LIÇÕES

Guia para Células 09-11-25

De 09 November à 15 November 2025

SÉRIE: LIVRAI-NOS – VENCENDO COM CORAGEM E ESPERANÇA

VI EPISÓDIO – “LIVRAI-NOS DO MAL É CRER QUE DEUS É FONTE DE CURA”

TEXTO BASE: I Pe 2:24

1. SAIBA QUE DEUS QUER CURAR VOCÊ

1.1. Praticamente todos reconhecem como fato inegável o poder de cura de Deus. A aceitação mental, porém, não é suficiente. Devemos ter fé pessoal e ativa em Deus para nossa própria cura. É minha convicção sincera que a morte de Cristo na cruz inclui todas as pessoas, em todos os lugares e em todas as gerações. O apóstolo Pedro escreve sobre Jesus: “Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados”. (I Pedro 2: 24).

1.2. O profeta Isaías sabia que Cristo seria o Salvador e o curador mais de setecentos anos antes da crucificação. Ele disse: “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Isaías 53:5).

1.3. Segundo o Rev. Oral Roberts: “Tanto Isaías quanto Pedro declaram que há cura em Suas pisaduras.” Alguém recentemente apontou para mim que, no Salão do Juízo de Pilatos, o açoitador romano de Jesus infligiu trinta e oito chicotadas em Suas costas. Além disso, o mundo médico diz que existem trinta e oito doenças principais. Se isso for verdade, então, para cada doença, há uma faixa de cura sobre a carne das costas de Jesus”.

1.4. Mateus conta a história de Jesus como o Grande Médico e, no final do dia de trabalho de libertação, ele diz que o poder de cura de Jesus é um cumprimento das Escrituras. Mateus escreve: “… trouxeram a ele muitos que estavam possessos por demônios; E expulsou os espíritos com a Sua palavra, e curou todos os que estavam doentes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, dizendo: Ele mesmo tomou nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças.” (Mateus 8:16_17). Está referindo-se a Isaías 53:4).

2. A CURA É GERADA EM NOSSA INTERIORIDADE

2.1. Você alcança a Deus quando Ele alcança você através de sua alma. Quando Deus soprou o sopro de vida no homem, este se tornou uma alma viva. Jesus declara que: “Deus é um espírito; e aqueles que O adoram, deverem adorá-Lo em espírito e em verdade.” (João 4:24).

2.2. Por que um homem é dominado pelo medo? Porque não está usando sua fé. Por que ele não está usando sua fé? Porque está fora de sintonia e harmonia com o seu Deus. Existe apenas uma coisa que pode separar um homem de Deus: “…Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá”. (Isaías 59:2). A luta mais severa de um homem é dentro de si mesmo, pois ele é condenado pelos seus próprios pecados. Enquanto isso for verdade, a fé não irá funcionar. “Se nosso coração não nos condena, então nós temos confiança (fé) em Deus” (1 João 3:21).

2.3. Imagino que possa aparecer esta pergunta: “Uma pessoa tem fé se ela está andando com Deus ou não?” A resposta é: “Sim, ela tem.” Todo mundo tem fé, pois Deus dá uma medida de fé a cada homem. A diferença é que a fé não funcionará enquanto não houver confissão de pecado. “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz” (Tiago 5:16).

2.4. O pecado é uma coisa dominante e produz uma divisão na alma. A fé está adormecida e inativa (Tiago 2:17). Sem o poder da fé ativa, a alma não está preparada para enfrentar a rotina cansativa de vida. O corpo e a mente, profundamente responsáveis pela a alma, sentem o impacto dos medos e das fraquezas da alma e são presas fáceis de males mentais e físicos.

2.5. “Você deve nascer de novo”, diz Jesus (João 3: 3). O novo nascimento é uma experiência espiritual transformadora (2 Coríntios 5:17). A condenação é retirada. “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus.” (Romanos 8:1)

3. DECLARO SOBRE VOCÊ LIBERAÇÃO DA FÉ

3.1. Deus é o único curador. Os médicos realizam um bom trabalho, mas só ajudam a natureza. Deus, porém, pode realmente trazer libertação. A autoridade da opressão de Satanás sobre a vida humana está em Deus e em Seus filhos. Mas Deus é um espírito e, às vezes, estamos confusos porque Ele não está diante de nós em um corpo humano. Ele não entra no seu quarto como seu médico de família, com poções e instrumentos médicos, você não pode vê-Lo com o olho humano. Como, então, podemos alcançá-Lo? Só ao estabelecer uma conexão com o Seu trono de Graça!…

3.2. A fé é o ponto de encontro entre o seu eu limitado e o seu Deus ilimitado. Um ponto de contato é dado como um meio para estabilizar e ajudar você a liberar sua fé. Estabelecer um ponto de contato é como pisar no pedal de arranque do seu carro – você espera que algo aconteça. O centurião Romano disse. “Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado.” Declare a palavra! Ele continuou: “Pois eu também sou homem sujeito à autoridade, com soldados sob o meu comando. Digo a um: ‘Vá’, e ele vai; e a outro: ‘Venha’, e ele vem. Digo a meu servo: ‘Faça isto’, e ele faz”. (Mateus 8:5-13)

