LIÇÕES

Guia para Células 10-03-24

De 10 maro à 16 maro 2024

MINHA FAMÍLIA É A EXTENSÃO DO ALTAR DE DEUS – Episódio IV – ATENTOS À PRESENÇA DE DEUS

Texto: II Sm 6:11-15

INTRODUÇÃO: Obede-Edom aparece na narrativa sendo designado como “o geteu”. Esta designação significa que era um homem de Gate. Obede-Edom significa aquele que serve.

Seja como for, em todas essas passagens, este nome aparece conectado ao serviço religioso em Israel (I Crônicas 16:38; II Crônicas 25:24). Isto também pode indicar que Obede-Edom foi um levita.

No tempo dos Juízes, a Arca foi levada para Silo, tendo já passado por Gilgal e Betel (Juízes 2:1; 20:27; 1 Samuel 1:3; 3:3). Ela permaneceu em Silo até ser capturada pelos filisteus. Em 1 Samuel 4:11, temos a descrição dessa captura no campo de batalha em Ebenézer. Naquela ocasião, um terrível pesar abateu os israelitas, conforme fica claro na triste expressão “foi-se a glória de Israel”.

Por causa do pecado e desobediência, o povo de Israel foi culpado da derrota para os filisteus e da consequente captura da Arca da Aliança. Entretanto, a captura da Arca causou grandes problemas aos filisteus (1 Samuel 5). Após sete meses de pragas, os filisteus devolveram a Arca da Aliança para Quiriate-Jearim, onde ela ficou por aproximadamente vinte anos (2 Samuel 5; 7:2). Deus nos chama para sermos servos adoradores.

1. A PRESENÇA DE DEUS EXIGE DE NÓS OBEDIÊNCIA.

A ARCA DA ALIANÇA era o símbolo máximo da presença de Deus no meio de seu povo naquele período do Antigo Testamento. Por esse motivo, Deus havia instituído uma série de regras sobre como a Arca deveria ser manuseada e transportada (Êxodo 25:12-14; 37:5; Números 4:15,19; 7:9; Deuteronômio 10:8; Josué 3:8). Então eles colocaram a Arca sobre um carro novo de bois, guiado por Uzá e Aiô, filhos (ou descendentes) de Abinadabe.

A comitiva israelita seguia pelo caminho com grande alegria, quando os bois que tracionavam o carro tropeçaram. Então Uzá estendeu sua mão precipitadamente para segurar a Arca.

É possível que o castigo por parte do Senhor não tenha ocorrido somente porque Uzá tocou na Arca, mas porque os israelitas estavam transportando a Arca de forma irregular. Com isto, eles negligenciaram a orientação divina de que a Arca só deveria ser carregada nos ombros: “No mesmo tempo o Senhor separou a tribo de Levi, para levar a arca da aliança do Senhor, para estar diante do Senhor, para o servir, e para abençoar em seu nome até ao dia de hoje”(Deuteronômio 10:8).

A maior dificuldade que temos hoje de fazermos a obra de Deus é essa: queremos fazer do nosso jeito, mas Deus exige que façamos do jeito dEle. A forma como eles estavam transportando-a, lembrava o mesmo modo adotado pelos filisteus (1 Samuel 6:7). Você já desobedeceu uma orientação de Deus? O que essa desobediência gerou em sua vida?

2. ENTENDENDO MAIS SOBRE A ARCA

No Antigo Testamento a Arca é citada cerca de duzentas vezes com pelo menos vinte e duas designações diferentes. Diante disso, a Arca da Aliança perece ter servido a várias funções ao longo do tempo. Sem dúvida, dentre todas as funções, duas se destacam como sendo as principais e fundamentais para todas as outras.

A) A Arca da Aliança era o símbolo da presença de Deus no meio do seu povo.

B) A Arca da Aliança servia como local de armazenagem para as duas tábuas da Lei, que eram os mandamentos prescritos na aliança do Sinai. Daí o vem o nome “Arca do Testemunho” (Êxodo 25:16; Números 4:5; Josué 4:16). A Arca da Aliança também guardava o vaso de maná e a vara de Arão.

Partindo desses dois conceitos básicos, podemos ver a Arca sendo considerada como uma representação do Trono de Deus.

A Presença de Deus não é a Presença de um ídolo, que “Têm boca, mas não podem falar; olhos, mas não podem ver;6têm ouvidos, mas não podem ouvir; nariz, mas não podem sentir cheiro;7têm mãos, mas nada podem apalpar; pés, mas não podem andar; e não emitem som algum com a garganta” (Salmos 115:5-7).

3. A PRESENÇA DE DEUS É SINÔNIMO DE BENÇÃOS SEM FIM

Diante do ocorrido, Davi temeu ao Senhor e ficou com medo de levar a Arca para Jerusalém. Então deu ordens para que a Arca fosse levada para a casa de Obede-Edom. A Arca da Aliança ficou na casa de Obede-Edom por três meses, e o Senhor o abençoou muito.

Quando Davi foi avisado da bênção de Deus sobre a casa de Obede-Edom, novamente tomou coragem e alegremente buscou a Arca na casa de Obede-Edom para levá-la a Jerusalém. Desta vez, porém, a Arca foi transportada da maneira correta, e sacrifícios de agradecimento e intercessão a Deus foram realizados durante o trajeto (2 Samuel 6:12-19).

Presumivelmente essa bênção estava relacionada ao seu zelo pelas coisas do Senhor, especialmente na forma como cuidou da Arca da Aliança enquanto esteve em sua casa.

Você está honrando a presença de Deus? Quando aprendemos a honrar a presença de Deus, a prosperidade chega à nossa vida.

4. A PRESENÇA DO CRISTO DA FÉ

A Epístola aos Hebreus, principalmente o capítulo 9, nos adverte que voltar as práticas do Antigo Testamento, quanto aos ritos religiosos é retornar a um estágio anterior da revelação de Deus. É abraçar a Antiga Aliança e desprezar a Nova Aliança em Cristo. É trocar o definitivo pelo que era temporário.

A Arca da Aliança no Antigo Testamento era o símbolo da presença de Deus e da propiciação. Mas agora, em Cristo temos a revelação real de Deus (Colossenses 1:15). Em Romanos, Paulo nos ensina que Deus ofereceu Jesus como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça (Romanos 3:25). Não necessitamos mais do propiciatório da Arca, pois Cristo é a propiciação perfeita pelos nossos pecados. Agora que Cristo veio, a função de tutor da Lei Cerimonial, juntamente com seus símbolos e rituais, foi encerrada (Gálatas 3:23-27).

Posso atrair a Presença de Deus para o meu lar por intermédio da ação missionária a partir das células. “E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo “(Atos 5:42). Como eu posso ser um Obede-Edom em minha casa?

CONCLUSÃO

1. Dentro de nosso horizonte doutrinário entendemos que o genuíno cristão: “Não faz o mal, zelosamente pratica o bem e segue as ordenanças de Deus;”

2. Do jeito de Deus é sempre melhor!

3. A Presença de Deus ministra benção;

4. Abra a sua casa, a sua empresa para a proclamação do Reino de Deus.

Download