LIÇÕES

Guia para Células 12-05-24

De 12 maio à 18 maio 2024

Episódio VI – DO JEITO DE DEUS É MELHOR:  Atos 16:9-12

INTRODUÇÃO: Macedônia foi a primeira região da Europa a ser visitada pelo apóstolo Paulo na sua segunda viagem missionária. Sabemos que o desejo do coração de Paulo nesta segunda viagem missionária era  o de visitar as comunidades já conhecidas (Atos 15.36), mas pela orientação do Espírito Santo teve seu primeiro contato com o mundo europeu.

Paulo tinha planejado fazer essa viagem com Barnabé (Atos 15.37). Entretanto, quem o acompanhou foi Silas (Atos 15.40), enquanto Barnabé com João Marcos foram para Chipre (Atos 15.39). Paulo recebeu Timóteo em Listra para acompanhá-los. Podemos dizer que Timóteo tornou-se uma das pontes do evangelho entre Jerusalém e Filipos

  1. NEM SEMPRE SERÁ COMO EU QUERO

De acordo com o texto da Palavra de Deus, o desejo de Paulo de visitar as comunidades já conhecidas, não era o que o Senhor tinha para ele naquele momento.

Quando o Senhor nos chama para a missão, não é o que eu desejo fazer, mas é o que o Espírito Santo me orienta a fazer. Não é segundo o meu planejamento de viagem, mas de acordo com o que Deus planejou. Ele sabe que estará conosco na realização da missão para a qual Ele tem nos chamado. Se não for assim, vamos correr de um lado para o outro; cansaremos e, no fim, veremos que apenas nos desgastamos, sem que algo mudasse na vida das pessoas e do mundo. Você tem seguido a orientação de Deus para o desenvolvimento de sua vida ministerial?

Irmãos/ãs deixem o Espírito Santo traçar novos rumos, para que vocês sejam um canal de propagação do evangelho. Caminhos por nós mesmos traçados não produzem resultado mas,  quando Deus determina o caminho para Seu Evangelho, vidas são salvas.

  • É NECESSÁRIO RECEBER A VISÃO E OBEDECER AO CHAMADO

Enquanto Paulo estava em Trôade, no noroeste da Ásia Menor, durante a noite teve uma visão, na qual um homem da Macedônia estava em pé e lhe suplicava: – Passa à Macedônia e ajuda-nos.

Os macedônios consideravam-se um povo helenizado, isto é, um povo de cultura grega, mas eram vistos com menosprezo pelos próprios gregos.

Depois que Paulo teve essa visão, preparou-se imediatamente para partir para a Macedônia, concluindo que Deus os havia chamado a pregar o evangelho. (Acredita-se que Lucas se juntou ao grupo de Paulo em Trôade).

Este foi um chamado para pregar o evangelho em uma extensa terra pagã, em meio a provações e perigos. Paulo e Silas responderam alegremente ao chamado e se entregaram à missão.

Deus é o agente em tudo; precisamos perguntar constantemente como Ele espera o nosso agir neste mundo, diante da missão que Ele propôs. Você tem entendido o propósito de Deus onde Deus tem plantado você?

  • O EVANGELHO DE CRISTO: A VERDADEIRA FONTE DE AJUDA

A visão de Paulo nos faz entender a súplica de um país europeu, com sede de salvação e anseios de liberdade espiritual. “Passa à Macedônia e ajuda-nos”!

O clamor desse homem na visão de Paulo representava a busca desesperada pelo conhecimento do evangelho e da glória de Deus por meio de Jesus Cristo. Só o evangelho é capaz de proporcionar verdadeira ajuda nas diversas situações da vida.

Paulo teve sensibilidade espiritual de compreender que não se tratava de uma visão comum, mas de um chamado de Deus para o cumprimento da missão, que o Senhor o chamou para ser cooperador. Você tem sensibilidade espiritual para entender a voz de Deus falando em seu coração?

  • A INSENSIBILIDADE ESPIRITUAL NÃO FAZ PARTE DE NOSSA VIDA

Como igreja, não podemos permitir que a insensibilidade espiritual nos leve a um sério risco de inversão de valores que prioriza o material,  em detrimento do espiritual. Não somos uma geração de cristãos/ãs insensíveis ao clamor do mundo. Somos a geração que entende nossa missão no mundo: anunciar o evangelho a toda criatura.

Somos sensíveis à voz do Espírito Santo, e obedientes a Sua instrução. Assim como o apóstolo Paulo,  possuímos um profundo sentimento de dívida com aqueles/as que não conhecem e nem receberam a bênção da salvação em Cristo Jesus. Qual a nossa responsabilidade na perspectiva da Missão de Deus?

  • PERMITA JESUS MUDAR O ITINERÁRIO PARA QUE VIDAS SEJAM SALVAS

A visão que Paulo teve mudou o itinerário de sua viagem missionária. De Trôade, navegaram para Samotrácia, Neápolis, chegando a Filipos, cidade da Macedônia, colônia Romana.

Filipos era um centro comercial da Macedônia. A influência que ela exercia em toda aquela região fazia dela um ótimo lugar para o início da pregação do evangelho de Jesus Cristo.