3.3. Lembre-se de que a mulher com o fluxo de sangue usou um ponto de contato, o que a ajudou a definir o tempo para a cura. Ela disse: “Se eu tão somente tocar em seu manto, ficarei curada”. (Mateus 9:21)

3.4. Não havia cura em Suas roupas, mas tocar as roupas a ajudou a liberar sua fé e sua fé a curou. É por isso que Deus nos dá um ponto de contato. O livro de Atos diz como esses lenços ou aventais foram enviados a partir do corpo do apóstolo Paulo para os doentes e os que estavam possuídos por demônios e como que, através desses pequenos panos de fé, a libertação ocorreu. Estes panos tornaram-se pontos de contato e, quando colocados sobre o corpo dos doentes e aflitos, os cativos religaram sua fé e foram libertados.

3.5. O profeta Isaías recebeu a instrução de Deus para tratar o rei, ordenando que fizessem uma pasta de figos, a aplicassem sobre a ferida e que ela curaria o rei. Seguindo as instruções, uma pasta de figos foi feita e aplicada sobre a úlcera de Ezequias.

Isaías dissera: “Apliquem um emplastro de figos no furúnculo, e ele se recuperará” (Isaías 38:21).

4. LIBERE A FÉ

4.1. Muitas vezes vi a necessidade de dizer: “Acredite agora e você pode ser liberto”. Por outro lado, muitos cativos, quando perguntados quando esperam estar curados, respondem: “Oh, quando Deus estiver preparado, eu estarei”. Deus já está pronto o tempo todo. É você quem tem que agir em seguida. Outros respondem: “Estou esperando que Deus me cure a qualquer momento”. Diante dessa afirmação há uma certa verdade, mas lembro que isso não é bíblico. Há um tempo determinado para a fé funcionar e, a menos que você estabeleça o quando, é provável que você nunca seja liberto. Deus diz: “Hoje é o dia da salvação” (libertação).

4.2. Quando você espera pela cura sem ter um tempo determinado em mente, você está colocando isso no futuro sombrio, vago e distante. Deus quer curá-lo agora. O melhor momento é quando Deus está pronto; Ele está pronto agora!

4.3. A mulher com o fluxo de sangue estabeleceu um tempo: quando ela tocou Sua roupa. O centurião estabeleceu um tempo para a libertação: quando Jesus declarou a palavra. O governante da sinagoga estabeleceu um tempo: Venha e imponha as mãos no meu filho. Eles esperavam a libertação no momento em que o Senhor fizesse o que eles pediram para Ele fazer. Deus irá responder e trabalhar em nosso favor quando acreditarmos e definirmos um tempo.

4.4. Este é um privilégio glorioso e uma oportunidade incomparável. “Nesta mesma hora” é o que o Senhor está dizendo. Quanto mais tempo você espera para acreditar, mais fraca sua fé crescerá. Quanto mais rapidamente você acredita, mais forte será sua fé. Force um golpe para a libertação neste mesmo minuto. Se a fé aumentou no seu coração, libere-a; nem termine de ler isso, acredite em Deus agora! O tempo de libertação é quando você pode acreditar. O segredo da libertação está em obediência instantânea.

CONCLUSÃO

1.​ Quando as condições da Bíblia foram cumpridas e quando você sente o poder da cura crescendo pelo seu corpo em resposta à oração de fé, então encerre o caso: pegue a velha estrada pela qual você tem viajado e acredite em Deus em cada passo. Queime todas as pontes entre você e a velha aflição. Não fale sobre a aflição, exceto quando Deus especialmente o direcione a dar seu testemunho, e depois habite mais no poder de libertação de Deus do que naquilo em que o diabo o afligiu e em quanto você sofreu… Mude sua perspectiva e viva no lado ensolarado da vida.

2.​ Eu sei o quão importante é ter incentivo e uma atmosfera de fé para viver depois de ser curado. Poucos dias depois de ter sido curado, eu me senti extremamente fraco no meu corpo. Minha mãe, uma devotada mulher de fé, sentiu meu desânimo e disse: “Filho, você ficou doente por muito tempo e você ficou desocupado quando Deus o curou. Você terá que se exercitar e fazer algum trabalho para recuperar suas forças. “Ela salvou minha cura.

3.​ Muitas vezes eu me perguntei o que teria acontecido comigo se minha mãe e meu pai não tivessem uma atmosfera de fé durante esses dias estressantes iniciais da minha CURA. Eu me fiz esta pergunta: E se eu tivesse sido membro de uma igreja cujo ministro e as pessoas eram hostis em relação a cura e em relação às pessoas que haviam sido curadas? O que eu teria feito em um momento de fraqueza e desânimo se essas pessoas não me encorajassem ou se me ridicularizassem? Como é que eu, que fui curado por um milagre, receberia ajuda de uma igreja que nega a possibilidade e a realidade do milagre da cura realizado em minha vida pela fé em Deus? Como eu me sentiria se o ministro ridicularizasse as pessoas que haviam orado a “oração de fé” pela minha cura”?

Download