LIÇÕES

Guia para Células 09-03-25

De 09 March à 15 March 2025

ALIANÇADOS FLUEM EM DEUS

“E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito” (Joel 2:28-29).

INTRODUÇÃO:

A palavra “DEPOIS” no texto de Joel 2:28, refere-se de forma pontual e cirúrgica ao que está descrito em Joel 2:18-27, quando o Senhor sara a nação depois da invasão assíria. Contudo não significa logo em seguida, pois passaram muitos séculos antes do Espírito ser derramado. Quando Pedro citou este versículo em seu sermão no dia de Pentecostes, o Espírito Santo o dirigiu a interpretar o “depois” como “nos últimos dias” (At 2:17).

Os últimos dias, teologicamente, denominamos de estágio último, concluso de Cristo na terra (Hb 1:2) e se encerrarão com o “Dia do Senhor”, período de julgamento universal conhecido também como “grande tribulação” (Mt 24:21, 29 e “tempo da angústia para Jacó (Jr 30:7). Para muitos pastoralistas e teólogos, este ciclo é descrito de forma especial em Apocalipse dos capítulos 6 a 19, culminando com a volta de Cristo à terra para livrar Israel e estabelecer seu Reino (Is 2:2-5; Zc 12-14; Ap 19:11 – 20:6).

É um profeta do pós-exílio de Judá. O livro do profeta Joel pode ser datado entre o século V e o século III, mais precisamente pelos anos 400 a.C., no período persa, quando já não havia rei nem monarquia. Era profeta do Reino do Sul (Judá) e talvez um sacerdote ou profeta ligado ao culto.

1.​O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO

1.1.​Joel como profeta, “Boca de Deus,” diz que, antes do início do “Dia do Senhor”, haverá algo indizível, sobrenatural, acompanhado de sinais nos céus e na terra.

1.2.​Na era do Antigo Testamento, Antiga Aliança, o Espirito era derramado apenas para determinadas pessoas em tarefas específicas a cumprir, como Moisés e os profetas (Nm 11:17), os Juizes (Jz 3:10; 6:34, 11:29) e grandes homens como Davi (I Sm 16:13).

1.3.​Na Promessa de Deus por intermédio do Profeta Joel, o Espírito seria derramado sobre “toda a carne”, o que inclui homens e mulheres, jovens, idosos, judeus, gentios. “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Jl 2:32; Atos 2:39).

2.​OS VOSSO VELHOS SONHARÃO

2.1.​ חָלַם châlam (khaw-lam’) – sonhar

2.2.​ Sonhar (normalmente); sonhar (profeticamente);

2.3.​ Ser saudável, revitalizar, restaurar a saúde, adquirir mais vitalidade;

2.4.  “Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor” (Salmo 92.14)

2.5. O evangelista norte-americano Billy Graham disse “que a velhice não é para os fracos”. Esta é a fase outonal da vida. Com ela vem o cansaço, a fadiga, as dores, as limitações. Mesmo passando pela velhice com boa saúde física, esta fase da vida impõe suas restrições. Muitos envelhecem com lembranças amargas. Outros, transformam a velhice num rosário de murmuração. Outros, ainda, enclausuram-se na solidão ou são lançados num asilo, privados do convívio com a família.

2.6.​O salmista, porém, fala de uma velhice frutífera e entusiasta, cheia de seiva e verdor. Está escrito: “Ele é quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia” (Sl 103.5). O profeta Joel, falando do Espírito Santo, proclamou: “E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões” (Jl 2.28).

2.7.​Quando o texto diz que os velhos sonharão, significa que eles chegarão nessa fase da vida não olhando apenas para as lentes do retrovisor, mas olharão para frente, com novos sonhos e novos desafios. A Escritura fala de Calebe, que aos oitenta e cinco anos teve vigor para conquistar Hebron (Js 14.10,11). Não desperdice a sua velhice; você pode desfrutá-la com vigor e sabedoria!

2.8.​Sonho é um rascunho que Deus coloca na égede do nosso ser, algo que irrompe em grande força, vigor, vitalidade e expectativa. Precisamos de ter expectativa em Deus.

3.​OS VOSSOS JOVENS TERÃO VISÕES

3.1. A palavra “visão” [“chazon”, em hebraico] refere-se a representações visuais, como um vídeo ou filme, dadas por Deus, que podem ou não exigir interpretação. Parecem ocorrer enquanto as pessoas estão acordadas.

3.2. Havia profecias no tempo da igreja primitiva, após o advento do Espírito Santo no Pentecostes (Atos 19:6; 21:9). Em Atos 9 e 10, tanto o apóstolo Pedro quanto o romano Cornélio tiveram uma visão que os uniu. Em Atos 16:9, Paulo teve uma visão que redirecionou seu caminho da Ásia para a Macedônia. No entanto, é provável que muito do cumprimento desses versículos ainda permaneça para ocorrer no fim dos tempos. No século 21, há muitos relatos de visões de Jesus fazendo com que multidões creiam Nele em todo o mundo. Isso provavelmente é uma “dor de parto” que leva ao fim da era – o que significa um ciclo cada vez mais intenso de realizações antes de uma culminação (Romanos 8:22).

3.3. Verão, enxergarão; entenderão; observarão; Visão tem a ver com o caminho desenhado para chegar ao propósito gerado por Deus. Visão é sair apenas de uma erupção do coração e passa para o nível de maturação, processo para chegar ao propósito desenhado ou rascunhado.

CONCLUSÃO

1.​Hoje a Igreja necessita de renovação, avivamento, sopro do Espírito Santo. Sem o Ministério e o Mistério do Espírito, não poderemos testemunhar com eficácia (At 1:8);

2.​Só teremos anciãos/ãs participantes do processo, sonhando, revitalizados pela graça de Deus por intermédio do enchimento de Espírito Santo;

3.​A Visão só será estabelecida quando os jovens forem instrumentalizados pelo Espírito Santo de Deus. Nós temos sonhos e temos visões, pois o Espirito de Deus está agindo continuamente em nosso meio.

VISÃO DA IGREJA METODISTA CENTRAL EM JUIZ DE FORA 2022-2028

Entendemos sempre que a Visão é de Deus, porém a Missão é sua e minha, ou melhor, é nossa!

A)​Sonhamos com uma Igreja de 3.000 discípulos/as que tenham um compromisso diário com Deus, contribuindo com os seus serviços, testemunho e com a práxis da Mordomia Cristã. Cristãos/ãs maduros/as em discipulado.

B)​Visamos possuir uma rede de 300 células em nossa comunidade de fé e serviço, sendo que estamos focados no treinamento de obreiros/as por intermédio do TLAIM – Treinamento de Liderança Avançado da Igreja Metodista que é a nossa Escola de Ministérios. Nosso alvo agora é ter pelo menos uma célula em cada bairro de nossa cidade. Juiz de Fora possui 123 bairros e temos diante de Deus esta grande missão. Nosso alvo é a formação de 500 líderes.

C)​Esperamos lançar em breve a Pedra Fundamental de nossa Arena Resurrection que abrigará cerca de 3.000 pessoas.

D)​Nosso alvo de crescimento é de 12% ao ano, almejando que este seja um crescimento qualitativo, quantitativo e orgânico.

“Não queremos pouco, sim o melhor, por isso buscamos comprometimento.”

Planejamento Estratégico IMC-JF – 2022-2028 – Planner IMC – 2022

Uma Igreja Grande para Impactar e em Discipulado para Amar, Cuidar e se Importar!

Download