LIÇÕES

Guia para Células 10-12-23

De 10 dezembro à 16 dezembro 2023

Olhe para a Missão e não para as Circunstâncias! – Isaías 6:1-9

Uma vida maravilhosa é um clássico de Natal. Nele, George Bailey é um homem que chega ao fundo do poço, no período do Natal. Um problema de negócios sério (que poderia muito bem se transformar em um problema insolúvel). Um inimigo maligno observando todos os seus movimentos, esperando que ele falhe, uma família e uma cidade inteira cheia de pessoas, dependendo dele, e o peso dos sonhos que não seriam cumpridos, cairiam todos sobre ele. O filme não mostrou nenhum sinal de que George é um homem de grande fé, mas quando sua vida se desfaz, ele está de pé em uma ponte olhando para a água turva, ele começa a orar e implorar, realmente, para que Deus o ajude diante daquela lamentável situação.

1.​ ORAÇÃO DE LAMENTO

Oração de lamento são as orações que oramos quando tudo desmorona e percebemos que, acima de tudo, precisamos de Deus. Nessas orações, somos tão abertos a Deus quanto jamais teríamos sido antes. Não temos nenhum motivo para fingir que está tudo bem. Não podemos ver as bênçãos, vitórias e conquistas (assim como George não consegue ver o quanto sua família e amigos o amam), apenas as falhas, fracassos e desventuras. Neste instante em que nos sentimos perdidos no escuro e clamamos ao Eterno, que é a Fonte de toda Graça para nos mostrar uma saída. Os anjos aparecem em toda a Bíblia, mas nem sempre podemos esperar uma aparição cinematográfica perfeita como a de Clarence Odbody no filme. Às vezes, estamos tão longe no escuro que nem temos palavras para falar em nossas orações.

2.​ EM SITUAÇÕES LIMÍTROFES TEMOS UM INTERCESSOR

Em Romanos 8:26, o apóstolo Paulo nos lembra que “da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza; pois não sabemos orar como devemos, mas o próprio Espírito intercede com suspiros muito profundos, suprindo o que nossas palavras não alcançam. Quando não sabemos o que falar, como orar, Deus utiliza do seu próprio Espírito, o qual tem as palavras sensatas para expressar tudo aquilo de que realmente precisamos. Deus nos ouve e nos conhece, mesmo quando não temos as palavras para expressar nossa tristeza, nossos medos ou nossa frustração.

Muitos atingem o fundo do poço durante o final de ano: problemas familiares, tensões financeiras, lutas pessoais que evitamos falar com outras pessoas. Deus ouviu George Bailey no filme, porém Deus é real e está nos ouvindo neste tempo. Não estamos sozinhos e, se pudermos descansar nesse fato, podemos começar a ver como nossas vidas são maravilhosas.

3.​TEMPO CONCLUSO – TEMPO DE AÇÃO DE GRAÇAS

Este é o tempo em que concluiremos o trabalho de células neste ano de 2023; voltaremos em 2024 muito mais fortes e convictos de que Deus tem para nós uma Grande e Poderosa Colheita (I Ts 5:18). Convido você para ter ânimo e aproveitar este tempo, não para ver os seus erros, contradições e fracassos, mas sim para olhar para aquilo que Deus fez em sua vida e dar graças pelas bênçãos alcançadas. Vivemos em uma sociedade de muito lúdico, que investe muito em entretenimento, porém uma sociedade opressa pela vontade de conquistar sempre o que não é necessário. Tem faltado satisfação, contentamento, espírito de agradecimento a Deus e aos familiares e amigos.

Deus continua por intermédio de seus anjos, enviados e do próprio Espírito Santo, tirando a brasa do altar e colocando em nossos lábios (Isaías 6:7), não para nos punir, mas sim para nos erguer na dimensão da maturidade espiritual. Assim estaremos mais e mais disponíveis para a obra do Eterno. Na Bíblia encontramos muitos textos que estão classificados como lamento. Estes normalmente expressam a necessidade do socorro de Deus diante de determinada circunstância. Estes trechos das Sagradas Escrituras podem trazer tanto uma lamentação individual quanto coletiva. Os escritores bíblicos sempre usam deste expediente para derramar suas inquietudes perante o Senhor. Podemos encontrar estas orações nos Salmos 12; 25; 39; 51; 86; 102; 120 e outros.

Creio que você não pode ficar preso no lamento. Substitua o lamento pelas ações de graças, levante os olhos e veja os campos que estão prontos para um grande Colheita (Jo 4:35)

Perguntas de Indução:

1.​ Como foi o seu ano de 2023?

2.​ Você está focado no lamento, ou na Brasa Viva do Altar de Deus que gera ativação profética?

3.​ Você tem visto e agradecido a Deus pelas conquistas deste ano?

Obrigado por participar de nossas células. Somos uma Igreja em Três Estações:

1.​ Estação do Discipulado: Ganhar, Consolidar e Avançar (Mc 16:14-20; Mt 28:19-20);

2.​ Estação do Desenvolvimento: Psico, Bio, Social (Ef 2:12-13);

3.​ Estação do Pertencimento: Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra (At 1:8).

Download