetos ou conceitos humanos, mas sim a coroa da Criação de Deus que são as pessoas.
3. Creio piamente que este é o Tempo de Aliança na perspectiva do propósito que Deus tem colocado em nossos corações: Juiz de Fora é do Senhor Jesus Cristo!