A Europa estava sob forte influência do materialismo e frigidez espiritual. Paulo reagiu ao chamado urgente. Pela obediência de Paulo ao Espírito Santo, muitas vidas foram alcançadas pela salvação.

Vamos lembrar alguns acontecimentos. Filipos era porto de entrada da Macedônia, onde não havia sinagoga. Paulo tinha como hábito ir primeiro à sinagoga da cidade em que chegava. Não tendo sinagoga, Paulo se une a um grupo de mulheres e vão orar à margem de um rio. Prega o evangelho, o Senhor Jesus abre o coração de Lídia e houve a conversão da vendedora de Púrpura e de toda a sua casa, e foram batizados. “Ide fazei discípulos,  batizando-os  em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

Temos que pregar o evangelho, pois quem abre o coração das pessoas para recebê-lo é o Senhor Jesus,  através do Santo Espírito.

O Senhor tem urgência em alcançar vidas; se for necessário, Ele  irá mudar o itinerário de sua viagem, seu planejamento, suas escolhas para salvar vidas.

Depois,  Paulo e Silas saindo para orar, seguiu  ao encontro deles uma jovem possessa de Espírito adivinhador, que era escrava de seus senhores, aos quais  dava grande lucro. Alguém que precisava de libertação e salvação… Paulo repreendeu o Espírito adivinhador e a jovem ficou liberta. Há muitas vidas opressas pelo inimigo. Presas a grilhões e cadeias, gerando prejuízos emocionais, físicos e espirituais. O Senhor muda itinerário para que vidas sejam libertas.

Paulo e Silas foram presos acusados de perturbarem a cidade pregando o evangelho. Lançados na prisão depois de serem açoitados. À meia noite, enquanto oravam e cantavam louvores, os demais companheiros escutavam. A oração e a adoração não silenciam em meio ao sofrimento. O Senhor muda itinerários, gera em nós o desejo de adorar e manifesta seu poder em meio à tribulação.

Enquanto oravam e adoravam, sobreveio um terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão. Abriram-se todas as portas, soltaram as cadeias de todos. Quando obedecemos à voz do Espírito Santo, o Senhor vem em nosso socorro e nos dá o livramento necessário.

O carcereiro se desespera pensando que houve uma fuga em massa. Esse não era objetivo de Paulo e Silas naquela prisão: levar alguém ao suicídio. Era sim, o de levar a mensagem do evangelho da salvação. Mais uma vez, o Senhor alcança uma família e todos foram batizados. O Senhor muda o itinerário para mostrar que tem o domínio de todas as coisas. Ele não faz nada que possa ferir o que Ele é. “Deus da vida”.

Você já pensou que algo seria uma tragédia em sua vida e se tornou foi fonte de bênçãos e livramento?

CONCLUSÃO

Temos a visão hoje da nossa cidade Juiz de Fora; precisamos pedir ao Espírito Santo que nos dê sensibilidade ao clamor desse povo, dia e noite, por socorro. Todos os dias seu clamor chega aos nossos ouvidos. O que temos feito como Igreja do Senhor?

Paulo teve a visão, ouviu o clamor, foi sensível à voz do Espírito Santo, mudou o itinerário de sua viagem missionária e desfrutou do poder do Senhor.

O que estaríamos dispostos/as a mudar para que outras vidas pudessem receber o evangelho de Cristo Jesus para salvação?

Paulo viu: famílias sendo salvas, pessoas sendo libertas, sinais da manifestação do poder de Deus.

Como Igreja do Senhor, o que temos visto? Deus deseja nos usar mais, há vidas que Ele  deseja alcançar. Precisamos estar sensíveis à voz do Espírito Santo e dispostos/as a obedecer.

O pedido: “Venha e nos ajude” continua vindo do trono da graça de Deus aos ouvidos atentos da sua igreja.

Precisamos entender que o clamor não é apenas do povo, mas um chamado de Jesus a todos nós. Deus está nos convocando. O que vamos fazer?

O Senhor Jesus está procurando pessoas que orem, que tenha sensibilidade à voz do Espírito Santo, que obedeçam a direção dada, que se envolvam com Sua obra, que amem o Evangelho. Ele pode contar com você?

Deus está chamando hoje anciãos, anciãs, homens, mulheres, jovens, adolescentes, crianças para passar “à Macedônia” que pode ser sua rua, bairro, cidade, cidades vizinhas, outras nações e tantos lugares que o Espírito Santo mostrar…

A melhor ajuda que podemos levar às pessoas é o evangelho que muda as vidas através de Jesus Cristo, trazendo salvação.

O Senhor tem nos dado inúmeras oportunidades para ouvir a mensagem do evangelho que nos transforma para servirmos a Ele em prol do Seu reino. Às vezes, temos tantos planos a realizar que não notamos o Seu chamado…

Que possamos, como Paulo, ouvir mais a voz do Espírito Santo, do que os nossos desejos se os mesmos não estiverem alinhados à vontade de Jesus. Que o Senhor Jesus nos abençoe!

Download