TEXTO – Juízes 13. 1-5; 24 e 16. 4 – 22
INTRODUÇÃO
Este capítulo mostra que o povo de Israel estava vivendo um período de opressão e desespero, pois os filisteus eram guerreiros, idólatras e dominavam, impondo-lhes a cultura e religião. Como o povo de Israel estava afastado de Deus, sofria as consequências de seus pecados e, ao mesmo tempo, clamavam por libertação.
Então, o nosso Deus que é rico em misericórdia, ouviu o clamor do povo de Israel e levantou um libertador. Dentro deste contexto é que nasce Sansão, como um raio de esperança para Israel.
O anjo do Senhor aparece à esposa de Manoá e faz uma declaração divina, dizendo que, de estéril, ela seria mãe de um filho. E esse filho, desde o ventre, já estava aliançado com o nosso Deus. (Juízes 13.5)
Vemos que, em meio a uma crise, o Senhor usa pessoa comum, como eu e você, para realizar o extraordinário. O Senhor tinha o propósito de redimir Israel, mesmo sabendo que estavam desviados de seus caminhos.
Este texto nos faz entender que Deus está no controle da história e, nos dias atuais, levanta líderes como nós para trazer libertação e restaurar esperança em tempos difíceis. “Você crê que Deus está te levantando para trazer libertação, restauração e esperança?”
Se continuarmos lendo os capítulos 14 e 15, veremos que Sansão viveu vários momentos e, em muitos, o Espírito do Senhor se apossou dele. O Espírito não é meu, nem é seu, mas, do Senhor nosso Deus!
Mesmo Sansão vivendo o extraordinário em sua vida, no capítulo 16, a partir do verso 4, ele passa viver um novo momento, onde o extraordinário manifesta-se no ordinário, mas é sucumbido por um encantamento.
Não podemos esquecer-nos de que desde o ventre Sansão foi separado para uma missão especial e consagrado a Deus.
O texto diz que Sansão se apaixonou por uma mulher chamada Dalila. “Uma paixão não pode nos fazer quebrar aliança com o Deus eterno”.
O Senhor quer nos mostrar a importância de sermos fiéis à aliança que temos com Ele. É preciso saber das consequências que são geradas pela quebra de aliança com as más escolhas que fazemos!
Sansão, ao se apaixonar por Dalila, tornou-se vulnerável à paixão e à “Manipulação.” O Senhor nos oferece, nesta noite, a oportunidade de refletirmos sobre nossas escolhas, para não cairmos em tentação.
Com quem você tem se aliançado? A nossa escolha pode nos manter firmes na aliança com Deus ou quebrá-la.
Quando estamos aliançados/as com Deus, Ele revela-nos segredo que é nosso, e que só deve ser compartilhado com quem está aliançado com Ele.
Quando se tem aliança com Deus e existe um segredo entre você e ele, o inimigo vai tentar fazer de tudo para descobrir este segredo para destruir você, para roubar os sonhos de Deus para sua vida, para tirar você do propósito e depois zombar de você em público.
Isto foi o que aconteceu com Sansão. Os líderes dos filisteus, quando perceberam que Sansão estava apaixonado por Dalila, viram uma oportunidade para derrotá-lo e fizeram uma proposta para Dalila descobrir o segredo da força de Sansão. Ela aceita o desafio.
Dalila faz três tentativas para descobrir de onde vem a força de Sansão. Sansão estava tão envolvido em sua paixão por Dalila que brinca com algo que é divino. A força de Sansão era um dom de Deus.
Quando brincamos com as coisas de Deus, perdemos a percepção do perigo e da consequência que isso pode trazer sobre nossa vida.
Depois da insistência de Dalila, chega um momento em que Sansão cede e revela o segredo de sua força. Aí está a fraqueza humana: confiar um segredo divino a quem está aliançado com o inimigo!
Não caia na armadilha que o inimigo tem preparado. Foi isto que aconteceu com Sansão. Ao ouvir o segredo, Dalila pede para cortar os cabelos de Sansão, cumprindo, assim, a sua parte no plano dos filisteus.
Cortaram seus cabelos e o cegaram para humilhá-lo e enfraquecê-lo. Sansão passou a girar moinho, um trabalho árduo.
Quando quebramos uma aliança com Deus, o inimigo se apodera das nossas vidas; ficamos à mercê dele. Foi o que aconteceu com Sansão. Numa quebra de aliança, há uma exposição à vergonha, não somente da pessoa, mas também do nome do nosso Deus.
Os filisteus deram uma festa e ofereceram sacrifícios ao deus Dagom. Eles declararam: “o nosso deus entregou o nosso inimigo Sansão em nossas mãos.” E o povo louvava a Dagom. Mandaram vir Sansão para que ele divertisse o povo. “Uma quebra de aliança pode ser feita no particular, mas a vergonha será em público”. Ao ser levado para aquele ambiente, Sansão pede para apalpar as colunas que sustentavam o templo. Todos que estavam naquele templo se divertiam ao ver Sansão.
E Sansão clamou ao Senhor e disse: (28) – “Peço-te que te lembres de mim. Dá-me força só mais esta vez, ó Deus, para que eu me vingue dos filisteus, que furaram meus olhos”. Firmado nas colunas, o Senhor concedeu-lhe força novamente e morreu Sansão e todos que ali estavam. Apesar da sua fraqueza humana, Sansão encontrou redenção através desse ato de fé e coragem. Aqui vemos a graça de Deus sendo manifesta.
O Senhor quer renovar aliança com você. Hoje pode ser o seu dia de redenção. Deixe a graça do Senhor alcançar sua vida!